Documentos FiscaisGestão de TransporteLogísticaTransporte de cargas

DANFE simplificado: o que é e pra que serve?

4 minutos de leitura
DANFE simplificado: o que é e pra que serve?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de novembro de 2023

O DANFE Simplificado é um documento que veio para facilitar a vida dos consumidores e comerciantes. Principalmente para quem trabalha com e-commerce, o DANFE Simplificado traz todas as informações referentes a uma venda, em formato resumido e aperfeiçoado para impressão.

Você gostaria de saber mais sobre o DANFE Simplificado? Continue neste post para aprender sobre:

  • O que é DANFE Simplificado e como se diferencia do DANFE comum;
  • Quem deve emitir o DANFE Simplificado;
  • Especificações para emitir o DANFE Simplificado;
  • Informações sobre a Nota Técnica 2020.004 da NFe;
  • Principais benefícios do DANFE Simplificado;
  • Emita DANFE com praticidade.

    O que é DANFE Simplificado e como se diferencia do DANFE comum?

    O DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), é a representação da NFe reduzida, que contém as principais informações do documento fiscal.

    Sendo assim, é necessário que ele esteja presente em todas as operações comerciais. De forma resumida, este documento deve ir junto com a mercadoria até chegar no destinatário final de forma impressa ou digital.

    Já o DANFE Simplificado contém algumas especificações diferentes do modelo tradicional, com a função de facilitar o processo burocrático, substituindo o DANFE Comum, que é o documento mais completo.

    Clique aqui e conheça o DANFE Online

    Quem deve emitir o DANFE Simplificado?

    Todo comércio eletrônico, ou comumente conhecido como e-commerce, que realiza operações de compra e venda com o destinatário final, tem a responsabilidade de emitir o DANFE Simplificado.

    Vale ressaltar, ainda, que o DANFE Simplificado deve ser impresso ou permanecer digital antes da circulação do produto, uma vez que é ele que vai acompanhar a mercadoria durante todo o seu trajeto.

    Especificações para emitir um DANFE Simplificado

    Para emitir o DANFE Simplificado, algumas especificações precisam ser atendidas, como: tamanho e tipo do papel, caracteres, chave de acesso e preenchimento de campos obrigatórios. Confira abaixo essas regras. 

    Tamanho e tipo do papel

    O tipo de papel é indiferente, desde que a sua largura mínima seja de 55 milímetros e o código de barras deve ser/esteja visível para a leitura. 

    Caracteres

    A fonte do texto não pode ser inferior ao tamanho 6 e os títulos dos campos impressos devem ser em negrito e em letra maiúscula. 

    Chave de acesso

    A chave de acesso e o código de barras devem ser impressos no canto superior direito do papel, seguindo as normas do Manual de Orientação do Contribuinte.

    Campos obrigatórios

    Após o preenchimento dos campos obrigatórios descritos na Nota Técnica, a impressão pode ser feita em uma impressora comum. 

    Informações sobre a Nota Técnica 2020.004 da NFe

    No ano de 2020, no mês de agosto, foi publicada a Nota Técnica 2020.004, que contém informações sobre os campos obrigatórios da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) para a geração do DANFE Simplificado, modelo etiqueta. Para este novo formato é obrigatória a exibição dos seguintes campos:

    1. Descrição “DANFE Simplificado – Etiqueta”;
    2. Dados do emitente (Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ, Inscrição Estadual);
    3. Dados gerais da NFe (Tipo de operação, se entrada ou saída, Série e Número da NFe, Data de emissão);
    4. Informações do destinatário (Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ/CPF, Inscrição Estadual, quando existir);
    5. Valor total da NFe;
    6. Contingência EPEC (protocolo de autorização do evento).

    Principais benefícios do DANFE simplificado

    O DANFE Simplificado oferece benefícios tanto para quem vende, quanto para quem compra. Para o consumidor, essa versão simplificada proporciona uma leitura fácil e de melhor entendimento das informações da Nota Fiscal Eletrônica, uma vez que os dados estão resumidos, mas trazendo de forma objetiva, apenas com o que é essencial.

    Já para o vendedor, impacta em agilidade na impressão e organização no envio das mercadorias, acelerando as entregas e ainda, resultando, na redução de custos de impressão.

    Agilidade de impressão

    Por se tratar de um documento numa versão reduzida, a impressão é feita com muito mais facilidade e rapidez.

    Redução de custos

    Alguns estudos mostram uma economia de até 40% nos custos operacionais para a impressão do DANFE Simplificado, quando comparado ao modelo tradicional no tamanho A4. Ainda podemos inserir a redução de custos no consumo de tinta da impressora, energia elétrica e o envelope plástico (antes era obrigatório). 

    Entregas mais rápidas

    Por ter uma impressão mais ágil, consequentemente as entregas também ocorrerão de maneira mais rápida, por não haver empecilhos no despacho das encomendas.  

    Saiba como facilitar o gerenciamento de DANFE 

     Precisa melhorar o gerenciamento de DANFes na sua empresa?

    O nsdocs é uma ferramenta que você pode usar no formato de aplicativo e plataforma web para consolidar, administrar e distribuir arquivos XML de documentos fiscais eletrônicos.

    Através dessa ferramenta, os usuários têm diversas opções para obter o XML ou o DANFE da NFe, desde importação automática diretamente da SEFAZ, até recebimento de documento por e-mail, dentre outras opções.

    Além disso, uma vez que o documento está na plataforma, independentemente do método escolhido, os usuários têm controle total sobre os documentos, podendo visualizar ou imprimir o DANFE, enviar em lote ou organizar com marcadores.

    Caso queira experimentar o nsdocs sem compromisso, há um plano gratuito que permite a importação de um número limitado de documentos fiscais eletrônicos. Crie uma conta gratuita agora mesmo.

    Este conteúdo te ajudou? Compartilhe com os amigos! Até a próxima!