Gestão de Transporte

Tudo sobre carga lotação: o que é, como funciona e suas principais vantagens

5 minutos de leitura
Tudo sobre carga lotação: o que é, como funciona e suas principais vantagens
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 26 de abril de 2023

Carga de  lotação é um dos tipos de modalidades de transporte de carga mais conhecido e utilizado nas operações de embarcadores de grande porte. 

Afinal, ele traz uma série de vantagens quando o assunto é gestão de transportes de cargas.

Para as transportadoras, também torna-se uma excelente opção, visto que é possível melhorar a qualidade do atendimento e entrega das mercadorias com seus clientes por ter exclusividade.

Neste artigo, vamos aprofundar sobre esse assunto. Conheça os benefícios da carga lotação, quando essa modalidade é mais indicada e veja ainda quais são as diferenças da carga de lotação para a carga fracionada.

    O que é carga lotação?

    Também conhecida como carga fechada, a carga de lotação é uma das modalidades de transporte de cargas mais conhecidas.  

    Diferentemente da modalidade carga fracionada, as mercadorias pertencem a um único cliente e ocupam toda a capacidade do caminhão.

    Ou seja, os itens pertencem a uma única empresa e são destinados a um endereço específico, como uma fábrica, um centro de distribuição ou uma loja, por exemplo. 

    Entre outras palavras, esse tipo de modalidade não prevê entregas ao longo do percurso, somente no destino final. 

    Com ela, é possível ter inúmeras vantagens quando o assunto é agilidade e pontualidade na entrega, bem como organização e segurança das mercadorias.

    Afinal, o caminhão é totalmente exclusivo para um único embarcador, não precisando ser feito parada ao longo do trajeto, garantindo maior segurança das cargas e pontualidade na entrega. 

    Mais adiante você vai entender os principais benefícios deste tipo de modalidade de transporte de cargas e quando ela é realmente indicada para a sua operação.

    Agora, vamos entender na prática como funciona o transporte de carga lotação.

    Como funciona o transporte de carga lotação?

    A carga lotação geralmente é utilizada para empresas de grande porte.

    Afinal, seu tipo de operação pode ter o melhor custo-benefício para embarcadores. Não é atoa que a carga lotação é a atividade mais conhecida de transporte rodoviário. 

    Como vimos anteriormente, as cargas são destinadas a um único endereço específico, como uma loja ou centro de armazenamento. 

    Desse modo, não são feitas outras entregas ao longo do caminho, nem é preciso que a transportadora tenha uma frota de caminhões tão diversificada. 

    Fazendo com que os itens saiam diretamente do centro de distribuição até uma loja, por exemplo.

    Qual a diferença de carga lotação e carga fracionada?

    Como você já sabe, existem várias modalidades e tipos de transporte de cargas. 

    Mas, é claro, que também existem suas grandes diferenças, vantagens e desvantagens de um para o outro. 

    Confira os principais tipos de carga no transporte rodoviário

    Na modalidade carga fracionada, o embarcador permite que o mesmo veículo seja compartilhado por duas ou mais empresas para realizar o envio de suas mercadorias, diferentemente da modalidade carga lotação, pois um único embarcador ocupa todo o caminhão.

    No caso da fracionada, o caminhão vai para diversos locais, independentemente da localização geográfica dos remetentes e destinatários. 

    Afinal, o foco aqui é atender às necessidades de todos os clientes que contrataram os serviços da transportadora. Por sua vez, a carga lotação vai para um único endereço específico por permitir somente o transporte de cargas vindo de um único embarcador.

    A modalidade fracionada é muito útil para empresas que são de menor porte, visto que tendem a ter uma demanda de armazenamento e distribuição menor. 

    A modalidade lotação é muito indicada para empresas de grande porte por ter um maior centro logístico e de distribuição, conseguindo ocupar o espaço de um caminhão por completo.

    Quais são os benefícios da carga lotação?

    Agora, vamos ao que interessa! Conhecer mais a fundo a carga lotação e suas vantagens.

    Maior segurança 

    Na modalidade carga lotação só é permitido um único embarcador e toda a mercadoria é enviada para um único endereço, reduzindo consideravelmente o risco de roubo de cargas, furtos ou extravios, já que elas ficam menos expostas à ação de bandidos.

    Mais facilidade na operação

    Por se tratar de uma entrega específica para um único cliente, essa modalidade é mais simples no que diz respeito aos processos operacionais, como: emissão de notas fiscais, forma de pagamento, definição da rota, rastreamento, dentre outros pontos que envolvem logística.

    Organização da mercadoria

    Por permitir que a empresa faça uso exclusivo do veículo, essa modalidade facilita também a organização de todas as mercadorias. Assim, os itens podem ser dispostos para ocupar toda a capacidade dos compartimentos, sem que isso traga prejuízos aos produtos transportados.

    Agilidade e pontualidade na entrega

    Como a carga é enviada para um endereço em específico, o caminhão é carregado e as mercadorias só são retiradas no destino final, trazendo maior agilidade na entrega e pontualidade uma vez que não é necessário fazer paradas para realizar outras entregas.

    Redução de custos

    Esse serviço permite a diminuição de operações intermediárias, como a movimentação das cargas. Com isso, há menos despesas, o que pode resultar na isenção de algumas taxas, como a diária de armazéns.

    Quem deve emitir o Manifesto de carga? 

    A emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é obrigatória para todas as empresas que realizam o transporte terrestre de mercadorias no Brasil. 

    Veja em quais casos deve ser emitido o MDF-e durante viagens intermunicipais e interestaduais:  

    Tipo de empresa:  

    • Por empresas transportadoras;  
    • Por indústrias ou comércios que transportem as próprias mercadorias;  

    Transporte de carga;  

    • Transbordo;  
    • Redespacho;  
    • Subcontratação;  
    • Substituição de veículo, motorista ou contêiner;  
    • Inclusão de novas mercadorias ou documentos fiscais.  

    Em resumo, o MDFe deve ser emitido por empresas transportadoras, que realizam a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico, sendo também obrigatório tanto em carga fracionada, composta por diversos CTes, como em carga lotação, composto por apenas um documento.  

    Para facilitar a emissão do seu documento, opte por um software que faz todo o processo por você. Conheça o Hivecloud MDFe. 

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis

    Experimente agora o emissor de MDFe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.