O seu cliente já abandonou sua loja virtual porque o produto que ele queria não estava mais disponível? Você já foi forçado a vender produtos fora de linha por uma pequena porcentagem do que custaram originalmente? Então, há uma boa chance de que você não faça o controle de estoque de lojas virtuais da maneira correta.
Certificar-se de que você tem a quantidade certa de produtos em estoque para atender a demanda de vendas é uma tarefa essencial. Porém, isso exige um pouco de análise e muito planejamento.
Para que você saiba por onde começar, separamos 8 dicas de controle de estoque, fundamentais para garantir o sucesso do seu e-commerce. Acompanhe conosco!
1. Use dados para planejar com antecedência
Use dados para planejar com antecedência e calcular a quantidade correta de produtos que você deve ter ao longo do ano. Comece com estas 2 etapas para o controle de estoque de lojas virtuais:
Observe seus números anuais de pedidos. Divulgue os números em volumes diários, mensais e trimestrais para ajudá-lo a identificar os picos e as necessidades de demanda.
Por exemplo, você precisa de estoque extra no início de dezembro para atender a demanda de Natal? Seu pico acontece perto do dia das mães? Tudo isso precisa ser mapeado;
Identifique quanto estoque adicional você provavelmente precisará se a demanda dos clientes aumentar por qualquer motivo. Para uma previsão mais precisa, veja o que aconteceu nos anos anteriores. Verifique as últimas tendências de consumo.
Revise os dados da indústria para determinar o volume certo de estoque de segurança para o seu negócio.
Além disso, pense nos recursos que você precisará para fazer os envios ao longo do ano. Em certos períodos, você pode precisar de caixas adicionais ou plástico bolha, por exemplo. Em outros momentos você pode precisar de menos. Isso também afetará o cálculo de frete.
Também é importante verificar se você possui um bom processo para manter os níveis de estoque adequados. Pergunte a si mesmo:
- Quão rápido posso substituir os níveis de estoque quando eles caem?
- Tenho estoque de segurança suficiente para lidar com fatores imprevisíveis da demanda do cliente?
2. Considere armazenar seu estoque estrategicamente
Considere armazenar alguns dos seus produtos fora do site para aproximá-lo dos clientes e reduzir o tempo de envio. Pense na criação de pontos regionais para o controle de estoque de lojas virtuais. Crie um acordo de envio ou armazenamento com uma rede nacional de transporte.
Aloque melhor o espaço de armazém para produtos com alta demanda. Configure seu depósito para que os produtos mais procurados sejam de fácil acesso. Faça bom uso de todo o espaço disponível armazenando produtos menos populares nas áreas mais difíceis de alcançar.
3. Planeje contratar mais funcionários durante períodos cheios
A maioria dos sites de comércio eletrônico vê uma alta dos seus negócios durante o fim do ano, por causa do Natal e Black Friday. Se você estiver ocupado nesta época do ano, comece a planejar em junho.
É preciso tempo para recrutar e treinar novos funcionários. Esteja ciente das tendências e eventos que tenham a possibilidade de influenciar o comportamento de compra dos seus clientes.
4. Use um software de controle de estoque de lojas virtuais
Usando softwares de controle de estoque de lojas virtuais em tempo real, você poderá fazer o controle ao simples clique de um botão. Escolha um software que defina e leia um código de barras exclusivo para cada item em estoque. Certifique-se de que o sistema:
- Atualiza seus níveis de estoque assim que um item é retirado da prateleira e o código de barras é escaneado pela equipe;
- Identifica quando um produto está fora de estoque e atualiza o seu site imediatamente;
- Rastreia um item durante o envio e dá a você e a seus clientes um tempo de entrega preciso.
5. Responda rapidamente quando o estoque acabar
Idealmente, você nunca ficará sem estoque — porque cada vez que um produto está fora de estoque, você tem uma ordem perdida e, potencialmente, um cliente perdido. Contudo, na eventualidade de isso acontecer, é essencial responder rapidamente para minimizar o problema. Por isso, considere:
- Remover o produto fora de estoque do seu site para evitar pedidos e configurar uma mensagem que diz que o produto estará de volta ao estoque em breve;
- Retomar as ordens e cumprir os pedidos quando o produto entrar em estoque novamente;
- Monitorar seus produtos mais vendidos de perto, e reabastecer rapidamente o estoque quando chegar ao limite mínimo.
6. Revise os volumes de estoque de segurança
Ter muito estoque na mão é tão ruim quanto ter pouco. O estoque extra ocupa espaço no seu depósito e custa caro à sua loja virtual. Quanto mais tempo seus produtos ficam parados, mais eles perdem em valor. Por isso, para algumas lojas, ter uma loja virtual sem estoque pode ser uma boa saída.
Fique atento ao tempo de entrega dos seus fornecedores. Observe quanto tempo leva para obter o produto a partir do momento que você faz o pedido. Use esta informação para rever o volume de estoque de segurança disponível e ajustá-lo de acordo com isso. Busque ter estoque suficiente pelo menos para os próximos 30 dias.
7. Use um sistema de gestão adaptado ao seu negócio
Faz sentido usar um sistema de controle de estoque de lojas virtuais adequado a você e ao seu negócio para o controle de estoque de lojas virtuais. Existem vários no mercado. Selecione aquele que melhor atenda às suas necessidades.
Pergunte aos fabricantes ou consultores se você precisar e procure um que se conecte ao seu software de contabilidade, folha de pagamento e outros sistemas relevantes.
Além disso, um sistema adequado ao seu e-commerce te ajudará a manter os registros da empresa precisos e atualizados. Parece óbvio, mas é fácil deixar que esses dados se percam.
Você gerenciará seu inventário de forma mais eficaz com informações precisas e atualizadas. Fique atento ao status do seu inventário. Verifique diariamente ou até várias vezes ao dia caso necessário.
8. Mantenha seus clientes informados
Os clientes apreciam uma boa comunicação. Eles gostam de saber o que está acontecendo no seu pedido desde o momento em que é pago até o momento em que é entregue. Use um sistema de controle de estoque de lojas virtuais que monitore adequadamente o processo de entrega. Dê aos clientes a capacidade de rastrear sua ordem online.
Gerenciar seu inventário pode parecer problemático às vezes. Por um lado, você quer estoque suficiente para atender a demanda. Por outro, você não quer ter demais e acabar com dinheiro parado. O segredo reside na pesquisa e no uso de dados para tomar decisões.
Um bom controle de estoque de lojas virtuais estrutura o seu negócio e garante o bom desempenho nas vendas.
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