Blog hivecloud

Fique de olho: 4 principais tendências da logística para 2020

Índice

É fato que a tecnologia está sempre em movimento e em atualização, sempre tem  novidades com um objetivo principal: otimizar tempo e melhorar processos. As tendências da logística também seguem o mesmo caminho. As atividades desse setor deixaram de ser totalmente manuais, com falhas no controle das operações, para passarem a ser mais simplificadas e modernas.

Começaram a surgir sistemas de gestão integrados, planilhas de controle automatizadas, inteligência de dados, drones, e até carros autônomos. Assim, rapidamente surgem novidades que podem transformar a qualidade dos serviços e a experiência de compra dos clientes. E é se renovando constantemente através dessas tecnologias que se obtém uma vantagem competitiva.

Portanto, as empresas desse segmento precisam estar sempre aproveitando todas as oportunidades de crescimento disponíveis no mercado de transporte de cargas e logística. Acompanhar e conhecer as constantes mudanças e tendências desta área em grande evolução, é fundamental para o sucesso do seu negócio!

Então, confira abaixo neste artigo, 4 tendências da logística para 2020 que vão ajudar a preparar a sua empresa para se destacar e ser referência do seu segmento! Boa leitura!

Conheça as 4 principais tendências da logística para 2020 que selecionamos:

1. Internet das coisas 

A internet das coisas é uma das tendências da logística que ainda está em processo de concretização, e não é nada mais do que uma integração dos mais variados objetos eletrônicos através de conexão pela internet. Nesse sentido, tem o objetivo de integrar os diversos aparelhos eletrônicos utilizados por uma empresa, visando melhorar os controles e a integração de informações. Impressionantemente, sendo até possível controlar eletrodomésticos e máquinas industriais através do smartphone, por exemplo. 

Com essa tecnologia, existirá a convergência entre os pontos da cadeia logística e de suprimentos. Desde o fornecimento de matéria-prima necessária, até aqueles que consomem os seus produtos. Ou seja, em caso de aumento ou baixa considerável na compra de alguma mercadoria, imediatamente o método de fornecimento de matéria-prima para fabricação das peças irá ser alterada. Também é possível monitorar os caminhões, as mercadorias e o trajeto, assim, determinando onde se encontra a carga, a velocidade do veículo e várias outras informações relevantes para uma entrega rápida e segura.

Certamente, a grande vantagem dessa tendência é o avanço no monitoramento das atividades do processo logístico e também a economia, pois com essa tecnologia, os recursos são usados de maneira mais inteligente, reduzindo os custos consequentemente. Com isso, será vista a melhoria no controle dos processos de transporte, assim como as diversas operações dentro da fábrica, tudo isso, feito de forma muito mais simples, ágil e eficiente. 

2. Logística Reversa

Inegavelmente, um interesse mundial em crescente é a sustentabilidade, e estamos sempre pensando em como aplicá-la em todas áreas, com práticas mais conscientes para o meio ambiente. Então, existem algumas tendências na logística que demonstram essa necessidade, uma delas é a logística reversa.   

Em resumo, essa ideia é executada através do acompanhamento do produto a ser comercializado durante todo o seu ciclo de vida. Para que, quando chegue ao final de sua utilização, ele seja encaminhado para o descarte correto. É importante ficar claro que a empresa que produziu aquele item é o principal responsável a executar essa atividade, e não mais o consumidor.

Existem cada vez mais obrigações legais no sentido de responsabilizar o produtor pela coleta dos resíduos gerados pelos seus produtos. Esse é um movimento que está começando e a expectativa é de aumentar cada vez mais as leis nesse assunto, com a solidificação da sustentabilidade. Por isso, a logística reversa é extremamente eficiente para funcionar como uma solução dessa problemática. 

Assim, é preciso incluir um planejamento estratégico nas empresas, com objetivos, táticas e ações que irão colocar em prática esse conhecimento. Como por exemplo, a separação e o reaproveitamento de resíduos, o investimento nos canais de comunicação com o cliente e a otimização das práticas relacionadas à devolução de produtos.

