Certificado digital

Como fazer para renovar certificado digital? 

3 minutos de leitura
Como fazer para renovar certificado digital? 
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 13 de setembro de 2024

Se você já lida com transações eletrônicas ou realiza emissões de documentos fiscais na sua rotina, certamente já sabe que o certificado digital é uma peça fundamental nesse processo.  

Por isso, é importante deixá-lo sempre válido para evitar prejuízos e contratempos. Nesse sentido, é importante que você confira sempre o seu prazo de validade.  

Neste artigo, vamos te explicar um passo a passo completo de como renovar seu certificado digital, focando nos dois tipos utilizados para emitir CTe e MDFe: A1 e A3

Continue lendo!  

    O que é e para que serve o certificado digital? 

    O certificado digital funciona como uma espécie de identidade eletrônica que garante a segurança e autenticidade em transações realizadas pela internet.  

    Ele pode ser usado em diversas situações, como assinar digitalmente documentos fiscais, acessar sistemas do governo e realizar operações bancárias online, garantindo que a identidade da empresa.  

    Além dessas funções, o certificado garante a validade jurídica, ou seja, com ele a assinatura passa a ter o mesmo valor legal de uma assinatura feita à mão. 

    E além de garantir a autenticidade e a segurança nas transações digitais, o certificado digital protege os dados transmitidos online por meio de criptografia, evitando fraudes e acessos indevidos.  

    Como fazer a renovação do certificado digital? 

    Para evitar problemas e possíveis prejuízos, é essencial acompanhar os prazos e renovar o certificado com antecedência.  

    Isso garante que você possa continuar utilizando o certificado sem interrupções. Afinal, geralmente o único requisito para fazer essa renovação é que o certificado ainda esteja dentro da validade.  

    Te explicamos mais sobre isso no tópico abaixo. 

    É possível renovar certificado digital vencido? 

    No entanto, o ideal é começar o processo de renovação com pelo menos 30 dias de antecedência.  

    Dessa forma, se surgir alguma pendência com a documentação, você terá tempo hábil para resolver tudo sem comprometer o acesso ao certificado. 

    Vale ressaltar, ainda, que os certificados A1 e A3 possuem validade diferente: 

    • O modelo A1 tem validade de 1 ano.  
    • Já o A3 geralmente tem validade de 1 a 3 anos. 

    Passo a passo para realizar a renovação 

    1. Solicite a renovação 

    O primeiro passo é iniciar a solicitação da renovação do certificado digital.  

    Para isso, entre em contato com a empresa a qual você garantiu o seu certificado pela primeira vez. 

    Geralmente você pode fazer isso de forma 100% remota. 

    2. Separe os documentos necessários 

    Durante esse processo de renovação, você precisará ter alguns documentos específicos. Levando em consideração que o certificado é para a sua empresa será preciso apresentar:  

    • Cartão CNPJ; 
    • Documentos da constituição da empresa, como contrato social ou certidão simplificada, com chancela ou validação digital; 
    • Documento de identificação do representante legal da empresa (RG, CNH ou DNI). 

    3. Siga com a emissão do certificado digital 

    Após dar entrada na solicitação e na entrega dos documentos necessários, o próximo passo é aguardar a emissão do certificado renovado. 

    Aqui, é importante ficar atento: o prazo para emissão varia conforme a Autoridade Certificadora, podendo ser liberado no mesmo dia ou levar de um a dois dias úteis, dependendo do serviço prestado. 

    Onde adquirir certificado digital?  

    Agora, se você ainda não possui certificado e está em busca de um, conte com a Hivecloud! 

    Conosco você pode adquirir seu certificado digital no modelo A1 e-CNPJ para emitir CTe e MDFe com mais rapidez e de qualquer lugar com acesso à internet. 

    O modelo A1 é o ideal para empresas que buscam mais facilidade e economia na hora de usar um certificado. 

    Afinal, com ele, documentos fiscais de transporte, como o CTe e MDFe, são assinados em segundos, sem a necessidade de inserir tokens USB ou cartões com chip no computador. 

    Além disso, todos os arquivos e dados gerenciados pelo seu certificado digital A1 ficarão armazenados no servidor em nuvem da Hivecloud. 

    Isso traz mais segurança na gestão dos seus documentos e permite que você os acesse de qualquer lugar. Basta estar conectado à internet. 

    Outro benefício é que com ele toda a sua equipe consegue assinar documentos fiscais simultaneamente. 

    Assim, você garante mais autonomia nas emissões para fazê-las onde estiver, o que evita atrasos na liberação do frete. 

    Entre em contato conosco e saiba mais.  

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