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Conheça 5 ferramentas de gestão de qualidade essenciais para sua transportadora

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Conheça 5 ferramentas de gestão de qualidade essenciais para sua transportadora
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Escrito por:
Atualizado em 25 de março de 2024

As ferramentas de gestão de qualidade existem para verificar os processos de uma empresa e focar na qualidade do produto ou do serviço final.

Atualmente, é possível encontrar diversas ferramentas fundamentais para apoiar gestores de qualquer área e promover melhoria na qualidade da gestão.

No segmento logístico, por exemplo, é possível utilizar diversas metodologias para identificar problemas e focar em melhorias contínuas. Veja a seguir 5 ferramentas essenciais que você deve conhecer!

    1. PDCA

    PDCA (Plan-Do-Check-Act ou Planejar-Executar-Checar-Agir) é uma ferramenta de gestão de qualidade baseada em quatro passos para correção de erros e foco na melhoria contínua de processos e produtos.

    Este método de gestão se fundamenta em um ciclo, ou seja, todo o planejamento e ação desenvolvidos nele não possuem um final pré-estabelecido.

    As etapas do Ciclo PDCA são divididas da seguinte maneira:

    1 — P = (Plan/Planejar): É realizado um planejamento para estabelecer os processos necessários para entregar os resultados conforme os objetivos e metas da empresa.
    2 — D = (Do/Executar): É posto em prática todo o plano elaborado anteriormente. É realizada também uma coleta de dados para mapeamento e análise que serão utilizados nos passos seguintes.
    3 — C = (Check/Checar): É analisado o resultado coletado na fase de Execução e posteriormente comparado com os resultados esperados na fase de Planejamento.
    4 — A = (Act/Agir): São realizadas ações corretivas para que a empresa possa alinhar os resultados reais com o que foi inicialmente planejado.

    Como podemos observar na imagem abaixo, o ciclo PDCA representa uma base para a melhoria contínua, já que, ao final da quarta etapa, inicia-se novamente um novo planejamento para se alcançar novos patamares de qualidade.

    2. 5W2H

    5W2H é uma ferramenta de gestão de qualidade que tem como objetivo facilitar a elaboração de planos de ação. Esse modelo funciona como um checklist, onde são mapeadas as atividades que precisam ser desenvolvidas.

    Com esta metodologia, é possível observar com clareza o planejamento das atividades e a elaboração de projetos. Veja abaixo a representação de cada diretriz desta ferramenta:

    What — (O que) O que será feito?
    Why — (Por que) Qual a razão de ser feito?
    Where — (Onde) Em que local será realizada tal ação?
    When — (Quando) Em que momento ocorrerá?
    Who — (Por quem) Quem serão os responsáveis por cada atividade?
    How — (Como) Quais serão as ferramentas utilizadas e de que forma serão utilizadas?
    How much — (Quanto) Quanto custará fazer?

    3. MASP (QC Story)

    O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é uma metodologia japonesa (QC-Story) para análise e solução de problemas. Baseado em 8 etapas, este método procura identificar o problema e solucioná-lo de maneira efetiva. Veja:

    1. Identificação: Definição do problema a ser solucionado;
    2. Observação: Levantamento de dados para identificar as características específicas do problema identificado;
    3. Análise: Diagnóstico das principais causas do problema;
    4. Plano de ação: Montagem de plano de ação para bloquear as causas prováveis do problema;
    5. Ação: É colocado em prática todo o plano de ação para efetivar o bloqueio das causas do problema;
    6. Verificação: Verificação das ações promovidas. Caso ainda não sejam efetivas, torna-se necessário retornar à Etapa 1;
    7. Padronização: É feita a padronização dos métodos para evitar que o mesmo problema volte a ocorrer;
    8. Conclusão: Análise de todas as etapas e verificação da real solução do problema.

    4. Princípio de Pareto

    O princípio de Pareto, também conhecido como princípio 80 – 20, é um método de análise que pode ser utilizado para medir a produtividade de uma empresa. O princípio dessa ferramenta de gestão de qualidade diz que 80% dos resultados decorrem de 20% das causas e vice-versa.

    Logo, para uma gestão estratégica, o princípio de Pareto mostra que as empresas devem focar seus esforços em 20% das atividades que realmente importam. Assim, é possível obter algumas das seguintes vantagens:

    • Facilidade de direcionar esforços;
    • Eliminar a improdutividade e desperdícios;
    • Alcançar resultados com poucas ações.

    Como exemplo prático, é possível observar o caso de uma transportadora que, ao aplicar o princípio de Pareto, visualiza que 20% de suas atividades são responsáveis por 80% de seu faturamento.

    Logo, fica clara a necessidade de aumentar o foco nas atividades que estão dando maior resultado.

    5. Diagrama de Ishikawa

    O Diagrama de Ishikawa, conhecido também como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe, ou Diagrama 6M, é uma ferramenta utilizada para a melhoria e controle da qualidade nas empresas.

    Com ele é possível estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema, agrupando-os em 6 diferentes causas possíveis: materiais, métodos, máquinas, mão-de-obra, meio ambiente e medidas.

    A imagem abaixo traz o exemplo de uma transportadora que possui alta rotatividade de funcionários. Assim, ao identificar o problema, é possível desmembrar as possíveis causas e tratá-las de maneira única.

    Melhorando a gestão de qualidade em sua transportadora

    Conforme vimos, cada uma das cinco metodologias de gestão de qualidade possuem suas diferenças. Porém, em todos os casos buscam a melhoria contínua como objetivo final.

    Desta forma, independente da ferramenta utilizada em uma transportadora, é fato que deve haver um total conhecimento de como implementá-la para melhorar a qualidade de um processo.

    Vale destacar também que estas ferramentas e outras existentes, também podem ser utilizadas em conjunto para facilitar a solução de problemas e buscar melhorias na gestão.

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