Se você já lida com transações eletrônicas ou realiza emissões de documentos fiscais na sua rotina, certamente já sabe que o certificado digital é uma peça fundamental nesse processo.
Por isso, é importante deixá-lo sempre válido para evitar prejuízos e contratempos. Nesse sentido, é importante que você confira sempre o seu prazo de validade.
Neste artigo, vamos te explicar um passo a passo completo de como renovar seu certificado digital, focando nos dois tipos utilizados para emitir CTe e MDFe: A1 e A3.
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O que é e para que serve o certificado digital?
O certificado digital funciona como uma espécie de identidade eletrônica que garante a segurança e autenticidade em transações realizadas pela internet.
Ele pode ser usado em diversas situações, como assinar digitalmente documentos fiscais, acessar sistemas do governo e realizar operações bancárias online, garantindo que a identidade da empresa.
Além dessas funções, o certificado garante a validade jurídica, ou seja, com ele a assinatura passa a ter o mesmo valor legal de uma assinatura feita à mão.
E além de garantir a autenticidade e a segurança nas transações digitais, o certificado digital protege os dados transmitidos online por meio de criptografia, evitando fraudes e acessos indevidos.
Como fazer a renovação do certificado digital?
Para evitar problemas e possíveis prejuízos, é essencial acompanhar os prazos e renovar o certificado com antecedência.
Isso garante que você possa continuar utilizando o certificado sem interrupções. Afinal, geralmente o único requisito para fazer essa renovação é que o certificado ainda esteja dentro da validade.
Te explicamos mais sobre isso no tópico abaixo.
É possível renovar certificado digital vencido?
No entanto, o ideal é começar o processo de renovação com pelo menos 30 dias de antecedência.
Dessa forma, se surgir alguma pendência com a documentação, você terá tempo hábil para resolver tudo sem comprometer o acesso ao certificado.
Vale ressaltar, ainda, que os certificados A1 e A3 possuem validade diferente:
- O modelo A1 tem validade de 1 ano.
- Já o A3 geralmente tem validade de 1 a 3 anos.
Passo a passo para realizar a renovação
1. Solicite a renovação
O primeiro passo é iniciar a solicitação da renovação do certificado digital.
Para isso, entre em contato com a empresa a qual você garantiu o seu certificado pela primeira vez.
Geralmente você pode fazer isso de forma 100% remota.
2. Separe os documentos necessários
Durante esse processo de renovação, você precisará ter alguns documentos específicos. Levando em consideração que o certificado é para a sua empresa será preciso apresentar:
- Cartão CNPJ;
- Documentos da constituição da empresa, como contrato social ou certidão simplificada, com chancela ou validação digital;
- Documento de identificação do representante legal da empresa (RG, CNH ou DNI).
3. Siga com a emissão do certificado digital
Após dar entrada na solicitação e na entrega dos documentos necessários, o próximo passo é aguardar a emissão do certificado renovado.
Aqui, é importante ficar atento: o prazo para emissão varia conforme a Autoridade Certificadora, podendo ser liberado no mesmo dia ou levar de um a dois dias úteis, dependendo do serviço prestado.
Onde adquirir certificado digital?
Agora, se você ainda não possui certificado e está em busca de um, conte com a Hivecloud!
Conosco você pode adquirir seu certificado digital no modelo A1 e-CNPJ para emitir CTe e MDFe com mais rapidez e de qualquer lugar com acesso à internet.
O modelo A1 é o ideal para empresas que buscam mais facilidade e economia na hora de usar um certificado.
Afinal, com ele, documentos fiscais de transporte, como o CTe e MDFe, são assinados em segundos, sem a necessidade de inserir tokens USB ou cartões com chip no computador.
Além disso, todos os arquivos e dados gerenciados pelo seu certificado digital A1 ficarão armazenados no servidor em nuvem da Hivecloud.
Isso traz mais segurança na gestão dos seus documentos e permite que você os acesse de qualquer lugar. Basta estar conectado à internet.
Outro benefício é que com ele toda a sua equipe consegue assinar documentos fiscais simultaneamente.
Assim, você garante mais autonomia nas emissões para fazê-las onde estiver, o que evita atrasos na liberação do frete.
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