Gestão de Transporte

Como utilizar o diagrama de Pareto no transporte de Cargas?

4 minutos de leitura
Como utilizar o diagrama de Pareto no transporte de Cargas?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

Atualmente, as sazonalidades do mercado de transportes e a frágil estrutura econômica do país são dois fatores que representam grandes desafios para o gestor de transportadora. Por esses e outros fatores, o diagrama de Pareto torna-se essencial.

Logo, para que o gestor conduza seu negócio rumo ao sucesso, não basta apenas administrar bem seus recursos e colocar as finanças em ordem. A seguir, veja como utilizar a Análise de Pareto para analisar os problemas de sua transportadora.

    Princípio de Pareto

    O Princípio de Pareto, também conhecido como o princípio 80/20, foi criado em 1897 pelo sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto. Através de estudos, ele concluiu que 80% da riqueza mundial da época concentrava-se em 20% da população.

    Mais tarde, verificou-se que essa relação de concentração acontece em vários outros ramos da ciência, incluindo as ciências organizacionais. Em uma empresa, por exemplo, 80% dos seus problemas podem estar ligados a 20% das causas geradoras de problemas.

    Isso significa que, “atacando” 1/5 das causas potenciais, estaremos resolvendo 4/5 dos problemas. Embora esta relação não seja perfeitamente exata, ela nos dá uma ideia de concentração e priorização no ataque às causas dos problemas.

    Mas, o que fazer para priorizar ações quando há um grande número de problemas na organização? Neste caso, os gestores podem contar com o Diagrama de Pareto.

    O que é o diagrama de Pareto?

    O diagrama de Pareto é uma técnica para gestão de qualidade que auxilia nas tomadas de decisão. Ele permite aos gestores selecionar prioridades quando há um grande número de problemas e organizá-los de acordo com a sua importância.

    Isso é feito através de informações precisas e não apenas percepções. Dessa forma, eles podem concentrar seus esforços de melhoria no que realmente importa, eliminando assim os desperdícios de tempo.

    O Diagrama de Pareto é composto por um gráfico de barras, que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, possibilitando a localização de falhas vitais e a eliminação de perdas futuras.

    Exemplo de análise

    diagrama de pareto

    Diagrama de Pareto na prática

    Visando o ganho de vantagens competitivas, muitas transportadoras passaram a focar não apenas nos preços mais acessíveis, mas também no cumprimento dos prazos de entrega.

    E mesmo com implantação de melhorias nos processos logísticos, muitas empresas ainda sofrem com as falhas na entrega, que podem ser causadas por diversos fatores e representam custos adicionais e atrasos em entregas.

    Para elaborarmos nosso diagrama de Pareto, tivemos como base este problema. A seguir, lhe mostraremos como desenvolvê-lo no Microsoft Excel em apenas 6 passos. Acompanhe!

    1. Liste todas as causas das falhas

    Primeiramente, você deve investigar as causas das falhas e listá-las no Excel de forma decrescente, com base no número de vezes em que ela ocorreu.

    2. Cite o número de ocorrências

    Ao lado de cada causa, em uma nova coluna, adicione o número de vezes que ela ocorreu em um determinado período.

    3. Some o total de falhas registradas

    Numa calculadora, some o número de falhas e escreva o resultado na linha “Total”. Para ser mais rápido, selecione todas as células da coluna “Nº de falhas” e clique no botão “AutoSoma”, na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Dessa forma, todos os valores serão calculados automaticamente.

    4. Calcule o percentual de cada problema

    Agora, você deve criar uma nova coluna denominada “Percentual unitário %”. Para calcular o percentual de cada causa, basta multiplicar o número de causas por 100 e dividir o resultado pelo número total de falhas.

    Exemplo: 49 x 100 = 4900 -> 4900 / 114 = 43%.

    5. Calcule o percentual acumulado

    Para calcular o percentual acumulado de cada causa, basta somar o percentual unitário da linha atual com a anterior.

    Por exemplo: para saber o percentual acumulado da causa “produto danificado”, some o seu percentual unitário “26%” com o percentual unitário da causa anterior “entrega de pedido errado”.

    Agora, para saber o percentual acumulado da causa “desvios de rota”, some o seu percentual unitário “17%” com o percentual unitário das causas anteriores “produto danificado” e “entrega de pedido errado”.

    Faça isso até a última causa. É importante lembrar que o percentual acumulado da primeira causa sempre será o mesmo do percentual unitário.

    6. Construa o gráfico

    Selecione as colunas A, B e C da planilha, da primeira linha até a que contém o último elemento. Neste exemplo, a linha 6. Em seguida, coloque-as lado a lado, selecione o conjunto e clique em “Inserir gráfico”.

    Na janela, clique em “todos os gráficos” e “combinação”. Escolha a opção “coluna clusterizada – linha no eixo secundário” e depois em “ok”. Pronto! Agora basta customizá-la de acordo com suas necessidades.

    Entendeu como utilizar o diagrama de Pareto para analisar os problemas de sua transportadora?

    Se você deseja otimizar ainda mais o transporte de cargas da sua empresa, baixe grátis nosso Infográfico com 8 Tecnologias para Otimizar o Transporte de Cargas clicando aqui.

    8 Tecnologias para Otimizar o Transporte de Cargas

    Entenda como as tecnologias podem auxiliar na eficiência de sua transportadora, numa gestão integrada, a reduzir os custos das operações e a reter seus clientes a longo prazo!

    8 Tecnologias para Otimizar o Transporte de Cargas

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.