Gestão de TransporteTransportadora

O que é carreta LS e quais suas vantagens para o frete?

5 minutos de leitura
O que é carreta LS e quais suas vantagens para o frete?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 2 de dezembro de 2022

Conhecida por funcionar como o caminhão extrapesado, a carreta LS possui eixo duplo que distribui o peso da carga do semirreboque em mais rodas.

Neste conteúdo, entenda mais sobre esse tipo de carreta indicada para transportar cargas maiores.

Boa leitura!

    O que é carreta LS? 

    Se você é dono de uma transportadora, deve saber que nem todos os caminhões são iguais e que não é possível transportar qualquer tipo e volume de carga só por possuir uma carroceria.

    Pelo contrário, há vários tipos de carretas e cada uma é indicada para uma necessidade específica. Assim, a escolha da carroceria vai depender da carga que será transportada, não sendo viável portanto transportar dez toneladas no mesmo veículo que transporta apenas três, por exemplo. 

    Com isso, tendo em vista a importância de saber como e quando utilizar determinado tipo de carreta, levando em consideração sua capacidade de carga, número de eixos e comprimento total, vamos falar sobre o que é a carreta LS ou cavalo mecânico trucado, como também é conhecida. 

    Portanto, para saber mais como e quando utilizá-la nos serviços da sua transportadora, conheça suas principais características

    • 2 eixos com o de trás duplo;
    • Pesa menos no asfalto por distribuir melhor o peso e trata-se de um veículo extrapesado;
    • O peso máximo da carga que ela pode transportar varia com o semirreboque que será anexado à ela.

    Outro ponto importante para compreender do que se trata uma carreta é saber que são veículos que possuem as partes de tração e carga localizadas em locais diferentes.

    Para cada uma, há uma denominação: 

    • Cavalo mecânico: suporta o motor, rodas de tração e cabine do motorista;
    • Semirreboque: suporta a carga transportada. Assim, o semirreboque é acoplado no cavalo mecânico, unindo a parte traseira com dianteira. E como já sabemos, ele pode obter vários formatos: abertos, em forma de plataformas, cegonheiras ou tanques, e fechados, os famosos baús.

    Qual a diferença entre caminhão e carreta? 

    Agora que você já sabe o que é uma carreta LS, vamos falar sobre as diferenças entre ela e um caminhão, para que a escolha entre uma delas na hora de comprar um veículo de grande porte fique mais fácil. 

    Apesar de ambos serem utilizados no transporte rodoviário de cargas, a principal diferença é que os caminhões são tidos como veículos fixos enquanto as carretas são consideradas veículos articulados. Como assim? 

    O caminhão é constituído de uma única parte que contém tudo e, como falamos no tópico anterior, as carretas possuem as rodas de tração e a parte de carga em locais separados

    Quais os principais tipos de carretas? 

    Para cada demanda específica das mercadorias, podemos encontrar modelos e tamanhos variados de veículos de transporte. Se deseja saber qual o tipo que melhor atende à sua necessidade, conheça a seguir as principais características e para quais portes de cargas cada carreta é indicada. 

    Tipos de carreta

    1. Cavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado: 

    Contém cabine, motor e 2 rodas de tração com eixo simples, podendo ser utilizado em vários tipos de carretas e semirreboques. 

    – Carreta 2 eixos 

    Conta com um cavalo mecânico simples e um semirreboque com 2 eixos cada, possuindo limite de peso de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

    – Carreta 3 eixos 

    Conta com um cavalo mecânico simples de 2 eixos e um semirreboque com 3 eixos, possuindo limite de peso de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros. 

    2. Cavalo Mecânico Trucado ou LSC: 

    Contém eixo duplo e maior capacidade para carregar mais peso. O volume da carga é distribuído em mais rodas diminuindo a pressão na estrada. 

    – Carreta Cavalo Trucado 

    Conta com um cavalo mecânico trucado e um semirreboque com 3 eixos, possuindo limite de peso de 45 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros. 

    – Bitrem ou treminhão 

    Combina veículos de carga composta de sete eixos com limite de peso de 57 toneladas. São compostos por um cavalo mecânico que traciona dois semi-reboques, sendo o primeiro deles acoplado na quinta roda e o segundo em outra segunda quinta roda. 

    – Rodotrem 

    Combina veículos de carga composta de 9 eixos com limite de peso de 74 toneladas. São compostos por 3 unidades do bitrem e mais uma, conhecida como dolly, unidade de articulação posicionada entre os semirreboques.

    Vantagens e desvantagens da Carreta LS para o frete 

    Apesar de serem muito práticas e úteis para o transporte de mercadorias, não é em qualquer frete que ela se encaixa. Por isso, é importante conhecer as principais vantagens e desvantagens que as carretas possuem. Confira: 

    Vantagens: 

    1. Flexibilização de capacidade: As carretas de carga podem transportar tanto produtos mais leves quanto os mais pesados. Assim, ela acaba sendo útil para os mais variados tipos de itens, o que aumenta a possibilidade da transportadora ter um amplo mercado onde atuar.

    2. Mais negócios fechados: Como consequência da primeira vantagem, as carretas possuem vários tipos que se encaixam nas mais diversas necessidades, o que a caracteriza como um veículo versátil e com inúmeras possibilidades de atender ao maior número de serviços. 

    Desvantagens: 

    1. Burocracias com limitações e regras: Como costumam ser pesadas e grandes, as carretas infelizmente costumam ser vetadas de circular em perímetros urbanos, além de existirem horários específicos para essa circulação. Assim, acaba limitando a capacidade da transportadora em atender alguns serviços. 

    2. Maior necessidade de manutenção: Infelizmente, esse é um ponto que você precisará estar sempre atento à revisão, já que as carretas são extra pesadas e podem, comumente, sofrer com o sistema de suspensão. 

    Por isso é fundamental estar atento a todos os detalhes!