Uma boa gestão de um modo geral, contribui para o desenvolvimento e sucesso de várias empresas e no setor de transportes também não é diferente. O ponto principal para uma transportadora crescer com um ótimo desempenho vai depender muito do seu gestor. A abordagem moderna de gestão atual provoca desenvolvimento de forma acelerada e objetiva.
Com isso, cabe ao gestor de transportes acompanhar passo-a-passo processos de indicadores de desempenho e monitoramento de controle nas operações. Essas são tarefas necessárias que contribuem para o crescimento, qualidade e sucesso de uma empresa.
De um modo geral, o papel do gestor é racionalizar métodos tecnológicos e humanos para eficácia nas operações. Usar de ferramentas digitais que explorem o acompanhamento de indicadores de desempenho, facilitam o tempo útil nas operações, além de ter um processo que atenda às necessidades de forma mais simples, rápida e prática.
Para atuar de maneira estratégica com resultados positivos, analisamos cinco pontos indispensáveis ao gestor:
Ociosidade média dos veículos
É de total interesse do gestor estar a par da quantidade de horas ociosas do veículo, ou seja, o período de tempo em que o veículo está totalmente disponível, porém não é utilizado. Usar de estratégias quem possibilitem um bom desempenho da frota é programar o atendimento de todos os serviços.
Ciclo de caixa da empresa
Ter conhecimento do ciclo de caixa da empresa como: entrada, saída, custos fixos, custos variáveis, ticket médio dos clientes e cada operação, ajuda a ter controle de desperdícios de gastos.
Margem bruta de cada operação
Saber a margem bruta do lucro da operação também é dever do gestor. O conhecimento de quanto a empresa obteve de lucro, indica a eficiência nas operações e bom desempenho na gestão.
Taxa de satisfação e engajamento do cliente
Obter satisfação no trabalho do funcionário e comprometimento com o cliente, também é função do gestor. A forma de abordagem que é conduzido o serviço para seus clientes contribuem de forma positiva ou negativa na satisfação de cada um. O cumprimento de prazos e agilidade na entrega de mercadorias, aumenta a qualidade e fidelização dos clientes.
> Faça o download do Infográfico “O Segredo da Fidelização” aqui.
Monitoramento dos índices de qualidade
O monitoramento dos indicadores de qualidade é de cunho organizacional e refletem no desempenho dos gestores. Obter softwares de visão integrada, em tempo real, dos resultados decorrem das intervenções efetuadas através das ferramentas.