Gestão de TransporteIndústriaLogística

Indústria 4.0 e os Benefícios na Gestão de Transporte Terceirizado

5 minutos de leitura
Indústria 4.0 e os Benefícios na Gestão de Transporte Terceirizado
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

A Indústria 4.0 é uma das tendências para o segundo setor.

De acordo com dados da consultoria PWC, 56% das empresas líderes do setor industrial já estão utilizando práticas da Indústria 4.0 para minimizar seus custos e levar mais eficiência para setores como transporte e logística.

Mas como isso está acontecendo e quais benefícios a Indústria 4.0 pode trazer para sua empresa? Continue lendo e descubra!

    O que é Indústria 4.0?

    A Indústria 4.0, ou quarta Revolução Industrial, é como está sendo chamada a mais recente etapa de desenvolvimento tecnológico das indústrias. Ela se caracteriza pelo uso de inteligência artificial em toda a cadeia de produção industrial, além da comunicação em rede.

    Isso inclui o uso de comunicação máquina a máquina, Internet das Coisas (IoT), virtualizações, computação em nuvem e a coleta e análise de dados em tempo real.

    Essas novas tecnologias ajudam os fabricantes a aumentarem sua produção e melhorarem seu nível de serviço, criando novos níveis de produtividade para um futuro cada vez mais rentável.

    A logística na Indústria 4.0

    A logística na Indústria 4.0 tem aproveitado a inteligência artificial em atividades variadas, como: gestão de processos, comunicação e contratação de parceiros.

    Hoje o gestor do setor logístico já conta com softwares de gestão poderosos, com utilização de dados aprofundados e coletados em tempo real.

    Veículos de transporte já contam com tecnologia para otimizarem sua utilização e levarem mais qualidade, tanto para a entrega, quanto para o dia a dia motorista.

    E os diversos sistemas utilizados para a gestão do transporte podem funcionar totalmente conectados, compartilhando informação de qualidade e em tempo real.

    Benefícios da Tecnologia no Setor Logístico

    Estima-se que o uso de tecnologias na gestão logística seja capaz de economizar cerca de 9% ao mês para a empresa que movimenta cargas. Mas a economia não é o único benefício da inovação.

    Gestão Previsível

    A Indústria 4.0 trouxe um novo grau de previsibilidade na gestão de transporte.

    Com a coleta e análise de dados em tempo real, tornou-se possível identificar gargalos mais facilmente e até mesmo identificar problemas antes deles acontecerem.

    Isso tornou possível planejar soluções a tempo de preservar a tranquilidade das operações.

    Rastreamento

    Estão surgindo novidades em sensores e monitoramento que permitem maior controle do andamento da operação de transporte.

    O rastreamento de remessas com RFID, GPS e outros sensores conectados, por exemplo, já é uma realidade que está tornando o movimento de cargas mais eficiente e monitorável em tempo real.

    > Conheça melhor as tecnologias para o monitoramento de cargas!

    Novos Transportes

    Hoje já é possível contar com drones e veículos autodirigíveis para realizar entregas, o que economiza custos com contratação de pessoal.

    Empresas inovadoras como o marketplace americano Amazon e a pizzaria Domino’s já utilizam as novas soluções de entrega e conquistam clientes com a novidade.

    Comunicação Eficiente

    Os novos sistemas de gestão logística permitem o compartilhamento simples e seguro de informações e documentos entre os parceiros envolvidos.

    Ao compartilhar documentos digitais, a empresa ganha tempo, segurança e eficiência na troca de informações, pois minimiza os erros de comunicação a praticamente zero e agiliza a comunicação a tempo real.

    E a gestão de transportadoras terceirizadas?

    O uso e a adoção de sistemas de gerenciamento de transporte estão crescendo. Essas ferramentas funcionam como um “hub” para todas as interações e processos de logística, incluindo planejamento e otimização de rotas, auditoria de frete e processamento de pagamentos, gerenciamento de transportadoras e muito mais.

    Além disso, os sistemas de gerenciamento de transporte passaram de softwares tradicionais para plataformas baseadas em nuvem, reduzindo atrasos na implementação, eliminando gargalos do tempo de inatividade e melhorando a segurança da informação simultaneamente.

    Os Transportes Terceirizados na Gestão 4.0

    A gestão de transportes terceirizados no modelo de indústria 4.0 apresenta quatro características principais:

    • Visibilidade do status operacional, por meio de informações em tempo real coletadas e processadas por sensores inteligentes;
    • Interconectividade de equipamentos, máquinas, instalações e pessoas, com informação compartilhada entre todos os envolvidos;
    • Autonomia de equipamentos e sistemas para concluir as tarefas da maneira mais eficiente possível com o mínimo de intervenção humana;
    • Análise dos dados com relatórios automáticos capazes de identificar padrões e tendências, baseando a tomada de decisão.

    Com esses quatro recursos, é possível gerenciar com mais eficácia o andamento dos transportes, bem como responder mais rapidamente a eventos imprevistos na entrega e distribuição, proporcionando ganhos de tempo, economia de recursos e maior satisfação do cliente.

    Uma vantagem da criação de uma cadeia de valor digital em rede é que os dados tornam-se não apenas disponíveis, mas eminentemente utilizáveis. Em um exemplo simples, o embarcador pode passar de tomar decisões sobre a contratação de novas transportadoras com base apenas na disponibilidade ou no preço, para ter em mãos dados que o ajudem a escolher os prestadores de serviço que agreguem mais valor aos processos.

    Como aplicar as novas tecnologias em sua empresa?

    O setor logístico já está colhendo os benefícios da tecnologia, e entende que as implicações das tendências da indústria 4.0 são um passaporte para o sucesso.

    Para saber mais sobre como reduzir custos e otimizar sua gestão de transportadoras terceirizadas, você pode aproveitar nosso Guia da Terceirização Logística, um manual que resume as principais tendências do setor e dá dicas de como começar a implementar todas elas em sua empresa.

    > Clique aqui para baixar seu exemplar gratuitamente!

    Sua empresa já utiliza algum dos conceitos da indústria 4.0? Comente com a gente sua experiência com as novidades em tecnologia para o setor!