De fato, a inclusão da logística reversa no fluxo de produção da sua empresa vai trazer vantagens, como suprir as demandas do público, que cada vez mais procuram empresas que estão alinhadas com o pensamento sustentável. Também é uma atitude rentável, pois os caminhões voltariam vazios para o ponto inicial, e agora ele volta cheio de produtos a serem descartados, já que é inteligente usar o mesmo caminhão para fazer esse trabalho.

3. Same Day Delivery

O Same Day Delivery, que significa “entrega no mesmo dia” em português, é uma das mais recentes e mais fortes tendências de logística. E é nada mais do que diz o próprio nome, um esquema em que o cliente recebe o seu pedido no mesmo dia, contanto que a compra seja feita até determinado horário e pela internet. Ainda é muito mais comum fora do País, mas algumas empresas no Brasil já estão se aprimorando e implementando esse processo de entrega.

Primordialmente, se a empresa aplicar essa estratégia, é preciso cumprir o compromisso com o cliente e realmente realizar a entrega nesse prazo. Então, para isso ser possível, é preciso estratégia, planejamento, agilidade, um software de gestão de transportadora para a organização, uma rede eficaz de fornecedores e distribuidores com localizações estratégicas para garantir a cobertura de diversas áreas. Esse serviço funciona melhor em grandes centros urbanos, pela proximidade de centros de distribuição e fábricas. 

Porém, essas localidades urbanas também apresentam desafios, como o trânsito intenso, rodovias inadequadas, carga tributária excessiva, etc. Isso certamente dificulta a realização dessa estratégia, mas se a sua empresa conseguir driblar essas dificuldades, será uma grande vantagem competitiva e diferenciação do mercado. 

4. Monitoramento de Entregas em Tempo Real

Certamente, uma das grandes dificuldades da logística ainda é a questão do acompanhamento real do trajeto das cargas nos caminhões. O contato entre o motorista e a empresa é muitas vezes ineficiente, havendo falhas na comunicação e podendo até gerar erros. 

Hoje em dia, no entanto, já existe uma alternativa tecnológica para resolver esse problema. Com a modernidade, agora as ferramentas trabalham para facilitar os processos, sendo possível monitorar o transporte de cargas em tempo real. Há mais de uma maneira de realizar essa tarefa, por exemplo, através de GPS nos caminhões, GPS em celulares ou aplicativos de celular.

Uma opção é o AR Hivecloud, um aplicativo de celular que tem a função de realizar o monitoramento veicular e registrar ocorrências. Em que o motorista pode enviar fotos, vídeos, mensagens para a empresa e deixar tudo registrado sobre o caminho da entrega. Assim, com certeza as empresas terão mais eficiência e controle nas entregas. 

Essa tendência da logística está em alta, pois esse processo traz uma transparência para o serviço que está sendo entregue para o cliente. Permitindo que ele conheça o status atual da sua entrega, possa acompanhá-la, saber o caminho que foi feito, se algum problema aconteceu durante a viagem, tornando essa comunicação mais ativa.

Aplicar tendências da logística na sua empresa vai auxiliar no crescimento dos negócios!

Enfim, em resumo, fazer uso das tecnologias e conhecimentos técnicos da logística em sua empresa é extremamente vantajoso. Pois, podem possibilitar redução de custos, mais controle nos processos, ganho em produtividade e o melhor de todos: aumento da satisfação dos clientes!

Entender os clientes e atender suas necessidades é o fator mais importante para se conquistar um alto nível de satisfação e qualidade e conseguir fidelizá-los. Portanto, busque sempre o que vai ser melhor para a sua empresa e também para quem você atende. Aliando a tecnologia a isso, você com certeza verá uma mudança na importância da sua empresa para o mercado de transporte de cargas.

O que achou das tendências da logística que apostamos para 2020? Você já aplica alguma delas na sua empresa? Conta nos comentários!

Conteúdo relacionado