FinanciamentoLogística

Financiamento de caminhão: saiba tudo sobre 

5 minutos de leitura
Financiamento de caminhão: saiba tudo sobre 
Daniel Brasil
Escrito por:
Atualizado em 8 de junho de 2022

Índice

    Pretendendo iniciar no ramo de transportes ou planejando comprar ou trocar o seu caminhão? Este post é para você. Continue lendo e confira como o financiamento pode ser menos burocrático quando feito de maneira correta. Boa leitura! 

    Como funciona o financiamento de caminhão?

    O caminhão por ser um veículo de grande porte acaba por possuir valores altos, dificultando a probabilidade de alguém comprá-lo à vista, por isso o financiamento de caminhão se torna viável. 

    O financiamento funciona como um empréstimo, onde a pessoa interessada procura uma empresa e faz a solicitação do valor necessário para a realizar a compra. Nesta opção de pagamento, o valor é parcelado e pago com juros a instituição. 

    Qual banco faz financiamento de caminhão?

    Além do BNDES, existem outras empresas que oferecem linhas de crédito e financiamento de veículos, como:

    • Bradesco – Financiamento de caminhões usados;
    • Itaú –  Financiamento de caminhões usados;
    • Volvo – Financiamento de caminhões da marca;
    • Mercedes-Benz – Financia caminhões novos e usados.

    Em sua maioria, as empresas oferecem a possibilidade de realizar simulações de compra de vários modelos de caminhões, assim, é factível analisar juros, parcelas, critérios de aprovação, entre outros. Logo, verifique todas as propostas oferecidas e escolha a que mais se encaixa na sua realidade. 

    Tipos de financiamento de caminhão disponíveis 

    Existem alguns tipos de financiamentos que podem te ajudar no processo de compra do seu caminhão, confira:

    BNDES Finame

    Este financiamento é exclusivo para pessoas jurídicas, assim também como sua taxa de juros varia de acordo com o porte da empresa e com a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). No caso das micros, pequenas e médias empresas, o BNDES pode financiar até 80% do valor do caminhão.

    Em síntese, se você optar por essa opção, saiba que o caminhão deve ser fabricado no Brasil e há participação dos bancos cadastrados no financiamento. 

    Os maiores atrativos desse financiamento são as baixas taxas de juros e o prazo de pagamento mais longo, que pode ser de até dez anos com carência de até dois anos. Logo, aumentando a possibilidade de contar com resultados antes de pagar a primeira parcela.

    BNDES Crédito Caminhoneiro

    O BNDES Crédito Caminhoneiro é mais flexível se comparado ao Finame. Ele permite que pessoas físicas e jurídicas financiem caminhões. Assim, também oferecem a opção de incluir sistemas de rastreamento e seguro no custo total do financiamento. Para isso, os caminhões devem ser feitos no Brasil.

    Dessa forma, a carência é de até seis meses e o prazo total do financiamento pode chegar a oito anos. Com essa flexibilidade, igualmente o custo se torna mais caro, com uma taxa de juros de aproximadamente 15% ao ano. 

    Consórcio

    Não se trata de um financiamento, no entanto é uma opção bastante válida para comprar um veículo sem pressa. Da mesma forma, este formato também possibilita que tanto pessoas físicas quanto jurídicas façam parte. 

    Os participantes arcam com as parcelas mensais e equivalentes ao valor do veículo pretendido, durante um prazo predeterminado. A princípio, existe também uma taxa da administradora, que é incluída nas parcelas, além do seguro e do fundo de reserva.

    Fique atento: uma boa parte dos fabricantes e concessionárias possuem planos próprios de consórcio. Em conclusão, procure empresas confiáveis, que ofereçam garantias de ser retorno caso ela deixe de existir. 

    CDC – Crédito Direto ao Consumidor

    O CDC é um tipo de financiamento oferecido por instituições financeiras. Com isso, é uma escolha acessível para pessoas físicas e jurídicas que estejam interessadas na compra de caminhões novos ou usados.

    Entretanto, esse formato exige que você faça uma pesquisa e entenda como as taxas de juros variam entre as instituições. Além disso, uma vez acordado o crédito, as parcelas ficam com valor fixo.

    Geralmente o banco exige o próprio bem como garantia de pagamento do financiamento e do mesmo modo enquanto a dívida existir ela constará nos registros do caminhão junto ao Detran um cadastro chamado Gravame. Ele proíbe o proprietário de fazer qualquer transferência até que o banco o retire.

    Assim, vale dizer também, que quando se antecipa o pagamento das parcelas, os juros residuais são excluídos, o que gera uma redução do valor total do contrato.

    Dicas para fazer um bom financiamento de caminhão

    Planeje-se

    O ponto chave de um financiamento é o planejamento, ele deve vir antes de qualquer outra coisa. Esse é o momento de analisar tudo o que envolve o financeiro, se o valor está dentro da sua realidade, quais são as empresas que oferecem a simulação prévia do financiamento do caminhão, todos esses pontos contribuem para um planejamento eficiente. 

    Avalie a melhor opção de crédito

    Depois de ter feito o planejamento, é o momento de comparar e escolher a melhor opção de crédito disponível, qual possui as melhores taxas e juros reduzidos.

    Escolha o modelo a ser comprado

    Parece ser clichê, mas é importante escolher com cautela o modelo a ser comprado. Há vários modelos de caminhões disponíveis no mercado, com diversas funções. Se optar por comprar um caminhão usado, é aconselhável verificar a condição de uso e histórico – se há multas, restrições, entre outros. 

    Confira os principais caminhões disponíveis no mercado 

    Organize toda a documentação

    Em síntese, separe todos os seus documentos, é indicado que esteja com todos eles disponíveis quando for dar entrada no financiamento do caminhão. Se informe com antecedência sobre quais são os documentos necessários. 

    Negocie as condições e conclua o pagamento

    Sempre negocie as formas de pagamento, independente de qual seja a instituição financeira. Por vezes, pagar um valor alto na entrada, pode fazer com que as parcelas mensais diminuam e fiquem muito mais acessíveis.

    Observe em quantas vezes o financiamento será pago, uma vez que, quanto maior o prazo para pagamento, maiores serão os juros cobrados. 

    Quais as principais vantagens em fazer o financiamento de um caminhão?

    Há algumas vantagens em optar por realizar o financiamento de um caminhão, como, a flexibilidade de escolher a melhor opção para sua demanda, ou seja, é possível escolher se prefere um veículo novo ou usado. Ainda, o veículo é disponibilizado de imediato, sendo um grande atrativo.

    Por fim, você agora já sabe como funciona o financiamento de caminhões e quais etapas a serem seguidas, esse é o momento de fazer uma simulação da compra e verificar as condições.

    Se você está querendo comprar um caminhão para abrir uma transportadora de cargas, aprenda aqui como funciona uma transportadora de cargas e como realizar uma gestão eficiente de suas operações.