Gestão de TransporteLogísticaTransportadora

O que é Logística Sustentável e qual é a sua importância para transportadoras? 

7 minutos de leitura
O que é Logística Sustentável e qual é a sua importância para transportadoras? 
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 31 de janeiro de 2023

A logística sustentável cada vez mais vem fazendo parte do processo de gestão das empresas. Principalmente porque pensar no impacto que a atividade de transportes tem no meio ambiente e na sociedade é de suma importância, afinal o resultado disso é a redução do desperdício de insumos e das emissões de gases poluentes na atmosfera.

Se você está se perguntando como pode implementar uma logística mais sustentável, continue neste post para entender sobre:

  • Entendendo o conceito da Logística sustentável
  • Quais os exemplos de logística sustentável?
  • Como uma transportadora pode ser sustentável?
  • Dicas para criar um plano de logística sustentável
  • Impactos positivos que a logística sustentável pode trazer
  • Desenvolva as melhores práticas de gestão logística na sua transportadora!

    Entendendo o conceito da Logística sustentável

    A sustentabilidade se dá por meio da adoção de medidas que melhoram a utilização de recursos naturais, seja por meio de novas tecnologias ou a criação de fontes alternativas. Dessa forma, o objetivo principal é preservar os elementos que são essenciais para a manutenção da vida no planeta. 

    Por isso, ter atitudes sustentáveis no presente é a garantia de que o futuro e as próximas gerações serão preservadas. Assim, podemos compreender que a logística sustentável é fundamentada na responsabilidade socioambiental das transportadoras.

    Algumas ações como descarte adequado de materiais, redução de desperdício, e a otimização das entregas, podem ser adotadas para que atenda às regulamentações ambientais e proporcione a melhoria do processo.

    Quais os exemplos de logística sustentável?

    São diversas as ações de logística sustentável que podem ser aplicadas no dia a dia de uma transportadora, conheça alguns exemplos abaixo.

    Logística reversa

    Através da logística reversa, a empresa abraça ações para viabilizar a coleta dos resíduos sólidos. O objetivo desse procedimento é reaproveitá-los ou descartá-los de forma adequada no meio natural.

    Sendo assim, também existem algumas outras atitudes que proporcionam a logística reversa na empresa, como por exemplo:

    • Inclusão do serviço de recolhimento de produtos descartáveis nas rotas de entrega;
    • Avisos para os clientes, nas caixas ou embalagens, que ensinam o descarte correto do produto;
    • Convênios com ONGs ou cooperativas que retiram e reaproveitam produtos descartados pelos consumidores.

    Saiba mais sobre a Logística Reversa 

    Transporte sustentável

    Utilizar a carga de lotação pode proporcionar um transporte sustentável, uma vez que a empresa usará um único veículo para separar todos os produtos com destino para uma determinada região. Todo o espaço do transporte é aproveitado, fazendo com que várias viagens desnecessárias sejam evitadas. 

    Planejamento de rotas de entregas

    O planejamento das rotas de entregas ajudam a garantir a agilidade do processo. Afinal é através da roteirização que é possível traçar o melhor trajeto para realizar entregas.  

    Contar com soluções tecnológicas

    Implantar soluções tecnológicas na gestão logística automatiza processos que anteriormente eram feitos manualmente e, consequentemente, fará com que o consumo de papel seja menor. Assim, ainda utilizando a tecnologia ao seu favor, também é possível modificar algumas demandas para que se tornem sustentáveis. 

    Como uma transportadora pode ser sustentável?

    Para ter uma logística sustentável implementada numa transportadora é importante visar o alcance de metas e o estímulo ao crescimento do negócio sem abrir mão da economia de recursos e da redução de impactos nocivos ao meio ambiente. Além de fazer planejamentos e traçar estratégias que visam a implementação da consciência ambiental tanto nos processos internos, como no comportamento dos colaboradores.

    A partir dessa premissa, alguns hábitos que costumavam ser regra na empresa, passam a ser remodelados, abrindo espaço para ações sustentáveis. E para que as novas atitudes sejam instauradas de fato na transportadora, os gestores precisam oferecer conhecimento, com treinamentos e palestras, sempre analisando se os setores internos estão de acordo com a sustentabilidade.

