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Saiba as consequências de um rastreamento de entregas ineficiente

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Saiba as consequências de um rastreamento de entregas ineficiente
Hivecloud
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Atualizado em 9 de dezembro de 2021

Índice

    Todo transportador sabe da importância de manter seus embarcadores atualizados acerca do status de seus processos logísticos, para que dessa forma eles possam acompanhar suas cargas. Transparência deve ser um ponto primordial para toda empresa prestadora de serviço de transporte de cargas e a forma de manter esse vínculo próximo com os clientes é fornecendo informações qualificadas para os embarcadores acerca de suas mercadorias.

    Como você confirma sua entrega hoje?

    Atualmente diversas empresas ainda oferecem aos clientes dados sobre o acompanhamento das entregas de forma manual, utilizando telefone ou e-mail, dois canais que não atendem plenamente às necessidades de informação dos embarcadores de maneira eficiente. No dia a dia das operações logísticas o embarcador geralmente depende que um funcionário na empresa verifique o status da carga e repasse essa informação, o que demanda tempo.

    Essa situação leva a dois problemas, como:

    1. Demora no repasse das informações;
    2. Perda dos clientes.

    Com as informações chegando com atraso até o embarcador, que geralmente precisa entrar em contato com a transportadora para saber do status da carga, os processos logísticos do embarcador tendem a demorar muito mais. Sem as informações de que precisa em tempo hábil, a tendência de um descontentamento dos embarcadores é ainda maior, pois além de todos os transtornos causados pelo não posicionamento da carga, gera uma crise de credibilidade em relação à empresa transportadora, podendo chegar inclusive ao cancelamento de contratos.

    Embarcadores Insatisfeitos, Menores Lucros

    A principal consequência de ter embarcadores insatisfeitos é a sua perda para a concorrência. Por essa razão, investir na satisfação do cliente é essencial para manter a lucratividade da empresa. Além disso, situações como essa podem ter outras implicações financeiramente desastrosas para empresa, como o alto custo com a equipe de atendimento ao cliente – que ao invés de estar se dedicando à outras atividades do setor logístico, está gastando tempo rastreando a carga e posicionando os clientes. A empresa tem um gasto a mais só para repassar informações aos embarcadores.

    Por isto, a implantação de um sistema que permita ao cliente ter acesso online e 24h a todas as informações sobre a entrega é decisivo. Isto traz às transportadoras ganhos em diversas áreas, como diminuição dos custos com equipe de SAC, aumento da percepção de valor positiva de sua empresa perante seus clientes através da manutenção de uma relação transparente e até mesmo a identificação de problemas durante o processo operacional de modo a conseguir uma correção ágil e eficiente do problema.

    Portanto, a falta de um rastreamento de entregas eficiente gera problemas operacionais, financeiros e ainda prejudica a percepção positiva que os clientes podem ter construído sobre a empresa.

    Por onde começar?

    Como sabemos, o transportador deve sempre estar pronto para atender as demandas dos embarcadores e poder passar informações qualificadas em tempo real, para assim oferecer um serviço eficiente e de excelência aos seus clientes. A maneira mais prática de fazer isso é através do intercâmbio eletrônico de dados. Você já ouviu falar em EDI?

    O EDI pode tornar a gestão de sua transportadora muito mais confiável e produtiva. Acesse aqui nosso infográfico completo sobre o EDI. Foi através dele que muitas empresas otimizaram suas gestões e você não pode ser passado para trás! 😉