Blog hivecloud

Como alterar MDFe já emitido?

Índice

O que fazer quando seu Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) for emitido com erro? Como realizar uma alteração em um Manifesto já emitido? Essas dúvidas são frequentes no dia-a-dia de quem trabalha com transporte de carga e nesse post nós tentaremos responder a suas dúvidas. Confira as diversas formas de alterar MDFe!

 

Como alterar as informações do MDFe?

O preenchimento do MDFe inclui vários campos, como: dados do emitente, locais de carregamento e descarregamento, percurso, dados do veículo, documentos fiscais e certificado digital. No caso de preenchimento incorreto ou de alterações imprevistas, em que é preciso alterar algum campo do MDFe, é preciso observar em qual condição sua situação se encaixa. Confira abaixo as opções para alterar MDFe:

 

1. Seu MDFe recebeu mensagem de erro

Caso você tenha enviado seu MDFe para autorização da SEFAZ e recebeu como resposta uma mensagem de erro, seu MDFe ainda não foi autorizado. Nesta situação, é possível alterar qualquer campo do seu Manifesto, antes de submetê-lo novamente à autorização da Secretaria. Para entender o que significam as mensagens de erro mais recorrentes, você pode ler este artigo.

 

2. Seu MDFe foi autorizado há menos de 24h

Caso você tenha enviado seu MDFe para a SEFAZ e tenha recebido a autorização de uso há menos de 24h, você pode pedir o cancelamento do MDFe, no caso de precisar alterar algum campo. É possível solicitar o cancelamento desde que não tenha ultrapassado o prazo de 24h após sua autorização e não se tenha iniciado o transporte. Com o cancelamento do MDFe, você poderá emitir um novo documento, com as informações corretas sobre a viagem.

Diferentemente do CT-e e da NF-e, o projeto MDF-e não prevê o evento de inutilização de número. Portanto, alterar MDFe não requer o registro do evento inutilização de numeração, considerando que não é exigida sua escrituração.

 

3. Seu MDFe foi autorizado há mais de 24h

Caso seu MDFe tenha sido autorizado há mais de 24h, ou a viagem já tenha sido iniciada, não será possível cancelar nem alterar os campos do MDFe. Neste caso, será preciso encerrar o Manifesto através de  Web Service de registro de eventos.

Você poderá alterar as informações do MDF-e (veículos, carga, documentação, inclusão de mercadorias para a mesma UF de descarregamento e outros) e emitir um novo Manifesto. Dessa forma, é preciso submeter o novo documento à autorização da SEFAZ.

Você pode ler mais sobre o encerramento do MDFe clicando aqui.

 

Como emitir um MDFe sem erros?

Imprevistos acontecem, mas a verdade é que a maioria dos casos em que se precisa alterar MDFe poderia ser evitada com uma melhor gestão das informações e da frota. Para isso, o gestor de transportadora deve contar com um bom software de gestão que lhe permita extrair dados direto do xml da nota fiscal ou do CTe, evitando a perda de tempo da digitação e eliminando erros. Clique aqui para conhecer o Hive.cloud MDFe e começar a emitir seus Manifestos sem erros!

Se ainda tiver ficado com dúvidas sobre como alterar MDFe, você pode deixar seu recado abaixo! 😉 

Conteúdo relacionado

Comentários

13 respostas para “Como alterar MDFe já emitido?”

  1. Jamile disse:

    No caso de uma empresa onde a frota de caminhões está registrada na matriz, porém foi gerado um MDF-e com o CNPJ da filial, onde a mercadoria seria carregada de fato, há possibilidade de alterar?
    OBS: O caminhão circulou com a mercadoria.

  2. Rosangela Assis disse:

    bom dia

    Emiti um MDF e tive que fazer um cancelamento de uma NFE que consta neste MDF
    Seria possível fazer uma correção ou tenho que cancelar e fazer um novo MDF
    A questão e Carga ja passou pelo posto fiscal

  3. fabricio disse:

    Boa tarde,

    No caso de contratação de motorista autonomo onde o MDFE foi emitido e no trajeto este veiculo quebrou posso substituir o veiculo e motorista da carga.

    como posso realizar o procedimento para dar continuidade no processo de entregas

  4. jacqueline disse:

    Boa tarde!

    Na semana passada emiti um manifesto com o valor da NF que me foi passada. O problema é que quando o motorista chegou pra coletar a mercadoria, verificaram que eles haviam emitido a nota errada. Tentei cancelar esse manifesto, mas segundo sua orientação, o mesmo já estava em rota e não tinha como cancelar. Mas segundo meu contador, eu preciso emitir outro manifesto com a nota correta, pois isso pode nos dar problemas com a Receita Federal.
    Em conversa com uma atendente da hivecloud, a mesma disse que emitindo um manifesto novo, também posso ter problemas, pois o manifesto não terá carimbo fiscal, e a Receita poderá entender que o motorista furou a barreira fiscal.
    Pode me orientar de como proceder nesse caso? Posso emitir outro manifesto com a NF correta?
    Por favor preciso de uma orientação.

    • Camila Juca disse:

      Olá, Jacqueline. Boa tarde!

      O manifesto realmente não pode ser cancelado pois ele não vai seguir viagem. Então, o indicado seria verificar junto ao Sefaz como é indicado proceder nessa situação.
      O que poderia ter sido feito, era o cancelamento do MDFE e do CTE, pois assim daria para cancelar o NFe e então emitir os documentos novamente…. Mas isso não é possível depois que o caminhão passa em alguma barreira/posto fiscal.

  5. jacqueline disse:

    Existe algum tipo de carta de correção, para explicar a situação? ou apenas preciso emitir outro?
    Me ajudem

  6. rosi disse:

    Olá, a MDF-e já foi cancelada mas mesmo assim não consigo cancelar a NF-e

  7. Diego disse:

    Bom dia !

    Preciso esclarecer algumas dúvidas referente ao MDFE

    1 – É preciso incluir o CNPJ/Razão/IE do destino da carga no MDFE ( no caso onde irá descarregar ) ?

    2 – Possuo mais de uma filial no mesmo estado, se o veículo passar na primeira, descarregar uma parte e eu quiser completar com a carga, como manipulo o MDFE ?

    Obrigado !

    • Camila Brito disse:

      Olá, Diego. Estamos aqui para tirar as suas duvidas!

      1- Essa informação estará no anexo, cte ou nfe dentro do mdfe. então, não precisa incluir.
      2- Nesse caso, precisa encerrar o mdfe e emitir outro com as informações da mercadoria anterior e da nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *