A sua transportadora consegue atender às demandas de quem contrata os seus serviços? A empresa consegue entregar uma boa experiência e manter-se competitiva em seu mercado de atuação? Se você respondeu não ou ficou em dúvida, deve estar à procura de formas de transformar esta realidade, não é mesmo?
O caminho que a transportadora de carga deverá seguir para manter-se neste mercado deve superar a enorme oferta de serviços e produtos em nosso cotidiano. Com isso, oferecer diferenciais é importante para destacar a transportadora entre as outras organizações que atuam no mesmo setor.
Não basta apenas praticar bons preços, mas descobrir como encantar o cliente para que ele escolha o seu serviço e contrate sempre a sua transportadora.
Para ajudá-lo nisso, traremos dicas valiosas para aumentar a competitividade da sua empresa de transporte de carga. Confira!
Integre e padronize os processos de gerenciamento
Os seus processos seguem um padrão de qualidade? Você consegue manter o gerenciamento de suas operações em dia, sem esquecer nenhum item importante?
Padronizar os processos e integrá-los são coisas imprescindíveis para uma empresa de transporte de carga que deseja crescer e expandir os seus negócios em um cenário competitivo.
Softwares logísticos, como o TMS, são grandes aliados do processo de padronização e podem ser integrados com outros programas facilmente.
Essas ferramentas de gestão foram criadas para facilitar o gerenciamento dos negócios, por isso, é importante escolher uma solução que atenda a sua demanda e que proporcione condições para a sua transportadora não sofrer com tecnologias falhas e que só atrapalham o cotidiano da empresa.
Mantenha uma boa comunicação com os clientes
Antes de começar a trabalhar com um cliente, ter um relacionamento transparente e direto é fundamental.
Comunicação é a chave do sucesso, pois uma falha que seja pode desencadear diversos problemas, como entregas em endereços errados ou fora do prazo combinado. Manter uma comunicação simples facilita o diálogo e a negociação.
Imagine se a transportadora tem uma entrega, mas não recebeu a informação que a embarcadora combinou com o cliente uma data e horário. A transportadora incluirá esta entrega em sua rota já programada e poderá perder tempo e combustível ao descobrir que o destinatário estava viajando, por exemplo.
As ferramentas utilizadas e as ações definidas para cada setor são o que vai definir a forma como a empresa será vista pelos seus clientes, tanto os já conquistados quanto os que estão por vir. O uso de uma tecnologia que permita este tipo de troca de informações e mantenha a comunicação clara e rápida pode ser um grande aliado na gestão de sua transportadora.
Ofereça soluções flexíveis
Flexibilidade é uma palavra que inspira um sentimento de personalização, de ter um atendimento exclusivo. Oferecer soluções flexíveis, como disponibilizar formas de entrega diferentes caso o a entrega tenha que ser realizada em centros urbanos com restrição de circulação, é uma forma de encantar o seu cliente e mantê-lo interessado em fazer negócios com sua empresa.
O atendimento torna-se mais satisfatório, o transporte de carga mais personalizado e o cliente mais próximo, o que aumenta a autoridade da empresa em seu setor e reduz o tempo com tarefas cotidianas.
Ao adotar uma postura flexível, a transportadora pode se adaptar rapidamente às mudanças que acontecerem na embarcadora e no cliente para manter a sua empresa sempre à frente, prevendo demandas e antecipando problemas que possam surgir.
Busque diferenciais para os seus serviços
O mercado de transporte de carga está cada vez mais competitivo e uma transportadora precisa oferecer serviços com excelência, diminuir os erros e ter informações estratégicas em tempo real para facilitar a gestão.
Com tantas empresas procurando oportunidades no mesmo setor, oferecer diferenciais é a melhor forma de reter os clientes que a transportadora já tem e conquistar novos. Procure por serviços que as outras organizações não disponibilizam e crie novas formas de tornar suas operações de transporte de carga ainda melhores.
E como descobrir o que fazer para encantar novos clientes?
Converse com quem já trabalha com você! Entre em contato com seus parceiros atuais para saber mais sobre suas dores e desenvolver formas de resolver.
Entenda que os clientes estão sendo bombardeados diariamente por muitas informações e podem escolher quem contratar com base em diversos fatores que fogem do controle da sua transportadora.
O custo-benefício é algo que chama muita atenção, pois as empresas sempre procuram por vantagens na contratação de serviços fundamentais para o transporte de carga.
Liste os seus pontos fortes e fracos, procure saber o que o seu concorrente está oferecendo e enumere as ameaças que podem prejudicar o seu negócio. Após isso, aperfeiçoe os seus processos!
Use tecnologias no transporte de carga
A tecnologia é uma grande aliada do processo de retenção de clientes e da gestão, como um todo.
Manter a organização competitiva e rentável é quase inimaginável sem o uso de tecnologias. Quem não utiliza, acaba ficando para trás e perdendo espaço para a concorrência.
A transportadora pode surpreender os seus clientes ao adotar tecnologias como sistemas de gestão para transportadoras, por exemplo.
Ao incluir softwares de gerenciamento no transporte de carga, a empresa consegue ter um melhor acompanhamento de todas as etapas de sua operação, facilitando todos os processos até a conclusão do serviço.
Assim, ao invés de trabalhar apenas resolvendo “pendências” e “apagando incêndios” o transporte de carga passa a focar no aprimoramento dos processos e em como atender o cliente da melhor forma.
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