Documentos FiscaisTransportadora

Para que serve a NFe?

3 minutos de leitura
Para que serve a NFe?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de março de 2023

Quando falamos em documentações no transporte de cargas, estão inclusos vários detalhes que apresentam regulamentações específicas. Conhecer bem esses detalhes é o primeiro passo para evitar problemas fiscais e garantir a boa produtividade e desempenho de sua transportadora.

A NF-e é um desses detalhes que todo transportador precisa levar em conta na hora de tornar sua gestão mais segura e prática. Para isso, leia o artigo e entenda tudo que precisa saber sobre a NFe.

    O que é a NFe?

    Existindo apenas em ambiente digital, a Nota Fiscal Eletrônica, mais conhecida por NF-e, possui o intuito de validar com fins fiscais e documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços de transporte. Sua validade é garantida pela assinatura digital do remetente.

    Quais são as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica?

    Por ser um documento eletrônico, ele possibilita a redução de custos de impressão principalmente por dispensar a necessidade de estar sempre imprimindo documentações a mais.

    Aliada a isso, a NF-e ainda colabora para uma melhor organização de seus dados. Essa redução de custo abrange não apenas o espaço físico necessário para o armazenamento de documentos fiscais como também toda a logística que se faz necessária para sua recuperação e fiscalização.

    O uso da NF-e ainda reduz o tempo utilizado na parada de caminhões em postos fiscais, visto que os processos de fiscalização realizados nos postos fiscais serão simplificados, o que reduz consideravelmente o tempo de parada dos veículos de cargas nestas unidades.

    A emissão é obrigatória?

    Seguindo o Ajuste Sinief 07/2005, na cláusula primeira, parágrafo 2°, os estados brasileiros podem estabelecer diferentes obrigatoriedades em relação a emissão da NF-e, independente de estarem fixadas no protocolo ICMS.

    Isso significa que a emissão pode ser obrigatória em uns estados enquanto em outros não é necessária. Nós recomendamos a consulta direta com o órgão responsável em seu estado para verificar essa obrigatoriedade.

    Quem pode emitir a NFe?

    Independente do porte da empresa, as praticantes de atividades econômicas devem emitir a NF-e variando sua obrigatoriedade de acordo com cada região. Da mesma forma, as empresas que não estiverem obrigadas poderão, voluntariamente, aderir à emissão de NF-e visando suas vantagens.

    Como emitir a nota fiscal?

    As empresas que precisem ou queiram realizar a emissão da nota fiscal eletrônica deve possuir os seguintes requerimentos:

    • Possuir acesso à internet
    • Caso não esteja credenciado sumariamente devido a obrigatoriedade, você deve solicitar seu credenciamento como emissor de NF-e na Secretaria da Fazenda correspondente em sua região
    • Possuir certificação digital contendo n° do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte

    Anteriormente, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) disponibiliza uma versão gratuita do aplicativo emissor de NF-e. No entanto, o acesso ao sistema foi descontinuado em 04/08 e os transportadores foram recomendados a buscarem alternativas ao seu emissor gratuito.

    Seguindo todos os requerimentos citados acima, você pode encontrar diversas soluções para realizar a emissão segura e prática de sua Nota Fiscal Eletrônica que oferecem diversas funcionalidades divergentes e possibilidade de integração com outros sistemas de gestão logística.

    Você gerencia sua transportadora da maneira certa? Existem uma série de regulamentações e maneiras que você pode aplicar em sua empresa que vão não apenas otimizar sua gestão, mas também garantir uma segurança ainda maior de sua transportadora. Baixe agora mesmo nosso ebook gratuito “Como gerenciar uma transportadora de cargas” e conheça as maneiras mais eficientes de tornar sua empresa mais produtiva e livre de riscos.

    Ainda tem alguma dúvida sobre o que é ou as finalidades da NFe? Não deixe de perguntar nos comentários abaixo!

    eBook: Como Gerenciar uma Transportadora

    Aprenda como funciona uma transportadora de cargas e saiba como realizar uma gestão eficiente de suas operações!

    eBook: Como Gerenciar uma Transportadora

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.