Está sendo difícil para as transportadoras lidarem com a queda de frete durante esse período de crise que foi causado pela Covid-19. Essa pandemia trouxe grande desequilíbrio logístico, em que as compras de produtos caíram e muitas empresas de transporte estão com os veículos parados, porque não há carga suficiente para operar.
No entanto, muitas transportadoras já estão usando uma ferramenta que tem dado grande suporte para continuar operando, mesmo em meio à crise, como é o caso das plataformas de frete online.
Vamos mostrar a você como as transportadoras de todo Brasil estão aproveitando o frete online para contornar essa situação, ao vender cada vez mais seu serviço pela internet.
Cenário atual
A pandemia do Coronavírus começou a causar transtornos no início de 2020 e não levou muito tempo para provocar uma crise econômica de nível mundial. Grandes eventos, voos internacionais e demais serviços que geram aglomerações começaram a ser cancelados até chegarmos à necessidade de isolamento social.
Apesar de o transporte rodoviário de cargas ser um serviço essencial, já que é responsável por cerca de 65% de tudo que circula pelo Brasil, os números mostram que esse setor está sendo bastante prejudicado.
Variação da demanda no transporte de cargas
Para que se tenha uma ideia, próximo ao final de março de 2020, quando governadores de vários estados decretaram o fechamento de comércios, as transportadoras já sentiram uma queda de 26,14% no volume geral de cargas, segundo pesquisa da NTC&Logística. Desde então, a demanda continuou em queda, chegando à variação negativa de -45,20% na penúltima semana de abril.
Acompanhe o gráfico abaixo para entender melhor.
Mesmo com a leve estabilização que ocorreu entre os dias 20 e 26 de abril, o cenário ainda é preocupante. Afinal de contas, a compra de produtos não essenciais ainda não é prioridade para os consumidores. Consequentemente, as transportadoras sofrem com a queda do seu faturamento.
Crescimento no e-commerce
Já o e-commerce teve um saldo positivo em meio à crise: só no período de páscoa, entre os dias 1 e 12 de abril de 2020, o comércio eletrônico cresceu 64% e faturou 3,2 bilhões de reais. Isso se justifica com o fechamento dos comércios físicos e as medidas de isolamento social para conter a transmissão do vírus, fazendo com que muitas pessoas escolhessem a compra online de produtos.
Para os embarcadores que atuam no e-commerce, esse crescimento trouxe o desafio de procurar por transportadoras que atendam a essa nova demanda, para não prejudicar os prazos de entrega. Uma solução encontrada foi a contratação de frete online. A busca for frete online teve um crescimento de 77% desde o início da pandemia no Brasil, como mostra o gráfico abaixo do Google Trends.
Vantagens ao contratar frete online
Agora você pode estar se perguntando por que o embarcador está buscando por frete online. Bom, listamos abaixo quais as vantagens que a contratação do frete online trazem para o embarcador, para que você possa compreender melhor.
- Distanciamento: buscando por frete online, o embarcador consegue contratar a transportadora totalmente à distância. Todo o processo de negociação acontece online, incluindo a cotação do serviço e a troca de arquivos, como as notas fiscais. Com isso, o contratante não quebra as regras de isolamento e seus funcionários ficam mais seguros.
- Cotações instantâneas: o embarcador não precisa perder tanto tempo ligando para empresas e esperando receber por e-mail as cotações de frete. As transportadoras online podem oferecer cotações automáticas, o que agiliza o processo de contratação.
- Integração com e-commerce: o embarcador pode incluir as tabelas de frete das transportadoras online em seu e-commerce e oferecer para seu cliente as melhores opções de frete.
- Informações seguras: quando a troca de arquivos acontece no meio digital, as informações ficam padronizadas e guardadas em ambiente seguro. Desse modo, a emissão e o compartilhamento de documentos (incluindo EDI) acontecem sem erros de digitação e mais rapidamente.
O que a transportadora precisa para vender frete online
A transportadora que deseja começar a fechar fretes online para aumentar suas vendas precisa definir alguns pontos importantes do seu negócio. Dessa forma, os embarcadores saberão que a sua empresa de transporte atende às necessidades que eles procuram. Veja abaixo quais são esses pontos.
1. Tipo de carga a ser transportada
Sua frota de veículos tem estrutura para transportar qual espécie de mercadoria? Grãos, embalagens, produtos perigosos, refrigerados?
Para cada tipo de carga, há uma necessidade diferente de estrutura do veículo, e saber isso é importante para o embarcador. Por isso, tenha definido para quais modelos de carga sua transportadora prestará serviço.
2. Área de atuação
Defina também em quais cidades e estados sua transportadora vai atuar para fazer as entregas, assim como as coletas. Algumas transportadoras realizam subcontratações e redespachos para atenderem a uma área maior. Estabeleça como sua empresa vai funcionar e qual será a cobertura de atendimento.
3. Modais
Sua transportadora realiza o transporte multimodal de cargas? Se não for esse o caso, deixe estabelecido o modal do seu negócio, assim o cliente saberá se você será capaz de atender ou não ao transporte que ele necessita.
Se sua transportadora atende somente ao modal rodoviário, por exemplo, e o embarcador precisa que a mercadoria chegue em uma região onde o acesso é exclusivo pelo mar, você não corresponderá às expectativas, já que não trabalha com transporte aquaviário.
4. Meios de contato
Todos os dias, empresas prestadoras de serviços perdem oportunidades de negócio porque não se preocupam com os meios de comunicação que o cliente pode usar para chegar até ela.
Então, defina quais serão seus canais de contato com o cliente, como telefone e e-mail. Recentemente, uma ferramenta muito utilizada na comunicação tem sido o WhatsApp – sua transportadora vai utilizar esse novo meio para atender clientes?
5. Tabela de fretes
Você concorda que informar os valores do frete para o cliente de cabeça, sem ter um cálculo exato que inclui diversas taxas, pode induzir a diversos erros de cálculo? Então, com todas as informações que compõem o seu negócio, é hora de você preparar uma tabela de frete.
Essa atividade pode ser otimizada com um modelo pronto. Com tudo registrado em um documento, você define seus valores rapidamente para passar ao cliente, com as informações que envolvem o preço já configuradas.
6. Cadastrar-se em uma plataforma de frete online
Por último, você deve cadastrar sua empresa em uma plataforma de frete online que seja especializada para transportadoras. Uma ferramenta digital que recebe visitas de embarcadores de todo Brasil e que atende transportadoras de todos os modais.
Vantagens de ter a transportadora online
Colocar sua transportadora em um ambiente online faz toda a diferença para seu negócio se destacar entre os concorrentes. Além de aparecer para embarcadores de todo Brasil que estão buscando por novas transportadoras, você pode ter uma página exclusiva para seu negócio.
Com uma página exclusiva para sua transportadora online, o embarcador pode fazer uma cotação automática do seu serviço e entrar em contato com você, tudo isso rapidamente pelas suas informações de contato que estarão disponíveis na tela. Além disso, é possível oferecer o rastreamento da carga para seus clientes direto da sua página.
São muitos benefícios em uma só solução, não é mesmo? Sabemos que os desafios têm sido grandes para setor logístico, sobretudo para você, gestor de transportadora.
Por isso, queremos ajudar sua empresa a passar por esse momento com uma ferramenta que te auxilie a conseguir mais fretes online, principalmente em meio a todas as limitações trazidas pelo distanciamento social.