Documentos FiscaisMDFeTransportadora

Consulta MDFe: como fazer de forma simples

3 minutos de leitura
Consulta MDFe: como fazer de forma simples
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 28 de março de 2023

A consulta MDFe pode ser feita de forma muito simples, se você tiver um bom sistema de manifesto, essa consulta é realizada em até 1 minuto. Dessa forma, as informações contidas no documento podem ser verificadas, de forma resumida ou completa, pelo destinatário e os interessados.

Você tem dúvidas sobre como é feita a consulta MDFe? Então continue lendo este post para aprender:

  • O que é MDFe;
  • Passo a passo para consultar MDFe emitido;
  • Passo a passo para consultar MDFe emitido pelo emissor Hivecloud;
  • É possível imprimir MDFe?;
  • Como descobrir se o Manifesto foi encerrado;
  • Obtenha seu emissor de MDFe e otimize tempo!

    O que é MDFe?

    O MDFe – Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, é um documento exigido pela Secretaria da Fazenda, para registrar todas as operações de transporte.

    Sejam estas feitas por transportadoras com o vínculo de CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) para transporte de carga terceirizado ou para empresas que transportam suas próprias mercadorias, vinculando a NFe.

    O objetivo do Manifesto de Carga Eletrônico é viabilizar a fiscalização. Assim, este documento possui todo o resumo da operação de transporte, com os documentos vinculados, o local de origem, assim como o destino, dados do veículo e do motorista.

    Sendo assim, é importante ressaltar que não há impostos envolvidos no Manifesto, uma vez que estas informações já estão presentes no documento vinculado ao MDFe, que é o CTe ou a NFe.

    Saiba se sua empresa precisa emitir MDFe 

    Passo a passo para consultar MDFe emitido 

    Dessa forma, você pode fazer a consulta do MDFe emitido através do Portal do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, confira abaixo os passos:

    • Acesse o site e faça login;
    • Informe a chave de acesso + recaptcha.

    Em seguida, a consulta restrita do MDFe será apresentada, contendo dados gerais, placa e situação. Dessa forma, você poderá solicitar a consulta completa, para isso, será solicitado um certificado digital e-CNPJ ou eCPF. 

    Se você estiver relacionado ao documento, a consulta completa será exibida, caso não, será mantida na consulta restrita. Dessa forma, é importante ressaltar que só é possível a consulta pública do MDFe para documentos emitidos há menos de 1 ano.

    Passo a passo para consultar MDFe emitido pelo emissor Hivecloud

    Utilizando um bom sistema emissor de Manifesto, como o da Hivecloud, você poderá encerrar o documento fiscal através de um ambiente onde é possível consultar todos os Manifestos que ainda não foram encerrados ou identificá-los através da chave de cada MDFe. Dessa forma, confira o simples passo a passo para consultar seu MDFe em 1 minuto: 

    • Acesse seu emissor Hivecloud;
    • Vá até a lista de MDFes;
    • Selecione o MDFe que você deseja consultar;
    • Clique em “consultar”.

    É possível imprimir MDFe?

    Uma vez que o MDFe é enviado e autorizado pela SEFAZ, automaticamente será gerado o DAMDFE com o número de via configurado. Todavia, através do botão DAMDFE é possível visualizar este documento do MDF-e autorizado ou até mesmo realizar a reimpressão do mesmo. Lembrando que apenas manifestos autorizados, encerrados ou cancelados podem ser impressos.

    Saiba como descobrir se o Manifesto foi encerrado

    Para consultar se um MDFe foi encerrado, é necessário:  

    • Acessar o portal MDFe no site da Sefaz e clicar em ‘Consulta não Encerrados’;
    • Em seguida, insira o CNPJ do Emitente;
    • Logo aparecerá uma tela com todos os MDFes não encerrados da empresa.

    Lembrando que para acessar a página de ‘Consulta não Encerrados’ é preciso selecionar um Certificado Digital, já que sem um, não é possível acessar a página e consultar os documentos. 

    Obtenha seu emissor de MDFe e otimize tempo!

    Para garantir que você não sofra mais nenhum problema na hora de encerrar seus manifestos, é recomendado utilizar uma plataforma intuitiva, que ofereça suporte completo para emitir e encerrar o MDFe em sua transportadora.

    Para isso, você pode contar com o Hivecloud MDFe, que tem suporte ativo 24 horas para tirar todas as suas dúvidas. Além disso, nossa plataforma funciona 100% online para que você emita seu MDFe e faça o encerramento dele de qualquer lugar.

    Gostou? Então experimente grátis emitir seu MDFe em segundos!

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis

    Experimente agora o emissor de MDFe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.