Gestão de Transporte

Descubra como funciona o Transporte Multimodal de Cargas

1 minuto de leitura
Descubra como funciona o Transporte Multimodal de Cargas
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 9 de agosto de 2022

O Transporte Multimodal é aquela onde a carga utiliza mais de um modal para chegar ao seu destino, tendo como responsável uma única pessoa jurídica ou operador de transporte multimodal – OTM, regido por um único contrato, desde a origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros.

O OTM tem como responsabilidades assumir a execução dos contratos, prejuízos resultantes de perda, danos, atrasos ou avaria das cargas que estão sob sua custódia. Lembrando que, este processo envolve todas as etapas necessárias desde a coleta até a entrega.

A abrangência do registro de Operador de Transporte Multimodal é válido em âmbito Nacional e Internacional, exceto países do Mercosul.

Para atuação no Mercosul, o OTM ficará restrito aos países associados ao Mercosul. Para exercer a atividade é necessário uma prévia habilitação e registro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Ao atuar em âmbito internacional, o OTM deverá obter licença na Secretaria da Receita Federal. O prazo concedido para essas habilitações são de 10 anos.

    Quais são os benefícios do Transporte Multimodal de cargas?

    Os benefícios proporcionados por OTMs são:

    • Diminuição dos custos do transporte com um único pagamento de frete;
    • Redução de custos em relação à intermodalidade, onde existe a divisão de responsabilidades;
    • Permite praticidade, agilidade e segurança das carga, maximizando o rendimento operacional com entregas mais rápidas;
    • Deixa o usuário mais tempo para cuidar da produção e comercialização dos bens por ter a responsabilidade com um número pequeno de intervenientes;
    • Reduz os eventuais problemas operacionais com as cargas transportadas;
    • Aumenta a competitividade da transportadora no mercado por garantir uma qualidade maior com a exigência dos operadores responsáveis e serviços de transportes eficientes.

    Além disso, a prestação de serviços por um OTM apresenta a vantagem de dividir os custos por todos os clientes. Caso a empresa deseje optar por possuir seu próprio setor logístico, os custos dessas operações são divididos somente por suas cargas transportadas.

    Alguma dúvida? Basta entrar em contato conosco via chat.