redução de custos

Redução de custos de transporte e preço de frete baixo, qual a diferença?

Dentro do setor logístico, é fato que muitos embarcadores buscam a redução de custos. E em meio a este cenário, as transportadoras acabam associando a necessidade dos embarcadores com a cobrança de fretes mais baixos. Mas será que somente a redução de taxas de fretes é o suficiente para garantir uma vantagem competitiva?

Avaliar os diversos processos da empresa é fundamental para identificar quais atividades possuem maior relevância para a formação do preço final e quais atividades podem ser ajustadas – e até mesmo eliminadas -, para a redução de custos. Veja os detalhes a seguir:

Avaliando processos e custos

Na busca de espaço no mercado, muitas transportadoras acabam focando somente na redução dos valores na hora de calcular frete para seus clientes, com o objetivo de aumentar a vantagem competitiva. Porém, se avaliarmos com maiores critérios, é possível observar que a competitividade nem sempre está relacionada apenas com a diminuição do preço do frete.

Conhecer todos os processos da transportadora e saber identificar as atividades que realmente geram valor para o produto final, é fundamental para eliminar ou promover mudanças em atividades que não adicionam valor ao serviço, e buscar a competitividade por outro caminho. Desta forma, toma-se como princípio o conceito de Cadeia de Valor e Vantagem Competitiva.

Entendendo a Cadeia de Valor e a Vantagem Competitiva

A Cadeia de valor é um conceito criado pelo especialista Michael Porter em 1985. Este conceito se baseia em observar o ciclo de atividades desenvolvidas pela empresa até a entrega do produto/serviço ao cliente final, com o objetivo de conhecer os principais fluxos de processos. Por meio deste conceito, é possível identificar quais são os processos que mais geram valor ao preço final do serviço e quais processos podem ser mudados ou eliminados para a redução dos custos que chegam aos clientes. Desta forma, haverá maior eficiência operacional, que auxiliará a refletir na Vantagem Competitiva da transportadora.

Preços de frete x Custos de transporte

Uma prática comum por parte das transportadoras é a redução do frete para atrair e manter clientes. Porém, esta prática na maioria dos casos é considerada um erro, já que a transportadora deixa de avaliar todos os processos responsáveis pela formação do preço final.Podemos citar o exemplo de uma transportadora que realiza serviços de carga lotação a um determinado embarcador (fornecedor de mercadorias). Porém, com a necessidade de atender a demanda de reposição de estoque de certos clientes, o embarcador acaba utilizando a modalidade de carga lotação e promove uma ociosidade nos veículos (já que não estão utilizando sua capacidade total).

A transportadora por sua vez, poderá avaliar o valor de suas atividades, identificando um desperdício desnecessário com a ociosidade de caminhões. Desta forma, observa-se a possibilidade de consolidar a carga deste embarcador no mesmo caminhão que irá transportar as mercadorias de outros clientes, sendo possível também ajustar a forma de negociação do frete, que poderá ser cobrado por tonelada transportada, ficando mais barato para o embarcador.

Como se pode observar, o transportador deixou de reduzir o preço do frete simplesmente para manter ou conquistar novos clientes e com isso, passou a ser mais competitivo ao analisar quais os processos poderiam ser ajustados para que houvesse uma redução de custos que poderiam ser repassadas ao embarcador.

Saber identificar a diferença entre reduzir custos de transporte de cargas e ter preços de frete mais baixos é fundamental para reconhecer que a competitividade de uma transportadora vai além de reduzir o preço de frete para seus clientes. Desta forma, as transportadoras que pretendem se descartar perante a concorrência, devem fornecer alternativas de transporte que reduzam a relação custo de transporte X valor da mercadoria aos embarcadores.

E você, como avalia os processos de sua transportadora para torná-la mais competitiva? Conte-nos através dos comentários!

Hive.Cloud
Sem Comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website