Gestão de Transporte

Conheça os riscos da gestão de uma transportadora através de planilhas

2 minutos de leitura
Conheça os riscos da gestão de uma transportadora através de planilhas
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 22 de agosto de 2016

Índice

    Muitas transportadoras enfrentam dificuldades para realizar a gestão eficaz das atividades logísticas, pois detêm um volume de cargas e clientes grande, o que demanda uma visão globalizada das operações e nem sempre isso é feito de forma satisfatória. Essa falta de panorama pode representar em muitos casos um problema na hora de organizar as informações referentes à cada setor da transportadora.

    Como solução para este problema, muitas transportadoras terminam optando por organizar suas informações operacionais em inúmeras planilhas tipo Excel, que têm que ser alimentadas manualmente por algum funcionário. Os riscos que uma transportadora corre ao escolher um sistema de planilhas para hospedar suas informações operacionais são vários, mas os principais são: a insegurança da plataforma cujas informações nela contidas podem ser facilmente deletadas, e a falha mecânica do computador que se danificado, todas as informações armazenadas nele podem ser perdidas.

    Se qualquer uma das duas situações acontecer o transportador, ficará impossibilitado de acessar informações estratégicas da empresa e consequentemente sem o controle necessário de suas operações. Isso pode gerar diversos problemas como atrasos nas entregas, não resolução de problemas durante o processo de transporte, armazenagem e  consolidação das cargas, insatisfação dos embarcadores e até diminuição do faturamento em decorrência de perdas de clientes.

    Mas então como organizar de maneira rápida e eficaz as informações da transportadora?

    Uma ótima solução é utilizar a tecnologia vigente, à seu favor. E para isso, existem no mercado várias opções de softwares de gestão para transportadoras. Mas uma das maiores vantagens que devem ser observadas antes de se investir numa plataforma de gerenciamento de transportes é a usabilidade. Isso quer dizer que o software deve agregar todas as etapas do transporte (coleta, emissão dos documentos fiscais, acompanhamento da entrega, consolidação de cargas, etc) reunidos no mesmo sistema, pois além de representar uma economia de dinheiro, a visualização dos processos será mais nítida.

    Outro ponto que deve ser levado em consideração é se a plataforma é 100% online. Isso é importante porque o acesso aos dados pode ser realizado em qualquer lugar, e à qualquer tempo, isso sem comprometer a segurança da armazenagem dos dados, que estarão protegidos pela possibilidade de tê-los em cloud.

    Além da segurança e da possibilidade de acesso à qualquer hora, a interface deve ser de fácil compreensão, e se todas as informações de gestão da transportadora que são essenciais, estiverem em um único ambiente facilita muito o trabalho do gestor, que terá sempre à seu alcance todos os dados sobre as cargas, entregas, fretes, faturamento, etc.

    Fidelizar clientes é essencial para a construção de uma cartela de oportunidades de crescimento para sua empresa. Mas esse não é um trabalho fácil, certo? É por isso que nós reunimos todos os segredos que você precisa saber para fidelizar seus clientes em nosso infográfico gratuito! Baixe agora mesmo clicando AQUI.