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Entenda as vantagens do Caminhão Rodotrem para fretes

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Entenda as vantagens do Caminhão Rodotrem para fretes
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 28 de fevereiro de 2025

A escolha do caminhão ideal para uma operação de transporte exige uma análise criteriosa para equilibrar custos, eficiência e capacidade de carga. Para quem precisa transportar grandes volumes com segurança e economia, o caminhão Rodotrem é uma das melhores opções do mercado.

Quer entender por que esse modelo pode ser a solução ideal para sua operação? Continue a leitura e descubra!

    O que é um Caminhão Rodotrem?

    O caminhão Rodotrem é composto por um cavalo mecânico e dois ou mais semirreboques, conectados por um equipamento de engate. Esses detalhes fazem com que ele se encaixe na categoria de veículos pesados e articulados.

    Por isso, esse tipo de caminhão transporta cargas de grande volume e peso, tornando-o também uma solução eficiente para longas distâncias e setores como agronegócio, mineração e logística pesada no transporte rodoviário.

    Outra característica é que diferente de outros tipos de combinações de reboques, o Rodotrem exige uma Autorização Especial de Trânsito (AET), conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

    Além disso, o veículo só pode transitar em estradas que permitam sua circulação, devido ao seu comprimento – até 30 metros – e peso total, que pode ultrapassar 74 toneladas.

    Principais características do caminhão rodotrem

    Quer conhecer mais características desse super caminhão? Confira as principais as que listamos aabaixo:

    • Tamanho impressionante: como dito, o Rodotrem pode chegar a 30 metros de comprimento e 4,40 metros de altura, sendo um dos maiores veículos que circulam pelas rodovias do Brasil.
    • Tecnologia para mais segurança: os modelos mais modernos contam com freios ABS, controle de estabilidade e sensores que monitoram a pressão dos pneus, ajudando a evitar acidentes e tornando a viagem mais segura.
    • Carrega de tudo: esse caminhão não transporta só grãos e produtos industriais. Ele também leva madeira, fertilizantes, adubos, chapas de metal e até cargas embaladas, mostrando que é um veículo versátil para diferentes tipos de transporte.
    • Econômico, apesar do tamanho: mesmo sendo enorme, o Rodotrem foi projetado para gastar menos combustível do que se várias viagens fossem feitas com caminhões menores.
    • Menos impacto no meio ambiente: como transporta mais carga de uma só vez, ele ajuda a reduzir a quantidade de caminhões nas estradas e, consequentemente, diminui a emissão de poluentes.

    Com todas essas vantagens, o Rodotrem ganha desaque para empresas que precisam tornar o transporte de cargas mais eficiente e sustentável.

    Quais as diferenças entre Rodotrem e Bitrem?

    Embora tenham estruturas semelhantes, existem diferenças significativas entre o Rodotrem e o Bitrem, principalmente em relação à capacidade de carga, regulamentação e forma de operação.

    Veja quais:

    1. Número de eixos e composição

    O Bitrem possui sete eixos. Possui dois semirreboques que são ligados diretamente, sem precisar de um equipamento extra. A conexão entre eles é feita por um engate do tipo B (quinta-roda), que permite a articulação do segundo semirreboque.

    Já o Rodotrem conta com nove eixos. A principal diferença é que, nesse caso, os dois semirreboques são ligados por um equipamento chamado dolly, que funciona como uma peça extra para conectar os veículos. O engate utilizado no Rodotrem é do tipo A, diferente do Bitrem.

    2. Capacidade de carga

    O Rodotrem pode carregar até 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), sendo indicado para operações de alto volume e peso.

    Enquanto o Bitrem suporta até 57 toneladas, o que pode ser suficiente para diversos tipos de carga, mas com menor eficiência no transporte de grandes volumes.

    3. Regulamentação e exigências

    Por ser um veículo de maior porte, o Rodotrem precisa de uma AET para circular em rodovias, devido ao seu comprimento, que pode chegar a 30 metros.

    O Bitrem, por ser menor, pode trafegar sem a necessidade de AET em diversas rotas, o que lhe confere mais flexibilidade operacional.

    5. Usos mais comuns

    O Rodotrem é bastante utilizado no agronegócio, mineração e transporte de combustíveis, pois permite o deslocamento de grandes quantidades de carga em longas distâncias, reduzindo a necessidade de múltiplas viagens.

    O Bitrem, por sua vez, também é muito empregado no agronegócio e no transporte de líquidos e combustíveis, mas sua capacidade reduzida pode ser vantajosa em estradas menores ou com restrições de circulação para veículos maiores.

    Investir no Rodotrem é uma boa opção?

    Essa escolha depende de diversos fatores. Por exemplo: tipo de carga transportada, a infraestrutura disponível e o custo-benefício da operação.

    Para empresas que precisam movimentar grandes volumes de mercadorias de forma eficiente, esse modelo pode ser uma excelente escolha. Caso contrário, melhor buscar outras opções de veículos.

    Investir no Rodotrem é uma escolha estratégica para empresas que precisam otimizar sua logística de transporte, mas desde que haja planejamento adequado e viabilidade operacional.

    Por isso, entender aspectos relazionados à regulamentação, condições das rodovias e custos envolvidos é fundamnetal!