Logística

Comprar caminhão: saiba como identificar a melhor opção

7 minutos de leitura
Comprar caminhão: saiba como identificar a melhor opção
Daniel Brasil
Escrito por:
Atualizado em 9 de agosto de 2022

Índice

    Ao falar sobre comprar um caminhão, vários pontos devem ser bem avaliados, afinal ter um veículo que dê conta do serviço é importantíssimo. Isso, acima de tudo, também garante ao condutor otimização de tempo e diminuição dos demais gastos.

    Neste artigo, vamos aprofundar sobre esse assunto. Conheça qual a melhor opção para comprar um caminhão – novo ou usado, opções de financiamento e consórcios disponíveis no mercado. Boa leitura!

    Como escolher o caminhão ideal para comprar?

    Antes de de tudo, entenda quais são os tipos de cargas que serão transportadas, além de custo de manutenção e outros detalhes. Esse nível de detalhamento é importante, uma vez que esse caminhão será o seu instrumento de trabalho e, de antemão, o valor do investimento precisa estar dentro da sua realidade.

    Visando isso, a primeira dúvida que surge é: “caminhão novo ou usado?”, definitivamente como qualquer outro produto novo ou não, esse também tem suas vantagens e desvantagens. 

    É importante pesquisar muito, da mesma forma comparar preços, características e também vantagens nas formas de pagamento. Dessa forma, analise o mercado com calma e fique de olho nas ofertas e mudanças de valores que podem acontecer.  

    Quais são os principais tipos de caminhões?

    Primeiramente é importante que você entenda que cada caminhão tem sua especificidade. Desde já, separamos 4 principais tipos deles para te ajudar na escolha. Confira abaixo:

    Veículos 3/4

    Os chamados caminhões 3/4 possuem 2 eixos e limite máximo de 4 toneladas por carga. Esse limite também depende do tamanho da carroceria e da distância entre os eixos.

    Semipesados ou Tocos

    Os veículos semipesados, também chamados de Tocos, também possuem 2 eixos (1 dianteiro e 1 traseiro) e têm, em média, 14 metros de comprimento. Com isso, sua capacidade máxima de carga é de 6 toneladas.

    Pesados ou Trucks

    Os Trucks são veículos para transporte de cargas pesadas com 2 eixos duplos. Eles garantem um melhor desempenho para o motor e o seu comprimento segue o padrão dos semipesados (14 metros, em média), porém, os eixos duplos aumentam a capacidade máxima de carga para 23 toneladas.

    Carretas

    As carretas são o tipo de veículo mais utilizado para transportar cargas pesadas em grandes distâncias. É possível encontrar esses veículos com até 3 eixos, sendo que o comprimento chega a 18 metros, suportando cargas de até 45 toneladas.

    Comprar caminhão novo ou usado: qual é mais vantajoso?

    A princípio, essa é a maior dúvida quando o assunto é comprar um veículo de transporte de carga, ainda mais porque muitas dúvidas surgem nesse momento.

    Optar por um caminhão novo faz com que você tenha menos preocupações com garantias do veículo.

    Além desse, outro ponto é a possibilidade de aproveitar uma tecnologia melhor, tendo em vista que o modelo é o mais recente do mercado. 

    O custo de um veículo novo acaba sendo um pouco maior se comparado com um seminovo. Porém, você sabia que existem alguns programas do governo de incentivo à aquisição de caminhões não usados? Imediatamente isso oferece isenção de alguns impostos e taxas de juros reduzidas.

    Para quem está iniciando no ramo ou com um capital mais baixo, comprar um caminhão usado é uma excelente opção, afinal essa decisão permite encontrar uma boa variedade de marcas e modelos no mercado.

    Ao mesmo tempo, com a velocidade de substituição de modelos novos definitivamente não vai ser difícil você encontrar caminhões usados em boas condições e por um valor mais baixo para suprir as suas necessidades.

    Outra vantagem é a revenda por um preço mais próximo ao da compra. Porém frequentemente não se esqueça de ficar atento à documentação, valor de mercado, garantia, procedência e estado de conservação. 

    Definitivamente o ideal é que você busque por lojas especializadas para evitar possíveis golpes.

    Quais são os documentos necessários para comprar um caminhão?

