Gestão de TransporteTransportadora

5 motivos para testar o sistema TMS de gestão de transportadora

4 minutos de leitura
5 motivos para testar o sistema TMS de gestão de transportadora
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

Fazer a gestão de uma transportadora faz parte dos desafios intermináveis no setor de logística, ainda mais em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.

Diariamente, você como gestor de transporte ou profissional da área, procura a melhor maneira de fazer com que os produtos dos seus clientes viajem do ponto A para o ponto B com a qualidade e os custos sob controle, certo?

Mas não é fácil desenvolver uma estratégia de logística que atenda a todas as suas necessidades e gerenciar de forma manual todos os detalhes do dia a dia que acompanham o gerenciamento de uma operação de transporte.

A boa notícia é que hoje já é possível enfrentar esses desafios com uma ferramenta capaz de otimizar o gerenciamento do seu negócio: o sistema TMS (Transportation Management System).

Confira neste artigo 5 benefícios que o sistema TMS para gestão de transportadora é capaz de trazer para suas operações!

    1. Digitalize seus dados e ganhe tempo na sua gestão

    Você deve concordar que cadastrar os dados manualmente da sua transportadora e do seu cliente a cada nova operação é um dos principais fatores que contribuem para erros e atrasos nas operações, como o recebimento de frete, por exemplo. Quando não solucionado, acaba desgastando a relação com o cliente.

    Mas, fazendo uma gestão de transporte por meio do software TMS, o processo de inserir os dados torna-se automatizado. Ou seja, uma vez que novos dados são cadastrados, você não precisa digitá-los completamente em cada operação.

    Assim, você economiza o seu tempo de operação e o tempo do seu cliente, além de reduzir erros que passam despercebidos.

    2. Centralize suas operações de logística em tempo real

    Quando você utiliza planilhas e anotações, fica difícil monitorar e centralizar todas as etapas da operação da sua transportadora, não é mesmo? 

    Ainda que você esteja habituado com essas ferramentas, não dá para negar que algumas vezes dá trabalho encontrar informações tão rapidamente ou atualizar o status de uma operação.

    Por isso, o TMS para gestão de transportadora surge como uma solução para você visualizar rapidamente e de forma eficiente todos os seus processos. Com esse sistema, você pode ver todas as suas operações em uma única tela.

    E nos softwares mais completos você pode mudar o status de um frete apenas arrastando para os lados.

    3. Obtenha relatórios personalizados

    Realizar relatórios são sempre importantes para analisar o desempenho das operações de transporte da sua empresa. Com eles, é possível verificar como andam as suas operações, onde estão as falhas, se você está perdendo dinheiro e oportunidades para o futuro.

    Essas e outras informações você pode conseguir de forma rápida no sistema TMS. Você pode gerar relatórios por cada atividade, como coleta, entrega e embarque.

    Você também pode fazer uma análise de performance nesse sistema de gestão de transporte, filtrando por clientes para saber quantas entregas você fez para cada um em determinado mês, o valor mensal em frete e outras informações.

    4. Faça auditorias e reduza seus custos em curto prazo

    Custos e taxas inesperados nunca são bem-vindos, isso é certo. Mas fazer a auditoria (checagem) das suas contas de forma manual é um processo demorado e complicado.

    Devido à importância de você ter que saber quanto e com o que vai gastar, é preciso acompanhar e gerenciar claramente as suas finanças mensais.

    Por esses motivos, o TMS permite a você gerar faturas eletronicamente e comparar os valores conforme os contratos firmados com o embarcador.

    Se o valor da fatura e do contrato coincidem, a mesma pode ser enviada para contabilização para ser paga. Assim, qualquer divergência entre elas poderá ser facilmente identificada e endereçada.

    5. Melhore o atendimento e crie uma vantagem competitiva

    Um sistema de gestão de transportadora como o TMS também permite que você calcule rapidamente os custos de frete do seu cliente e ajuda a rastrear uma remessa sem o uso de planilhas, o que evita erros e faz você ganhar tempo.

    Além de eliminar a dor de cabeça de lidar com devoluções de fatura que atrasam o recebimento do seu frete, você pode fornecer ao seu cliente um serviço de excelência.

    No mundo de hoje, essa é uma forte vantagem competitiva para garantir que seus atuais embarcadores continuem te escolhendo e que novos venham bater na sua porta.

    >> Saiba mais sobre como deixar a sua transportadora mais competitiva.

    Experimente o TMS para gestão de transportadora

    E aí, interessado em conhecer de perto todos esses benefícios citados anteriormente?

    É muito importante que você encontre a melhor solução para ter acesso a recursos que trarão agilidade e fluidez em suas operações.

    E quem tem o Super TMS, também conta com uma equipe pronta diariamente para esclarecer dúvidas e ajudar no que for preciso!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.