Encerrar MDFe é um passo importantíssimo para movimentar cargas pelo Brasil. Entretanto, muitas transportadoras enfrentam diversos problemas e dúvidas nessa hora.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre a importância de encerrar corretamente seu Manifesto de carga, assim como o que pode estar causando os problemas na hora de realizar esse processo.
Qual é a importância de encerrar o MDFe?
Encerrar o MDFe nada mais é que uma parte da documentação fiscal que identifica como finalizado o processo do transporte da mercadoria do manifesto prescrito.
Ele especifica a conclusão do serviço de frete ao identificar a região e o município onde a operação de transporte foi encerrada.
Sendo assim, Você deve realizar essa etapa todas as vezes que finalizar uma entrega. Para isso, identifique o local onde o serviço de transporte teve sua operação concluída através da descrição da UF e do município correspondente.
Por exemplo: se uma carga está programada para chegar a um estado e houver uma alteração no destino durante o percurso, a documentação detalhada dessa mudança no MDFe é necessária. Nesses casos, o procedimento envolve o encerramento do documento anterior e a geração de um novo, contendo as informações atualizadas.
Por que devo fazer o encerramento do MDFe?
Toda transportadora deve encerrar o MDFe. Este procedimento é tão importante quanto emitir o próprio documento.
E caso o encerramento não seja realizado, a fiscalização não autoriza a emissão de outros manifestos. Isso porque um MDFe acoberta apenas uma prestação de serviços.
Isso significa que, enquanto um MDFe estiver associado aos veículos e motoristas de uma operação, eles não podem prestar serviços em novas operações até que todas as entregas pendentes sejam concluídas.
Por causa disso, é imprescindível que você verifique se os seus manifestos estão sendo corretamente encerrados.
Como encerrar o Manifesto Eletrônico corretamente?
Apesar de parecer complicada, encerrar o MDFe é uma tarefa muito simples, principalmente se o software utilizado for intuitivo.
Dessa forma, você poderá encerrar o documento fiscal em um ambiente que possibilita, ainda, consultar todos os Manifestos não encerrados ou até identificá-los através da chave.
No Hivecloud MDFe, por exemplo, fazer esse processo é super prático. Confira:
Passo 1 – Acesse a página de MDFes, selecione o MDFe que você deseja encerrar e clique no botão Encerrar.
Passo 2 – Na nova janela aberta, confirme os dados da data de encerramento e o município de término. Feito isso, clique em Encerrar MDFe.
Para encerrar o Manifesto emitido em outro sistema:
Se você precisa encerrar o MDFe que foi emitido em outro sistema, siga as instruções a seguir:
Passo 1 – Acesse a página de MDFes, clique no botão “…”, como mostra a imagem abaixo. Em seguida, clique em Encerrar MDFe de outro sistema.
Passo 2 – Ao abrir uma nova tela, informe nos campos obrigatórios:
- A chave de acesso do MDFe que você deseja encerrar.
- A data de encerramento e o município de término
Feito isso, clique em Continuar para finalizar o encerramento.
Viu como é simples? Para evitar futuros problemas ao encerrar seus manifestos, recomendamos também o uso de uma plataforma que forneça suporte completo para resolver qualquer dúvida.
Para isso, conte com o Hivecloud MDFe. Além de um softwarecompleto, oferecemos suporte ativo 24 horas. Além disso, nossa plataforma funciona 100% online para que você emita seu Manifesto e faça o encerramento dele de qualquer lugar.
Experimente grátis e faça a emissão do seu MDFe em segundos!
Faça sua primeira emissão de MDFe grátis
Experimente agora o emissor de MDFe mais rápido do mercado!