DistribuidoraE-commerceIndústriaTransportadora

Veja o que é frete SPOT e quando você deve contratar para suas entregas

6 minutos de leitura
Veja o que é frete SPOT e quando você deve contratar para suas entregas
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 31 de janeiro de 2023

Existem diferentes modelos de negociação de frete na contratação de transportadoras, e um dos que mais causam dúvidas é o Frete SPOT. Isso porque, embora seja comum para os profissionais de logística utilizá-lo, normalmente os embarcadores firmam contratos anuais com as empresas de transporte e já se estipula a demanda de serviços e tabela de preços.

Entretanto, o frete SPOT pode ser uma alternativa bastante viável em alguns casos. Por esse motivo, para que você não tenha mais dúvidas sobre esse tema, levantamos as principais informações sobre essa modalidade de frete.

Neste artigo você vai entender: 

  • O que é o Frete SPOT;
  • Como funciona;
  • Principais características;
  • Vantagens do serviço; 
  • Qual é a melhor opção de frete: SPOT ou tradicional?
  • E os riscos na utilização frequente desse frete.

Agora que você já conferiu os tópicos que abordaremos, vamos às respostas!

    O que é frete SPOT e como funciona? 

    O frete SPOT é um tipo de contratação que o embarcador pode fazer à parte do contrato regular, quando surge a necessidade de entregar cargas consideradas urgentes e consequentemente, no menor prazo possível. Para tanto, é exigida uma nova cotação.

    Devido ao caráter emergencial da prestação de serviço, essa modalidade de negociação não é sempre acionada. Pelo contrário: a recomendação é usar o SPOT apenas em casos pontuais. Isso porque os valores cobrados pelas transportadoras que operam com o modelo costumam ser superiores aos preços do transporte previsto em contrato. 

    Quando a necessidade surge, quem fica responsável pela logística na empresa deve acionar o frete SPOT e estabelecer quais serão as prioridades a partir dali. Isso garante rapidez na solicitação da nova cotação para assegurar que o prazo de entrega seja respeitado, sem que a qualidade do envio se perca.  

    Em seguida, é preciso escolher qual será a transportadora responsável por prestar esse serviço, seja ela parceira ou não, para depois finalizar o processo realizando o pagamento.

    Vale ressaltar que essa modalidade costuma funcionar muito bem nas etapas logísticas, pois, como explicamos, não é algo recorrente.

    Principais características do frete SPOT

    Existe uma série de características que envolvem o frete SPOT. Separamos as principais para você conhecer antes de optar por esse modo de contratação.

    Pagamento à vista

    Por se tratar de uma demanda que precisa ser resolvida com urgência, o método de pagamento do frete SPOT é geralmente à vista, já que a data de vencimento é imediata.

    Com isso, não existe o período de corte (quando se juntam vários fretes, referentes a um determinado intervalo de tempo, e se envia um única fatura com o valor integral do serviço).

    Transporte de urgência

    Este tipo de frete é indicado apenas em caráter emergencial, nas situações que exigem determinada urgência. Alguns exemplos habituais são a entrega que precisa ser realizada com rapidez, a necessidade de reposição de algum item ou uma exigência especial do cliente. 

    Cargas fora do padrão

    As empresas que trabalham com diferentes segmentos ou públicos e possuem uma variedade considerável de produtos no portfólio costumam ter dificuldade para encontrar transportadoras que atendam todas as suas necessidades. 

    Exemplo disso é uma empresa que possui negócios Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C). Ela necessita de uma montagem de carga diferente para cada público. Logo, as cargas fora do padrão também são um tipo onde se recomenda uso do SPOT, pois é imprescindível realizar uma boa negociação de tabelas de fretes.

    Entrega imediata

    Como um dos principais pontos desse modelo de negociação é suprir uma demanda urgente, na maioria das vezes as entregas são feitas imediatamente. Assim, o prazo consegue ser cumprido. 

    Custo elevado

    Considerando o objetivo do frete SPOT que é sanar um problema quanto antes, faz sentido que o custo dessa operação seja mais alto do que no transporte regular. Afinal, esse serviço é prestado fora do contrato que o embarcador firma com as transportadoras parceiras. 

    Vantagens do serviço de frete SPOT

    Embora o custo seja mais alto do que o contrato normal e só exista uma opção de pagamento, não se engane: há diferentes vantagens em utilizar o frete SPOT na sua empresa para contornar demandas emergenciais.  

    Prazos curtos

    No frete SPOT, como a entrega costuma ser imediata, as transportadoras que oferecem esse tipo de serviço são acostumadas a trabalhar com prazos curtos. Assim, uma das vantagens da modalidade é a garantia de que a entrega será efetuada no período estipulado. Vale ressaltar que nesse modelo não existem diferentes paradas no trajeto da mercadoria, nem o uso de cargas fracionadas, logo, ele realmente é bem mais ágil.

    Satisfação do cliente

    Um dos principais motivos para fazer uma contratação que se configura como SPOT é, justamente, garantir a satisfação do seu cliente. Isto porque, caso a liberação do pedido tenha atrasado ou algum problema interno prejudique o despacho do produto, ainda há como recuperar o tempo perdido e oferecer o melhor serviço possível ao consumidor.

    Além disso, é sempre interessante avaliar que alguns clientes estão dispostos a pagar um pouco a mais para ter a mercadoria entregue com mais agilidade. Sendo assim, isso também contribui para ele ficar satisfeito com a sua empresa.

    Chances menores de queda no nível de serviço

    Quando o prazo final de entrega para o consumidor é afetado, o nível de serviço também é prejudicado. Entretanto, uma vez que um dos princípios do SPOT é a qualidade no serviço de entrega, há menos chances do setor de transporte da empresa embarcadora sofrer baixa nessa área.

    Contratação rápida

    Situações emergenciais exigem rapidez para serem solucionadas e não prejudicarem a reputação da companhia. É por essa razão que outro benefício dessa modalidade é o fato da contratação de frete ser muito mais rápida que o usual. 

    Qual é a melhor opção de frete: SPOT ou tradicional?

    Ainda  tem dúvida sobre qual modelo de contrato escolher para a demanda que você possui? A primeira dica é analisar minuciosamente o que precisa ser feito e quanto tempo a empresa tem para realizar alguma ação.
    Busque sempre observar os motivos e a frequência que o frete SPOT está sendo usado para entender se o contrato com a transportadora ainda faz sentido.

    Caso identifique um padrão, é recomendado voltar a negociar as condições de frete com as fornecedores logísticos parceiros, explicando as particularidades do seu negócio e ajustando o serviço.

    Novamente, a intenção do SPOT é suprir uma necessidade pontual. Se a demanda ultrapassa essa linha, reavalie a modalidade de contratação.

    Quais são os riscos do frete SPOT usado frequentemente?

    Como explicamos, o objetivo de utilizar o frete SPOT é garantir que situações pontuais, consideradas urgentes, sejam contornadas para, dessa forma, assegurar uma boa experiência ao consumidor.

    Entretanto, não é recomendado utilizar esse serviço o tempo todo, já que ele costuma ser mais caro e isso pode comprometer o caixa da empresa.  

    Para prevenir o excesso de gastos e evitar falhas, a empresa embarcadora deve se atentar a certos cuidados essenciais, adotando estratégias que reduzam os custos logísticos.

    >> Baixe grátis nosso ebook e confira 5 erros que encarecem a gestão de transporte terceirizado.

    Este artigo te ajudou? Continue acompanhando o nosso blog para se manter informado sobre temas relacionados!