Assim como trouxe mudanças importantes na carta de correção do CTe, a Nota Técnica 2024.001 também vai alterar o serviço assíncrono do MDFe.
Sabe o que isso significa e como pode impactar a sua operação? Confira mais nos próximos tópicos.
O que significa a desativação do serviço assíncrono do MDFe?
De acordo com o MOC versão 3.00b, os serviços MDFeRecepcao lote assíncrono e MDFeRetornoRecepcao consulta de resposta do lote serão descontinuados em 30 de junho de 2024.
A razão dada pelo Fisco é que o MDFe sempre trabalhou com lotes contendo apenas um MDFe, e a manutenção do serviço não é vantajosa, uma vez que o serviço síncrono fornece resposta imediata à autorização.
Vale lembrar que a desativação desse serviço assíncrono já aconteceu para outros documentos fiscais eletrônicos, como o CTe, tendo o Fisco demonstrado interesse em desativar de todos os Documentos Fiscais eletrônicos.
Outro detalhe importante é que não haverá prorrogação para essa desativação. Dessa forma, o alerta é para que todos migrem para o serviço de recepção síncrono do MDFe (MDFeRecepcaoSinc).
Como isso impacta a emissão do MDFe?
Em síntese, essa mudança só tem o objetivo melhorar e atualizar os processos associados ao transporte de cargas, assegurando mais eficiência e cumprimento das regulamentações atuais.
Já emito MDFe, preciso fazer alguma ação?
Se você já é cliente Hivecloud e emite MDFe pela nossa plataforma, não se preocupe, nada mudará na sua rotina de emissão.
Afinal, nosso emissor é constantemente atualizado conforme as regras da Sefaz para que você não cometa erros fiscais.
Ainda não conhece o Hivecloud MDFe? Então confira o tópico abaixo
Diferença entre o envio assíncrono e o envio síncrono
Resumidamente, a principal distinção entre esses métodos de envio é a quantidade de conexões feitas com o serviço web da Sefaz.
No envio assíncrono, a aplicação envia o XML para o serviço web e recebe um número de recibo. Em seguida, faz outra requisição ao serviço web para consultar esse número de recibo e obter as rejeições ou o MDFe, caso seja aprovado.
Por outro lado, no envio síncrono, apenas uma única requisição é necessária: a aplicação envia os dados ao serviço web e, na resposta, já recebe as rejeições ou o MDFe aprovado.
Outras atualizações da Nota Técnica 2024.001
Em relação ao MDFe, outra mudança importante foi em relação à limitação de tempo nos documentos importados para emitir MDFe
Antes, para emitir um novo MDFe, o emitente podia importar documentos fiscais (CTe, MDFe ou NFe) que foram gerados em qualquer data.
Mas desde oito de abril de 2024 o limite de tempo passou a ser de 6 meses desde a sua data de emissão.
Por exemplo:
Se você importar um CTe, MDFe ou NFe que foi emitido há mais de 6 meses, ao tentar emitir seu MDFe, a Sefaz também retornará com a seguinte mensagem de rejeição:
Rejeição: Chave de acesso da NFe transportada muito antiga [chNFe: 99999999999999999999999999999999999999999999] .
Benefícios do Hivecloud MDFe
Além de seguir 100% as atualizações da Sefaz, com o emissor de MDFe da Hivecloud você emite seus documentos em segundos. Outras vantagens importantes são:
1. Compatibilidade com certificados A1 e A3
A segurança digital é uma preocupação crescente, especialmente em um setor que lida com uma grande quantidade de informações sensíveis.
Dessa forma, o Hivecloud MDFe oferece compatibilidade total com certificados digitais A1 e A3. Isso é crucial para garantir a autenticidade e a integridade dos documentos emitidos.
2. Importação automática de dados
Nosso recurso de importação automática torna o processo de emissão não apenas mais rápido, como também mais preciso.
Além disso, você conta com diferentes opções na hora de começar a emitir do seu documento: importando arquivos XML, buscando NFe ou CTe digitando a chave de acesso ou buscando CTe emitido através do nosso emissor de Conhecimento Eletrônico.
Dessa forma, o sistema elimina a necessidade de inserção manual de dados, reduzindo significativamente a possibilidade de erros humanos e o tempo dedicado a estas tarefas.
3. Sem limitação de usuários e armazenamento
Um dos maiores desafios enfrentados por pequenas empresas é o gerenciamento de recursos limitados.
Dessa forma, nosso emissor é sem limites de usuários ou armazenamento. Este diferencial permite que empresas de qualquer tamanho escalonem suas operações sem se preocupar com custos adicionais ou armazenamento de dados.
4. Suporte 24 horas
Nosso suporte técnico 24/7 assegura que qualquer dúvida seja rapidamente resolvida, minimizando possíveis interrupções nas operações de transporte.
Continue acessando o nosso blog para ficar por dentro de todas as atualizações da Sefaz.