Documentos FiscaisMDFe

Emissor do MDFe: Onde fazer o download?

2 minutos de leitura
Emissor do MDFe: Onde fazer o download?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 9 de março de 2023

Para contratar um emissor de MDFe, existe uma variedade de sistemas disponíveis para compra. Se você está em busca de um desses softwares para emitir o Manifesto Eletrônico, confira as nossas dicas!

    O que é MDFe?

    O MDFe é um documento digital que foi criado para substituir o “Manifesto de Carga Modelo 25”. Nele, estão listados todos os documentos fiscais (NFe e CTe) que estão contidos em um veículo. O MDFe deve ser transmitido e autorizado pela SEFAZ do Estado, gerando o Documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos, chamado de “DAMDFE”, que deve ser gerado e enviado junto com as mercadorias até o seu destino final de forma impressa ou digital.

    Como emitir o MDFe?

    Assim como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), o MDF-e deve ser emitido através de uma plataforma à escolha do cliente. No entanto, para estar apto a realizar a emissão, a empresa deve atender aos seguintes requisitos:

    • Estar credenciada como emissor de CTe ou NFe na SEFAZ do Estado, procedimento comumente realizado pelo contador da empresa.
    • Possuir um Certificado Digital para validar o documento eletrônico. Saiba mais sobre o Certificado Digital aqui.

    Estando com a situação regular, a empresa poderá adquirir uma plataforma de emissão do MDFe e prosseguir com a sua operação de transportes.

    Plataforma paga ou gratuita?

    Esse questionamento é frequente entre os gestores. Embora os softwares gratuitos tenham a óbvia vantagem do custo, eles não entregam a personalização, velocidade e segurança de um emissor pago, em que existe a possibilidade de exigir o download.

    Ao decidir por um dos dois, uma dica muito importante é colocar todos os custos na ponta do lápis e verificar se o emissor gratuito é realmente uma boa opção.

    Algumas perguntas que você deve fazer são:
    – qual a velocidade média de emissão dos dois softwares?
    – quais recursos facilitadores eles oferecem?
    – qual a porcentagem de aumento da produtividade eu posso esperar aderindo a este software?
    – preciso fazer o download da plataforma?

    Onde posso fazer o download dessas plataformas?

    O melhor lugar para fazer o download do emissor de MDF-e gratuito é no site da Secretaria da Fazenda. Já as plataformas pagas, podem ser contratadas através dos próprios sites das empresas.

    As ferramentas mais modernas e completas não requerem o download, pois funcionam em plataforma web, 100% online. A vantagem de optar por uma ferramenta que não requer o download vai além da economia de espaço nas máquinas da sua empresa.

    Esses softwares proporcionam uma liberdade maior aos gestores, permitindo que os documentos fiscais sejam emitidos com segurança de qualquer lugar.

    A versão 3.0 do MDFe trouxe ainda mais obrigatoriedade e regulamentações a respeito do documento, portanto, é essencial que toda transportadora entenda como aplicá-lo a suas operações.

    Baixe nosso ebook gratuito com um guia prático do MDFe para aprender a inserir o MDFe corretamente no seu dia a dia.

    Experimente hoje mesmo o Hivecloud MDFe e emita os seus Manifestos Eletrônicos de maneira segura e rápida! Nossa plataforma 100% online foi projetada para resolver os principais problemas na emissão de documentos fiscais.

    Conte com a nossa equipe de suporte e implementação 24h/7 dias por semana para tirar as suas dúvidas e auxiliar na emissão do primeiro MDFe! Clique aqui.

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis

    Experimente agora o emissor de MDFe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.