Por dentro dos documentos fiscais

Por dentro dos documentos fiscais | Hive.cloud

Por dentro dos documentos fiscais

Conhecer a importância de todos os documentos fiscais que influenciam o transporte de cargas é essencial para manter uma gestão livre de problemas, oriundos de multas e paralisações em detrimento da falta ou emissão incorreta de documentos. Por isso, estar em dia e saber se sua empresa entra nas características de cada documentação é essencial para a boa gestão de uma transportadora. Confira o artigo abaixo para conhecer as principais documentações do transporte de cargas do Brasil.

 

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

 

O CT-e faz parte do eixo de documentos que só existem no cenário digital, o que significa que sua emissão e manuseio ocorre completamente online. Seu principal objetivo é oferecer mais segurança e agilidade na hora de reunir as documentações que nutrem a carga. Sua emissão é obrigatória na realização de qualquer transporte de cargas em cenário nacional, variando sua flexibilidade de acordo com cada distrito do Brasil.

 

Para saber como evitar ser multado por não emitir o CT-e, clique AQUI.

 

Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTe)

 

O DACT-e funciona, basicamente, como uma versão impressa do CT-e, onde sua principal funcionalidade diz respeito a acompanhar a carga contendo informações e descrições sobre as mercadorias e produtos que estão sendo transportados. Acompanhando o documento auxiliar, está presente, principalmente, um número específico que funciona para autenticar o CT-e que classificar a carga.

 

Clique AQUI para conhecer mais sobre como emitir e áreas de atuação do DACTe.

 

Manifesto Eletrônicos de Documentos  Fiscais (MDFe)

 

O MDFe faz parte dos documentos que complementam e possuem seus requerimentos específicos em relação a suas exigências e aplicações. Semelhante ao CT-e, o manifesto de cargas oferece mais segurança e praticidade nas operações logísticas por ser um eixo digital de documentações da carga. Suas obrigações são admitidas quando é realizado o transporte interestadual com a emissão de pelo menos um conhecimento de transporte.

 

Com a recente atualização do MDFe 3.0, o manifesto eletrônico passou por uma série de mudanças em relação a seus preenchimentos e obrigatoriedades. Conheça mais sobre essas mudanças clicando AQUI.

 

Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFe)

 

Semelhante ao funcionamento do documento auxiliar do CT-e, o DAMDF-e possui sua importância por servir para comprovar o MDF-e ao acompanhar a carga que estiver sendo transportada. Ele torna a fiscalização muito mais prática e, consequentemente, evita problemas oriundos da emissão incorreta ou demora da comprovação de dados da carga.

 

Para saber mais sobre a aplicação do DAMDF-e para sua transportadora, clique AQUI.

 

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

 

Também fazendo parte dos documentos digitais, a NF-e funciona como qualquer nota fiscal de prestações de serviço: comprovar as operações da circulação e contratação das mercadorias no transporte de cargas. Sendo uma documentação eletrônica, a Nota Fiscal Eletrônica reduz os gastos operacionais das transportadoras por compactar todas as informações importantes em um único documento online.

 

Conheça mais sobre a importância da NF-e clicando AQUI.

 

Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFe)

 

Funcionado de forma semelhante aos outros documentos auxiliares, o DANF-e acompanha a carga e serve para comprovar, autenticar e consultar os dados inseridos na nota fiscal da prestação de serviço equivalente na carga. Sua principal vantagem é agilizar o processo de fiscalização ao direcionar sua autenticação diretamente para a nota através de um número descrito no próprio documento auxiliar.

 

Você ainda tem alguma dúvida sobre cada um dos documentos que fazem parte do eixo de requerimentos do transporte de cargas no Brasil? Deixe nos comentários abaixo!

Rômulo Mello
2 Comments
  • Denilson de Macedo
    Responder
    Posted at 11:08, 13 de outubro de 2017

    Aguardo contato para eliminar duvidas……..
    Obrigado,

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website