Documentos FiscaisMDFe

Encerrar MDFe: entenda a importância desse procedimento

2 minutos de leitura
Encerrar MDFe: entenda a importância desse procedimento
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 17 de março de 2021

Índice

    Encerrar MDFe faz parte do núcleo de passos importantes para o transporte de cargas no Brasil. Muitas transportadoras, no entanto, enfrentam diversos problemas na hora de encerrarem seus Manifestos de cargas.

    É pensando nisso que preparamos um artigo completo sobre a importância de encerrar corretamente seu MDFe, assim como o que pode estar causando os problemas na hora de finalizar o processo com o Manifesto.

    Qual é a importância de encerrar o MDFe?

    Encerrar o MDFe nada mais é que uma parte da documentação fiscal que identifica como finalizado o processo do transporte da mercadoria do manifesto prescrito.

    Através dele, é possível reconhecer que o serviço de frete prestado foi realmente finalizado a partir da identificação da região e do município de encerramento da operação de transporte.

    Essa etapa deve ser feita todas as vezes que uma entrega for finalizada. Para isso, deve-se identificar o local onde aquele serviço de transporte teve sua operação concluída através da descrição de seu UF e município correspondente.

    E, se uma carga está marcada para chegar a um estado, mas no meio do percurso esse destino foi alterado, é preciso que essa mudança seja detalhadamente documentada no MDFe. Pois, em casos como esse, o antigo documento deve ser encerrado e o novo (com as informações atualizadas) deve ser gerado.

    Por que devo fazer o encerramento do MDFe?

    Toda transportadora deve encerrar o MDFe. Este procedimento é tão importante quanto emitir o Manifesto. Pois, em caso de não realização do mesmo, a fiscalização não vai permitir que outros manifestos sejam autorizados. Isso porque um MDFe nutre uma única prestação de serviços.

    Basicamente, isso significa que enquanto um MDFe estiver com seu veículo e motoristas ligados à operação do documento, eles não podem prestar serviços em novas operações até que as entregas em aberto sejam finalizadas. Por causa disso, é imprescindível que você verifique se os seus manifestos estão sendo corretamente encerrados.

    Como encerrar o Manifesto Eletrônico corretamente?

    Apesar de parecer complicada, encerrar o MDFe é uma tarefa muito simples na hora de administrar.

    Utilizando um bom sistema emissor de Manifesto, você poderá encerrar o documento fiscal através de um ambiente onde é possível consultar todos os Manifestos que ainda não foram encerrados ou identificá-los através da chave de cada MDFe.

    E para garantir que você não sofra mais nenhum problema na hora de encerrar seus manifestos, é recomendado que você utilize uma plataforma que ofereça suporte completo para emitir e encerrar o MDFe em sua transportadora.

    Para isso, você pode contar com o Hivecloud MDFe, que tem suporte ativo 24 horas para tirar todas as suas dúvidas. Nossa plataforma funciona 100% online para que você emita seu Manifesto e faça o encerramento dele de qualquer lugar.

    Experimente grátis emitir seu MDFe em segundos!

    Índice

      Artigos relacionados

      Logística Reversa: O que é e como se aplica ao Transporte de Cargas
      Documentos Fiscais

      Logística Reversa: O que é e como se aplica ao Transporte de Cargas

      Ler conteúdo
      Nota Fiscal Fácil (NFF): Conheça o novo sistema para autônomos
      Documentos Fiscais

      Nota Fiscal Fácil (NFF): Conheça o novo sistema para autônomos

      Ler conteúdo