Logística

Logística 4.0: guia para preparar a sua empresa

6 minutos de leitura
Logística 4.0: guia para preparar a sua empresa
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 2 de dezembro de 2022

Não é novidade que o setor logístico se reinventa constantemente para otimizar as suas operações na intenção de que, com isso, possa oferecer um serviço cada dia mais eficiente e ágil ao consumidor final.

Essa preocupação do mercado proporcionou várias descobertas, além da implementação de métodos e ferramentas que cumprissem o objetivo mencionado. 

Uma delas diz respeito ao surgimento da Logística 4.0, que proporciona benefícios significativos para as empresas a partir da transformação daquele modelo tradicional já familiar aos gestores e operadores.

Para que você entenda mais sobre o assunto, neste artigo vamos explicar o que é a logística 4.0, suas características, como ela se diferencia do que já vem sendo feito e muito mais.

É um verdadeiro guia, portanto, se quiser aprofundar os seus conhecimentos a respeito do tema, chegou o momento.

    O que é logística 4.0?

    Com a quarta revolução industrial, o modelo tradicional de logística se transformou. Hoje, essa versão mais evoluída é conhecida como logística 4.0.

    Em outras palavras, isso quer dizer que a logística 4.0 é a versão evoluída do modelo tradicional. 

    Na versão 4.0 os processos que envolvem o setor são otimizados e se tornam ainda mais inteligentes, uma vez que entre as características desse novo modelo está a utilização de automação, inteligência artificial (IA), big data, business intelligence (BI). 

    Vale ressaltar que o uso dessas novas tecnologias também está presente nos pilares que sustentam a quarta revolução industrial. Assim, as empresas acabam se beneficiando com o aumento da agilidade e produtividade durante as operações logísticas. Outro impacto positivo disso é que os erros são minimizados.

    No Brasil, a implementação da logística 4.0 ainda está engatinhando, e as empresas que optam por fazer essa mudança acabam saindo na frente em relação à concorrência. 

    Qual a diferença entre a logística tradicional e a logística 4.0?

    Como mencionamos, a logística 4.0 é a evolução da logística tradicional, logo, quando comparamos um modelo ao outro, as etapas de produção apresentam características diferentes. 

    Confira abaixo!

    Estoque

    Na logística tradicional há o acúmulo de estoque para garantir que não vão faltar produtos durante a entrega.

    Já na logística 4.0, esse acúmulo deixa de existir e o estoque passa a ser otimizado. Dessa forma, os produtos ficam disponíveis para a entrega sem que para isso seja preciso manter a mercadoria parada.

    Centro de Distribuição

    No modelo tradicional é muito comum que os centros de distribuição sejam obsoletos e offline.

    Isso não acontece na versão 4.0, muito pelo contrário. Aqui, os centros passam a ser inteligentes e também dinâmicos.

    Lead Time

    Na logística tradicional a movimentação mais comum é ampliar o lead time, ou seja, o tempo do ciclo de produção é maior.

    No caso da logística 4.0, o ciclo é menor, então há um lead time curto, onde o tempo de espera é menor.

    Know-how 

    A expertise da empresa e das pessoas que trabalham nela é menor na logística tradicional.

    Em contrapartida, na logística 4.0 o conhecimento se expande, existe total conectividade, o que ajuda a instituição e os colaboradores a terem mais conhecimento a respeito das atividades que são executadas.

    Inventários

    Na logística tradicional há grandes perdas de inventário, enquanto no modelo 4.0 ele é otimizado e atualizado em tempo real. Isso ajuda a evitar que essa possibilidade de perder a mercadoria aconteça com tanta frequência.

    Operacional

    Os erros operacionais são muito comuns na logística tradicional, porque não há a utilização de novas tecnologias para auxiliar durante a execução dos processos.

    Essa característica é resolvida na logística 4.0, porque ela oferece a integração da cadeia de suprimentos com outros serviços oferecidos pela empresa.

    Quais são os benefícios da logística 4.0 para os negócios?

    Os benefícios da logística 4.0 são diversos, entre eles podemos destacar a redução de custos e perdas, informações em tempo real (conhecido como cloud computing) e maior eficiência operacional.

    A seguir você vai entender melhor cada uma dessas vantagens para as transportadoras.

    Redução de custos e perdas

    Como a logística 4.0 consegue otimizar inventários, estoques e outros, as etapas da operação acabam se tornando mais eficientes. Isso porque os erros são minimizados, logo, há menos chance de perdas, e com isso os custos também diminuem.

    Lembrando que o lead time é menor nesse modelo, o que possibilita conhecer os produtos com mais celeridade e propor soluções assertivas em menos tempo. 

    Informações em tempo real (cloud computing)

    As informações são coletadas em tempo real e armazenadas na nuvem, o que permite acessar os dados de qualquer lugar, desde que se tenha acesso à internet. 

    Outro ponto de destaque para esse benefício da logística 4.0 é que o cloud computing tende a oferecer mais segurança e proteção a essas informações que são coletadas. Isso porque mesmo que aconteça algo com um computador ou celular que tenha acesso a esses dados, eles permanecerão intactos.

    Maior eficiência operacional

    A cadeia de suprimentos é integrada a outros serviços, como mencionamos anteriormente, e o uso das novas tecnologias também fazem com que a operação se torne mais moderna. 

    Assim, os prazos de entrega ficam menores, as informações são atualizadas em tempo real e tudo isso ajuda a empresa a deixar o seu preço mais competitivo, além de ajudar o cliente a se sentir mais satisfeito com o serviço contratado.

    3 exemplos práticos da aplicação da logística 4.0 no dia a dia

    Tem interesse em fazer a sua empresa gastar menos, ganhando em produtividade?

    Para que você consiga visualizar como a logística 4.0 pode ser aplicada no seu dia a dia, separamos 3 exemplos práticos.

    Digitalização dos dados

    A logística 4.0 tem como berço a quarta revolução industrial e a internet das coisas, com isso, adotar sistemas de gestão e passar a utilizar ferramentas online, integradas, vai facilitar a sua operação e deixá-la mais próxima dessa nova realidade. Esse é outro ótimo exemplo prático do que pode ser feito para dar o primeiro passo em direção a essa transformação.

    Otimização do estoque

    Se não é do seu interesse tornar a sua empresa obsoleta, saiba que  a logística 4.0 faz a gestão do estoque ser muito mais eficaz.

    Por exemplo: substitua códigos de barra por uma etiqueta que possui uma tecnologia chamada Identificação por Radiofrequência (RFID). Com esse sistema, você será capaz de conferir milhares de peças em poucos instantes, diferente do processo usual que é extremamente lento.

    Roteirização automatizada

    Use algoritmos criados por IA para definir quais vão ser os roteiros que os transportes irão fazer de um ponto a outro. 

    Através de machine learning, esses algoritmos serão capazes de analisar vários fatores para encontrar percursos seguros, como:

    • Histórico de trânsito;
    • Restrições da operação;
    • Condições das vias.

    Agora que você já tem conhecimento a respeito dos principais conceitos que envolvem a logística 4.0, saiba que além disso existem práticas em gestão logística com foco em redução de custos e aumento da eficiência das transportadoras terceirizadas.

    Para conferir quais são essas práticas, saber como é possível baratear o custo do frete e, ao mesmo tempo, promover mais qualidade na entrega, basta fazer download do e-book Guia da Terceirização Logística

    Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Continue lendo as publicações do blog para manter-se atualizado e até a próxima.