Gestão de Transporte

Você está seguindo as etapas corretas na sua operação de transporte?

2 minutos de leitura
Você está seguindo as etapas corretas na sua operação de transporte?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 6 de dezembro de 2022

No cenário atual da economia do país é cada vez mais comum conhecer pessoas com desejo de ter seu próprio negócio no ramo de transportes. Com isso, as pequenas empresas de transportadoras vêm surgindo e ampliando o mercado de condutores.

Devido a toda essa demanda do novo empreendedor, elaboramos um texto para esclarecer as dúvidas e entender todo o processo de operação de transporte.

Primeiramente, vamos explicar o valor da importância do processo produtivo na operação para assim determinar ganhos e resultados positivos na ação.

Para as transportadoras, um dos grandes desafios é o cumprimento de horários na entrega e recebimento de mercadorias. A falha no sistema gera prejuízos de perda de lucro e eficácia para o cliente. Neste sentido, o principal diferencial passa a ser a rapidez na entrega e a segurança no transporte.

Existem modalidades na forma de entrega de cargas, como: carga fechada, que consiste na entrega exclusiva de mercadoria a um só destinatário e a fracionada, está última, é utilizada para diversos tipos de mercadorias, sejam elas perecíveis ou de grande valor agregado a diferentes endereços.

Mas, não podemos esquecer que antes de qualquer mercadoria enfrentar as modalidades de entrega, o processo produtivo de uma empresa de transporte, se divide em etapas bem definidas, que são: pedido, coleta e translado.

    Pedido

    O cliente efetua a solicitação do transporte e a partir disso é analisado as exigências em relação ao serviço. São avaliadas as informações necessárias para definir o veículo mais adequado, os custos da operação e o trajeto em termos de rapidez e segurança.

    Existem também duas formas de pedido: a primeira seria a retirada da mercadoria do deposito por armazenamento (seja por terceiros) e por solicitação de coleta, que é emitida através da ordem de coleta direta para o translado.

    Coleta

    O material a ser transportado é separado de acordo com a necessidade de cuidados e acomodaçõesde embarque no veículo apropriado.

    Translado

    É a distribuição (entrega final) ou transferência (descarga para distribuição local)do ponto da coleta direta e fracionada até o final do seu trajeto para o descarregamento.

    Lembrando, que a ausência ou erros cometidos em cada etapa gera danos não só para o cliente, por perda de confiança na contratação do serviço, como também, para empresa transportadora, que terá baixa rentabilidade e insatisfação do contratante.

    É importante ressaltar na qualidade no serviço de transportes com cumprimento de horários e prazos, bem como, respeitar a tabelas de fretes de acordo com tamanho, volume de peso da carga e localização geográfica, para que as necessidades dos clientes sejam bem atendidas.