O que avaliar na Tabela de Fretes para contratar a melhor transportadora?

Atingir o nível de serviço ideal nos transportes de cargas ainda é um desafio para as empresas que contratam transportadoras.

Nesse contexto, a comparação das tabelas de frete e o entendimento das variáveis que definem sua composição podem ser um bom ponto de partida para escolher a melhor opção de transporte.

Neste artigo explicamos como a comparação das tabelas de fretes pode ser usada para avaliar melhor suas opções de transporte terceirizado.

Acompanhe conosco e fique atualizado!

 

Conseguindo as Tabelas de Frete

Hoje, o processo de conseguir as tabelas de frete das transportadoras pode ser trabalhoso.

Isso porque a maioria dos transportadores ainda calcula os valores de seus serviços “de cabeça”, o que significa que é preciso ligar para perguntar quanto custará cada serviço de transporte e anotar cada um deles.

Para realizar uma cotação de frete com diversas transportadoras, o gestor de logística pode levar todo um dia, o que é bastante tempo para quem trabalha numa área tão frenética.

Mas uma pergunta que poucas pessoas se fazem nessa hora é: o que é importante solicitar do transportador para escolher a melhor opção de transporte?

 

O que Avaliar numa Tabela de Frete?

A Tabela de Frete é a parte do contrato que indica quais valores são cobrados por cada serviço que uma transportadora oferece. Esses valores variam de acordo com as tarifas que ela escolheu trabalhar.

Por exemplo, a transportadora pode cobrar o serviço pelo tipo de veículo e quilometragem, independentemente do peso da carga que irá transportar. Ou pode levar em consideração apenas a quilometragem a ser realizada.

Tarifas de Transporte

Algumas das principais tarifas utilizadas pelas transportadoras, são:

  • Quilometragem rodada;
  • Peso e volume da carga, e
  • Tipo de veículo do transporte.

 

Isso significa que o valor do frete vai variar de acordo com a aplicação da tarifa que a transportadora escolheu trabalhar.

Taxas Complementares

Além da tarifa geral do transporte, existem algumas taxas que poderão incidir sobre o valor do transporte. Algumas delas são:

  • CAT (Custo Adicional de Transporte Rodoviário);
  • GRIS (Gerenciamento de Risco e Segurança);
  • TDE (Taxa de Dificuldade de Entrega), e
  • Taxa de Despacho.

 

Como escolher a melhor opção de transporte?

As empresas que terceirizam o transporte de cargas costumam priorizar a maneira mais barata e rápida de transporte.

Porém, para garantir o nível de serviço ideal, é preciso avaliar novos critérios na contratação de transportadoras. Veja alguns deles mais abaixo:

Custo médio por unidade expedida

Esse cálculo revela o custo médio do transporte por unidades transportadas. Dessa forma, você consegue observar se o valor do frete está dentro de uma média que sua empresa já costuma pagar.

Avarias

Você pode conversar com suas transportadoras para definir a responsabilidade de cada um sobre as avarias ocorridas em transporte.

Custo do transporte sobre a venda

Aqui você vai avaliar a participação percentual do custo do transporte sobre o valor de venda da carga transportada. Dessa forma, você consegue controlar o quanto o custo com transporte interfere em seu valor de venda.

Seguros

Quais os seguros incidentes sobre o transporte? Se sua carga tem alto valor, é interessante optar por um bom seguro contra roubos, por exemplo. Caso esta não seja uma preocupação tão grande, pode ser negociado o menor valor de seguro possível para seu transporte.

Taxas Complementares

Muitos fatores podem encarecer o serviço de transporte depois que o frete foi iniciado, como acidentes ou obstruções na estrada e dificuldades na entrega, por exemplo. Estes imprevistos podem gerar sobretaxas que não apenas aumentam seus custos de envio, como as força inevitavelmente em seus clientes.

 

Benefícios de comparar as tabelas de fretes

Fretes mais baixos não são o único benefício da comparação das tabelas. Aqui estão outros benefícios para quem contrata transportadoras:

1. Análise completa

A comparação de tabela de fretes oferece uma análise das taxas contratadas de longo prazo. Ter esses dados em mãos fornece insights sobre como as taxas de frete estão próximas ou não dos seus custos esperados.

2. Negociações mais fortes

Entender as taxas de frete referenciadas pode ajudar você a negociar melhores taxas com suas transportadoras, ao mesmo tempo em que destaca os padrões de confiabilidade e serviço que precisa manter para seus clientes.

3. Melhor controle de custos

Entender as taxas médias de frete contratadas permite que você compreenda e controle melhor as cobranças acessórias e outras sobretaxas. As taxas de frete competitivas para você e seus clientes significam um relacionamento mais forte em todos os setores.

 

Controlando seus custos com transportes

Estima-se que 12,37% do faturamento anual das empresas embarcadoras de cargas seja destinado à logística. O alto valor aplicado exige maior controle de fretes e também maiores investimentos em soluções capazes de gerar economia na gestão de transporte de carga.

Pensando nisso, nós preparamos um material especial para te ajudar a controlar seus documentos de transporte e evitar custos desnecessários com o transporte, como os pagamentos indevidos.

Trata-se de uma Planilha para Conferência de Frete, na qual você pode registrar toda a documentação do transporte de um jeito simples – e, o melhor, de graça! 🙂

Baixe aqui a Planilha para Conferência de Frete! 

 

 

Hive.Cloud
Sem Comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website