Documentos FiscaisTransportadora

Aprenda uma forma simples de digitalizar seus comprovantes de entrega

2 minutos de leitura
Aprenda uma forma simples de digitalizar seus comprovantes de entrega
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023

    A comprovação de entrega é um dos processos mais importantes do transporte de cargas. Ela é essencial para dar segurança aos compradores em transações comerciais e garantir que eles paguem apenas por produtos que foram devidamente recebidos.

    Isto é ainda mais importante em uma era onde o e-commerce assume um papel preponderante no varejo e, consequentemente, o ato de compra e recebimento dos produtos ocorrem em momentos distintos.

    Porém um dos critérios para o recebimento do frete é justamente o comprovante de entrega da mercadoria, um papel geralmente assinado pelo recebedor da carga. Este comprovante de entrega em papel ainda é o sistema “oficial” de comprovação das entregas realizadas.

    No entanto as chances desse documento se perder, avariar, rasgar entre outras eventualidades é muito grande, ainda que sua importância seja elevada para o transportador.

    Para garantir maior durabilidade, facilidade de acesso e cópias de segurança, algumas empresas investiram em equipamentos e soluções destinados exclusivamente a digitalização destes comprovantes.

    Por envolver a aquisição de equipamentos caros e a participação de profissionais dedicados exclusivamente a estas atividades, muitas vezes este investimento não é viável em todas as operações.

    Por conta disto, diversas empresas tem utilizado soluções mais acessíveis e criativas para atender a este mesmo propósito. Então, você que é transportador, talvez não saiba, mas a solução pode estar na palma da sua mão!

    Isso mesmo! Atualmente com os avanços tecnológicos oferecidos nos smartphones de última geração, um dos recursos que mais evoluiu foi a câmera fotográfica.

    Melhoria da resolução, foco automático, correção de movimento, flash entre outras funcionalidades, são apenas alguns dos aprimoramentos surpreendentes que passaram a compor estes aparelhos, e eles também podem ser ótimos aliados na hora de registrar a entrega.

    O uso do celular em operações logísticas tem sido cada vez mais difundido e esta ferramenta deve ser explorada em todas as suas potencialidades.

    Um smartphone simples possui recursos de gravação de áudio e bloco de notas, que também podem – e devem! – ser utilizados para manter os embarcadores a par do status da carga.

    Fotografando o comprovante físico e enviando o arquivo digital em imagem para os clientes de modo instantâneo e rápido é uma forma de gerenciar e repassar as informações aos embarcadores. Por esta razão não faz sentido investir em uma grande infraestrutura para digitalização dos comprovantes de entrega.

    Também através desses dispositivos smartphones que soluções um pouco mais elaboradas são disponibilizadas para o transportador melhorar suas operações logísticas.

    Alguns softwares, como o Hivecloud AR, que podem ser utilizados nos celulares para registro de entregas, através de fotos, envio de áudios, notas textuais e registros da localização via GPS e horário de onde a entrega foi realizada, tudo isso feito pelo motorista responsável pelo transporte das mercadorias.

    Enquanto a tecnologia não conquista definitivamente o lugar ocupado pelos obsoletos canhotos de comprovação de entrega, os operadores logísticos de alta performance inovam através de soluções simples e acessíveis, melhorando e aprimorando seu nível de serviço.

    Além de se preocupar com os comprovantes de entrega, outra parte importante que você transportador precisa fazer bem é o monitoramento de suas cargas. Confira nesse post as consequências de um rastreamento de cargas ineficiente!