    Não existe uma lista específica de quais documentos são necessários. Nesse ínterim, para te ajudar, listamos abaixo os que geralmente são solicitados para você ficar atento:

    • RG;
    • CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica);
    • Comprovantes de residência que, em suma, mostrem consumos como água, luz ou telefone;
    • Declaração do local onde se trabalha;
    • Proposta do financiamento igualmente preenchida corretamente;
    • DUT e/ou nota fiscal do veículo;
    • Formulário do Detran do seu município que mostre a inexistência de débitos do caminhão;
    • Comprovantes de renda ou, bem como, declaração de imposto de renda;
    • Requerimento para débito em conta.

    Essa solicitação de documentos também varia de empresa para empresa. Outro ponto é que isso também depende da forma de financiamento, outros documentos podem ser acrescentados.

    Também é importante lembrar que ao optar pela compra de um caminhão usado se faz necessário consultar no Detran de sua cidade a situação do veículo. Em conclusão, se houver documentos vencidos e obrigações financeiras atrasadas, a princípio esse não é um bom negócio a ser feito.

    Tipos de financiamento disponíveis no mercado

    Existem alguns tipos de financiamentos que podem te ajudar no processo de compra do seu caminhão, confira:

    BNDES Finame

    Este financiamento é exclusivo para pessoas jurídicas, assim também como sua taxa de juros varia de acordo com o porte da empresa e com a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). No caso das micros, pequenas e médias empresas, o BNDES pode financiar até 80% do valor do caminhão.

    Em síntese, se você optar por essa opção, saiba que o caminhão precisa ser fabricado no Brasil e há participação dos bancos cadastrados no financiamento. 

    Os maiores atrativos desse financiamento são as baixas taxas de juros e o prazo de pagamento mais longo, que pode ser de até dez anos com carência de até dois anos. Logo, aumentando a possibilidade de contar com resultados antes de pagar a primeira parcela.

    BNDES Crédito Caminhoneiro

    O BNDES Crédito Caminhoneiro é mais flexível se comparado ao Finame. Ele permite que pessoas físicas e jurídicas financiem caminhões. Assim, também oferecerem a opção de incluir sistemas de rastreamento e seguro no custo total do financiamento. Para isso, os caminhões precisam ser fabricados no Brasil.

    Dessa forma, a carência é de até seis meses e o prazo total do financiamento pode chegar a oito anos. Com essa flexibilidade, igualmente o custo se torna mais caro, com uma taxa de juros de aproximadamente 15% ao ano. 

    Consórcio

    Não se trata de um financiamento, no entanto é uma opção bastante válida para comprar um veículo sem pressa. Da mesma forma este formato também possibilita que tanto pessoas físicas quanto jurídicas façam parte. 

    Os participantes arcam com as parcelas mensais e equivalentes ao valor do veículo pretendido, durante um prazo predeterminado. A princípio, existe também uma taxa da administradora, que é incluída nas parcelas, além do seguro e do fundo de reserva.

    Fique atento: uma boa parte dos fabricantes e concessionárias possuem planos próprios de consórcio. Em conclusão, procure empresas confiáveis, que ofereçam garantias de ser retorno caso ela deixe de existir. 

    CDC – Crédito Direto ao Consumidor

    O CDC é um tipo de financiamento oferecido por instituições financeiras. Com isso, é uma escolha acessível para pessoas físicas e jurídicas que estejam interessadas na compra de caminhões novos ou usados.

    Entretanto esse formato exige que você faça uma pesquisa e entenda como as taxas de juros variam entre as instituições. Além isso, uma vez acordado o crédito, as parcelas ficam com valor fixo.

    Geralmente o banco exige o próprio bem como garantia de pagamento do financiamento e do mesmo modo enquanto a dívida existir ela constará nos registros do caminhão junto ao Detran um cadastro chamado Gravame. Ele proíbe o proprietário de fazer qualquer transferência até que o banco o retire.

    Assim, vale dizer também, que quando se antecipa o pagamento das parcelas, os juros residuais são excluídos, o que gera uma redução do valor total do contrato.

    Enfim pensando em comprar um caminhão para começar a trabalhar

    → Baixe nosso e-book e saiba como criar uma transportadora de cargas.