    As seguintes ações podem ser colocadas em prática na sua transportadora: 

    • Adoção do consumo consciente;
    • Cumprimento das exigências dos certificados International Organization for Standardization (ISO);
    • Otimização das rotas de distribuição visando a queda no consumo de combustíveis e da redução na emissão de gases poluentes;
    • Uso de embalagens biodegradáveis;
    • Implantação da coleta seletiva;
    • Análise do ciclo de vida dos produtos;
    • Adesão a fóruns, eventos e entidades que incentivem práticas sustentáveis.

    Dicas para criar um plano de logística sustentável

    Não há uma receita ou modelo a ser seguido, cada empresa pode criar o seu Plano de Logística Sustentável, conforme a realidade do negócio e suas particularidades. 

    Mesmo não havendo um padrão, há formas reais de mensurar os resultados do PLS (Plano de Logística Sustentável). Alguns pontos interessantes que podem ser incluídos no documento elaborado para a sua organização:

    • Capacitar os funcionários para compreenderem a importância da adesão ao Plano de Logística Sustentável;
    • Investir em estudos e consultorias que ajudem a otimizar a logística segundo as peculiaridades da empresa;
    • Gerar um plano de metas de redução de desperdícios de insumos;
    • Criar cronogramas de manutenção preventiva, a fim de evitar consumo desnecessário de combustíveis, principalmente os derivados de petróleo;
    • Obter certificados tal como o ISO 14001;
    • Adotar tecnologias limpas;
    • Implementar uma gestão de resíduos eficiente;
    • Fomentar o desenvolvimento local, impulsionando a economia da região na qual a empresa está localizada;
    • Otimizar a gestão de transportes, considerando a opção de contratação de empresa especializada, principalmente para entregas emergenciais (expresso);
    • Empregar o rastreamento em tempo real do transporte de carga;
    • Agilizar os prazos de entrega, entre outros.

    A partir da elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS), é possível criar iniciativas que colaborem não só para criar um espaço que respeite o meio ambiente, mas que também melhorem os resultados da empresa a curto e a longo prazo, assim como criar objetivos de mensuração para conferir os avanços da implementação.

    Impactos positivos que a logística sustentável pode trazer

    São muitos os impactos positivos que a logística sustentável pode trazer para a sua transportadora. É importante deixar claro o posicionamento da empresa em colaborar com o meio ambiente, a partir desta iniciativa, muitas empresas internacionais e até mesmo o próprio governo têm a disposição de investir nestas organizações que desejam colaborar com a redução de emissões de gases de efeito estufa.

    Outra questão a ser considerada é o posicionamento da empresa no mercado, com a grande valorização de iniciativas sustentáveis, o público tem optado por consumir produtos/serviços destas empresas que protegem o meio ambiente.

    A logística sustentável também resulta em eficiência, reduzindo os custos totais da produção, gerando além de vantagem competitiva, uma melhor margem de lucro. Através dessa melhora do sistema de logística, há uma melhora também nas entregas e consequentemente maior fidelização do cliente final.

    Desenvolva as melhores práticas de gestão logística na sua transportadora!

    Agora que você já sabe o que é a logística sustentável e como aplicá-la em sua transportadora, que tal ficar por dentro das melhores práticas em gestão logística com foco em redução de custos e aumento da eficiência das transportadoras terceirizadas?

    Criamos um Guia de Terceirização Logística, onde você entenderá como é possível baratear o custo do frete e, ao mesmo tempo, promover mais qualidade na entrega; Quais são as novidades em tecnologia que permitem melhor desempenho e menores custos com transportes; entre outros. 

    Comece a colocar tudo isso em prática em sua empresa hoje mesmo!

    Com todos esses recursos, a logística sustentável será implantada com eficiência na sua transportadora. E os resultados positivos serão expressivos. Além do respeito ao meio ambiente, o negócio ganhará uma boa reputação entre clientes e parceiros.

    Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe-o com os amigos! Até a próxima!