Gestão de TransporteTransportadora

5 dicas para fazer um planejamento de coletas eficiente

3 minutos de leitura
5 dicas para fazer um planejamento de coletas eficiente
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 29 de novembro de 2021

Índice

    O planejamento de coletas eficiente é uma das peças fundamentais na gestão de empresas de transporte. Através do planejamento é possível otimizar rotas, reduzir custos e melhorar o atendimento ao consumidor.

    A construção desse planejamento não é uma tarefa simples e deve ser feita com muita cautela, o que pode gerar muitas dúvidas. Para que serve, por onde começar e como implementar são as dificuldades mais rotineiras encontradas pelos gestores das empresas de transporte quando o assunto é planejamento de coletas.

    Se você está com dificuldades, confira as nossas ficas para fazer um planejamento de coletas eficiente e comece a construir o seu planejamento agora mesmo!

    1. Considere a quantidade de clientes fixos

    Trace as rotas de coletas utilizando seus clientes fixos, adicionando, sempre que possível, os novos clientes e/ou clientes esporádicos nas rotas fixas pré-determinadas. Essa etapa irá facilitar a divisão das rotas e a criação de novas, quando necessário, otimizando o tempo e diminuindo custos. Um sistema que calcule rotas otimizadas pode ser utilizado para realizar essa operação de forma mais eficiente, considerando restrições de transporte, capacidade dos veículos e outros fatores.

    2. Tenha sempre uma alternativa

    Na hora de planejar, é fundamental considerar eventuais contratempos e incidentes. Clima, acidentes, furto, roubo e outros cenários devem ter alternativas viáveis e relativamente ágeis. Tenha sempre um “plano B” para que cliente e empresa não sejam prejudicados. Esse planejamento pode ser feito utilizando dados históricos, como por exemplo, os meses mais chuvosos e as rotas que comumente ficam intransitáveis. Não esqueça de considerar também as rotas que contenham restrições de tráfego, peso, horário, etc.

    3. Faça o rastreamento da sua frota

    O rastreamento detalhado e em tempo real fornece para a sua empresa e para o cliente informações muito importantes. Através do rastreamento, é possível detectar qualquer anormalidade na rota e, consequentemente, avisar o cliente sobre qualquer imprevisto. Essa etapa é um complemento da etapa anterior, pois, o rastreamento em tempo real permite um menor tempo de resposta, otimizando o serviço mesmo em casos de incidentes.

    As vantagens do uso da tecnologia para rastrear e monitorar entregas

    4. Otimize o suporte aos seus clientes

    As informações de rastreamento são muito úteis para promover um suporte eficiente e avançado. Considere ter em sua equipe consultores de atendimento e suporte especializados para elucidar qualquer dúvida do seu cliente e/ou acolher as críticas e sugestões.

    Outra medida fundamental no planejamento de coletas é obter todos os dados do cliente. Qual o melhor dia e horário para a coleta? Existe alguma restrição da empresa para embarque ou desembarque? Essas informações aumentam o conhecimento da equipe sobre o cliente e, consequentemente, permite a promoção de um atendimento mais eficiente.

    5. Produza relatórios e use os dados de forma eficiente

    Toda e qualquer estratégia não trará resultados duradouros se não for monitorada e adaptada quando necessário. Considere utilizar um sistema preparado para gerar os relatórios de otimização, pois eles fornecem informações detalhadas sobre as rotas de coletas e os veículos da frota. Desta forma, será possível realizar ajustes de rotas, veículos, cargas e outros fatores que influenciam diretamente na qualidade do atendimento e no lucro da empresa. Vale ressaltar que esse monitoramento deve ser contínuo, ou seja, os gestores devem criar uma rotina de coleta e análises de dados, focada em trazer resultados positivos.

    O planejamento, aliado ao acompanhamento das rotas de coleta, são etapas fundamentais para a manutenção da saúde da empresa, permitindo realizar ajustes que podem tornar a sua operação mais eficiente.

    Você conhece todos os requisitos para operar uma transportadora de cargas? Existem uma série de regulamentações que você deve seguir para continuar prestando seus serviços de transporte livre de riscos. Baixe agora mesmo o ebook gratuito “Os requisitos para operar uma transportadora de cargas” e descubra tudo que precisa para garantir as seguranças de suas atividades.

    Aproveite as nossas dicas para fazer um planejamento de coletas eficiente e deixe um comentário compartilhando a sua experiência conosco!