CTeDocumentos FiscaisMDFe

Emissor Web: o que é e para que serve esse sistema?

5 minutos de leitura
Emissor Web: o que é e para que serve esse sistema?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 5 de dezembro de 2022

Você já parou para pensar sobre a quantidade de esforços que precisavam ser feitos em uma operação logística antes de boa parte das etapas serem integradas a um sistema de gestão?

Pois é, muitos trâmites que são realizados automaticamente por softwares já foram realizados manualmente há algumas décadas. É claro que, com a chegada desses recursos, o setor como um todo se transformou e isso proporcionou uma série de otimizações na entrega dos serviços que são prestados pela área.

Como as pessoas já não estavam tão ocupadas com a burocracia, ficou mais fácil entender onde atuar para garantir que todos os produtos seriam entregues com máxima agilidade e sem nenhum dano, prezando pela satisfação total do cliente.

Entre as novidades que a tecnologia oferece para os operadores logísticos, uma bastante utilizada é o emissor web e, de fato, esse sistema traz vários benefícios que otimizam o transporte de mercadorias.

Por esse motivo, continue lendo este artigo até o final para saber o que é o sistema emissor web e também para entender o conceito por trás do CT-e e MDF-e, dois dos principais documentos emitidos por ele.

    O que é emissor web?

    O emissor web é um sistema que permite gerar documentos em poucos segundos, 100% online, o que traz mais velocidade a alguns processos logísticos. Como essa documentação é essencial para os veículos serem liberados e, assim, o transporte das mercadorias acontecer, o impacto positivo do emissor na rotina das instituições é altíssimo.

    Isto porque fica muito mais prático emitir os documentos, independente de onde você esteja, e não é mais necessário perder horas a fio preenchendo papelada porque, além de fazer a emissão pelo sistema, ele ainda insere os dados automaticamente na plataforma.

    Ou seja, ao usar o sistema emissor web você recorre a uma forma eficiente de tornar a logística da sua empresa muito mais rápida, sem perder qualidade durante a operação.

    O que é CTe e MDFe?

    Entre os documentos que podem ser emitidos a partir de um sistema emissor web, dois muito conhecidos e extremamente importantes são o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).

    Confira abaixo o conceito de cada um desses documentos.

    CT-e

    O CT-e é um documento fiscal válido exclusivamente para a prática do transporte de cargas. Ele comprova as atividades que foram executadas durante o deslocamento entre um local e outro, servindo para qualquer modal, seja ele rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário ou dutoviário.

    Esse documento possui validade jurídica garantida pela assinatura do emitente, e só existe em versão digital. Entre as vantagens do documento, destacam-se:

    • Redução de custos com impressão e aquisição de papel;
    • Redução de custos com armazenagem;
    • Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira.

    MDF-e

    O MDF-e, ou Manifesto Fiscal, é um modelo padrão de documento eletrônico que tem como objetivo simplificar as obrigações dos contribuintes, permitindo que as operações comerciais sejam acompanhadas em tempo real pelo Fisco.

    Com o documento, é possível:

    • Rastrear circulação física da carga;
    • Identificar o responsável pelo transporte a cada trecho do percurso;
    • Consolidar as informações da carga acobertadas por um único CT-e ou NF-e;
    • Agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito;
    • Registrar as alterações/substituições das unidades de transporte ou de carga e seus condutores;
    • Registrar o momento do início e do fim do transporte.

    Da mesma forma que o CT-e, o MDF-e também possui valor jurídico assegurado pela assinatura do emitente. Em ambos os casos, a possibilidade de ter os sistemas integrados ao emissor web 100% online facilita as movimentações logísticas das empresas.

    5 Principais vantagens do Emissor Web Hivecloud

    Emita CTe e MDFe em 1 minuto

    Se você ainda está se perguntando quais são as principais vantagens do sistema emissor web Hivecloud, veja a lista que preparamos!

    #1. Emissão do CT-e e MDF-e em formato digital

    Por serem dois dos principais documentos que precisam ser gerados para ocorrer o transporte de cargas, em poucos segundos o emissor web acelera o processo de emissão do CT-e e do MDF-e, otimizando a rotina da empresa.   

    #2. Acesso ao emissor de qualquer lugar

    Agora você não depende mais de um local específico para emitir documentos obrigatórios, pelo contrário! Com o sistema emissor web, a emissão pode ser feita de qualquer lugar, sem perder tempo. Basta ter acesso à internet e um computador disponível para efetuar a operação, o que torna tudo muito mais prático. 

    #3. Cálculo automático de ICMS e CFOP

    Tanto o ICMS quanto o CFOP podem ser calculados automaticamente através do sistema, evitando potenciais erros de cálculos e poupando bastante tempo para os operadores logísticos que antes ficavam responsáveis por essa atividade. Logo, otimização garantida!

    #4. Cadastro de usuário e armazenamento ilimitados

    Esse sistema permite que todos os seus dados ficam salvos na nuvem com a máxima segurança, tendo armazenamento ilimitado. Logo, não há como perder documentos que são importantes. Outra vantagem é o cadastro do usuário que é disponibilizado pelo software. 

    #5. Preenchimento automático de dados

    Antes era preciso despender um certo período de tempo para preencher todos os dados dos formulários que geram os documentos necessários para transportar as mercadorias, mas com um sistema web Hivecloud isso se transformou, porque agora é possível importar arquivos para agilizar a emissão dos seus comprovantes fiscais, sem perder mais tempo digitando.

    Entre um emissor pago ou gratuito, qual escolher?

    Se a sua empresa ainda não utiliza o sistema emissor web, saiba que é possível experimentar grátis como ele funciona para ter dimensão de como é possível potencializar a rotina logística da sua empresa.

    Claro que tudo irá depender da sua necessidade, no entanto, vale ressaltar que algumas vantagens do sistema emissor Hivecloud é que o usuário tem suporte 24 horas, mais segurança, e não precisa instalar software no computador – funcionalidades que otimizam o trabalho como um todo.

    Este artigo te ajudou? Continue nos acompanhando para mais dicas sobre gestão e otimização logística!