Existe uma série de processos manuais que foram substituídos por documentos eletrônicos. Um deles, por exemplo, se tornou o certificado digital A1. Já ouviu falar nesse termo?
Se ainda não foi o caso, está na hora de conhecê-lo.
Além de ser extremamente necessário, uma vez que o mundo está cada dia mais conectado e em constante transformação, esse certificado garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados.
O mais importante disso tudo é que ele tem validade jurídica, ou seja, é fundamental que as empresas não só saibam que o documento existe, como também entendam para que serve e qual é a maneira ideal de utilizá-lo.
Pensando nisso, o Hivecloud preparou este artigo especial comentando todos os pontos que você deve saber a respeito do certificado digital A1.
Aqui, você irá encontrar:
- O que é um certificado digital A1 e para que serve?
- Como o certificado funciona?
- Quais são as vantagens e desvantagens do modelo A1?
- Como configurar o certificado digital A1 no software Hivecloud?
Para dominar o tema ou nunca mais ter dúvidas a respeito dele, continue lendo até o final e salve esta página no seu navegador!
O que é um certificado digital A1 e para que serve?
Antes de explicarmos com mais detalhes sobre o que se trata o modelo A1, é essencial entendermos qual é o conceito por trás dos certificados digitais.
Como dissemos, muitos processos burocráticos, que antes eram realizados presencialmente e comandados por pessoas, passaram a funcionar através da inteligência artificial. O benefício proporcionado pela tecnologia garante muito mais eficiência e agilidade na execução de determinadas tarefas.
Desse modo, os certificados digitais são reconhecidos juridicamente e funcionam como as assinaturas eletrônicas das empresas, o que permite realizar operações de forma remota, legalizada e com muito mais segurança.
Tendo esse aspecto esclarecido, é interessante observar que esses documentos variam de modelo, podendo ser classificados como A1, A3 ou outros. Aqui, nosso objetivo é entender mais sobre o primeiro que citamos.
Sendo assim, podemos dizer que o certificado digital A1 atua como um software para validar e reforçar os mecanismos de segurança online. Através da assinatura eletrônica, que é firmada nas transações realizadas pelas instituições, a certificação garante a privacidade e confirma a autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.
Ela é gerada e armazenada em seu computador pessoal, portanto, dispensa o uso de cartões inteligentes ou tokens. No mais, tem validade de um (1) ano.
Vale ressaltar que o certificado digital A1 é necessário para que a sua empresa use alguns softwares, como é o caso do Hivecloud.
Como o certificado funciona?
A certificação tipo A1 pode ser ativada toda vez que o usuário realizar alguma ação que exige a assinatura eletrônica, como finalizar login ou validar determinadas informações.
Depois que se obtém autorização para tirar o certificado e ele é emitido, duas chaves criptografadas são geradas:
- Uma chave pública, que é mantida pela Autoridade Certificadora;
- E outra privada que, assim como o certificado em si, fica no computador pessoal.
Quando existe a necessidade de ativar o certificado, essas duas chaves são combinadas e a chave pública faz a leitura dos dados que existem na chave privada. A partir disso, a assinatura eletrônica é liberada para uso.
Inclusive, já que esse documento é instalado no computador pessoal e sempre existe a possibilidade de ocorrerem problemas com os equipamentos, para que nada seja perdido em casos assim é importante ter uma cópia de segurança da certificação.
Quais são as vantagens e desvantagens do modelo A1?
Há várias vantagens em utilizar o certificado do tipo A1. Para que você conheça as principais, confira a lista abaixo:
- A senha do certificado não precisa ser gravada, o que evita perdas de senha e uso indevido;
- O acesso ao certificado é restrito a quem utiliza o computador no qual está instalado;
- A emissão de documentos é feita de forma mais fácil, pois não solicita senha;
- Pode ser instalado em mais de um computador, tornando o uso mais fácil.
No caso das empresas que usam sistemas de emissão de Nota Fiscal Eletrônica, com o certificado digital A1 elas vão conseguir realizar essas emissões em qualquer computador, dentro ou fora da empresa – desde que o arquivo seja transferido para o sistema.
Mais uma vantagem desse tipo de documento é o uso simultâneo do sistema, onde vários funcionários da instituição conseguem utilizar o mesmo certificado, uma vez que não se exige cartão inteligente para realizar as transações. Logo, enquanto um setor está operando, outro também pode fazer o mesmo sem que se tenha qualquer tipo de prejuízo.
Além do que foi citado acima, ter como prevenir perdas e a inexistência de extravios são outras características vantajosas do modelo A1, já que existe a cópia de segurança e que a criptografia é armazenada no disco rígido do computador.
Do ponto de vista de custo, outro benefício é ser mais acessível do que o certificado digital tipo A3.
Levando essas informações em consideração, o que para algumas pessoas pode soar como desvantagem é o tempo de validade do certificado, por possuir renovação anual – diferente do A3, que oferece outras opções para as instituições (12, 24 ou 36 meses).
Porém, embora o período seja menor, vale ressaltar que o certificado A3 não traz as vantagens descritas acima.
Veja abaixo outras características que podem ser tidas como negativas:
- É preciso fazer a cópia de segurança do certificado;
- Em caso de problemas no computador, será necessária a compra de outro certificado;
- Validade de um ano.
Como configurar o Certificado Digital A1 no software Hivecloud?
Agora que você já conhece as principais informações a respeito deste documento eletrônico, chegou a hora de aprender como instalá-lo no software Hivecloud.
Para isso, indicamos que você visite o nosso site e faça o seguinte passo a passo, é bem simples:
- Acesse a nossa plataforma e, na aba “Dados Certificado” aperte o botão configurar certificado;
- Em seguida, para dar continuidade ao processo, uma janela contendo algumas informações sobre a empresa irá abrir e lá você deve escolher a opção trocar certificado;
- A próxima etapa é digitar a senha do seu certificado digital. Após fazer isso, não esqueça de apertar o botão TAB do seu teclado para que o comando seja validado pelo nosso sistema;
- Escolha o arquivo do certificado digital no formato PFX, que é o único aceito pelo Hivecloud, depois clique em “avançar” para iniciar o upload;
- Você vai ler na sua tela a mensagem “Operação realizada com sucesso!”, que confirmará a instalação do certificado no sistema. Depois, é só atualizar a página.
A transportadora que contrata o Hivecloud CTe conta com treinamento oferecido a equipe para aprender tudo sobre o sistema e com o suporte ativo 24 horas, para ser atendido prontamente em qualquer horário.
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