Problemas para encerrar o MDFe? Saiba porquê

O encerramento do MDFe faz parte do núcleo de passos importantes para o transporte de cargas no Brasil. Muitas transportadoras, no entanto, enfrentam diversos problemas na hora de encerrarem seus manifestos de cargas. É pensando nisso que nós preparamos um artigo completo com a importância em encerrar corretamente seu MDFe, assim como o que pode estar causando vários problemas na hora de finalizar o processo com o manifesto.

Qual a importância de encerrar o MDFe?

O encerramento do MDF-e nada mais é que uma parte da documentação fiscal que identifica como finalizado o processo do transporte da mercadoria do manifesto prescrito. Através dele, é possível reconhecer que o serviço prestado foi realmente finalizado a partir da identificação da região e o município de encerramento da operação de transporte.

Essa etapa deve ser feita todas as vezes que uma entrega for finalizada. Para isso, deve-se identificar o local onde aquele serviço de transporte teve sua operação concluída através da descrição de seu UF e município correspondente. Se uma carga está marcada para chegar a um estado, mas, no meio do percurso, esse destino foi alterado, é preciso que essa mudança seja detalhadamente documentada no MDFe. Em casos como esse, o antigo documento deve ser encerrado e o novo (com as informações atualizadas) deve ser gerado.

Por que devo fazer o encerramento do MDFe?

Toda transportadora deve encerrar o MDF-e pois, em caso de não realização do mesmo, a fiscalização não vai permitir que outros manifestos sejam autorizados. Isso pois um MDFe nutre uma única prestação de serviços.

Basicamente, isso significa que, enquanto um MDFe estiver com seu veículo e motoristas ligados à operação do documento, eles não podem prestar serviços em novas operações até que as entregas em aberto sejam finalizadas. Por causa disso, é imprescindível que todos os gestores certifiquem-se que seus manifestos estão sendo corretamente encerrados.

Como encerrar o manifesto de cargas corretamente?

Apesar de parecer complicada, o encerramento do MDF-e é uma tarefa muito simples na hora de administrar seu documento fiscal. Utilizando a plataforma da SEFAZ ou alguma outra terceirizada, você poderá encerrar seus manifestos através de um ambiente onde é possível consultar todos os documentos fiscais que ainda não foram encerrados ou identificá-los através da chave de cada MDF-e.

Para garantir que você não vai sofrer nenhum problema na hora de encerrar seus manifestos, é recomendado que você utilize uma plataforma que ofereça suporte completo para gerar e encerrar o MDFe em sua transportadora de cargas.

Apesar disso, muitos gestores ainda não entendem seu funcionamento na prática. Além de colocar suas atividades em risco, não saber como aplicá-lo em seu dia a dia também pode contribuir para um atraso de suas entregas.

Por isso, nós preparamos um minicurso completamente gratuito com as melhores dicas para tornar a emissão de seus manifestos uma tarefa muito mais fácil. Baixe agora mesmo clicando aqui.

Acompanhado de um suporte técnico 24h/7 dias por semana para acabar com todas as suas dúvidas, o Hive.cloud MDFe ainda funciona completamente online para você realize o acompanhamento de todos os manifestos de carga que sua transportadora precisar em qualquer lugar. Experimente gratuitamente agora mesmo!

Hive.Cloud
5 Comentários
  • silvia
    Responder
    Posted at 15:34, 3 de abril de 2018

    Nao consigo encerra manifesto ,o que fazer?

  • karina
    Responder
    Posted at 17:03, 13 de setembro de 2018

    nao consigo encerrar manifesto aparece erro 631 o que faço?

    • Posted at 11:30, 14 de setembro de 2018

      Olá, Karina!

      Os códigos de rejeição do MDFe podem ser consultados no Manual de Orientações do Contribuinte (MOC), que está disponível para download no portal nacional do MDF-e, no endereço eletrônico https://mdfe-portal.sefaz.rs.gov.br menu “documentos“.

      Caso seja cliente Hive.cloud, você pode pedir ajuda a nossa equipe de suporte direto do seu ambiente de emissão. Estamos disponíveis 24h! 🙂

      > Experimento o emissor Hive.cloud MDFe <

  • Aderson
    Responder
    Posted at 09:45, 23 de outubro de 2018

    Bom dia! Necessito encerrar um MDF-e, porém o mesmo foi emitido no emissor gratuito do governo que foi descontinuado… como faço?

    • Posted at 15:14, 23 de outubro de 2018

      Oi Anderson!

      Encerrar seu MDFe usando a plataforma hivecloud é muito fácil! Basta entrar em contato com a equipe de suporte direto de seu ambiente em nossa plataforma e solicitar o passo a passo do encerramento.

      > Utilize agora o hivecloud MDFe! <

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website