Baú, caçamba, graneleiro, basculante… Quem trabalha com transporte de cargas precisa conhecer os tipos de carroceria disponíveis para os veículos de carga.
Afinal, uma escolha ruim pode trazer dores de cabeça e muitos prejuízos para sua empresa.
Sendo assim, entenda agora as principais diferenças entre as carrocerias existentes e quando você deve utilizar cada uma delas para facilitar o transporte das suas cargas.
O que é carroceria?
Chama-se de carroceria a estrutura montada sobre o chassi de um veículo automotor, que tem a finalidade de acomodar o motorista, passageiros e cargas.
No caso de veículos utilitários e caminhões, eles utilizam o termo carroceria especificamente para se referir à parte traseira, onde eles acomodam as cargas.
Como escolher a carroceria ideal?
Existem muitos modelos de carroceria de caminhão. Sendo assim, para escolher a ideal para seu negócio, é preciso considerar quatro pontos principais:
- O tipo de carga que você pretende transportar;
- O percurso que seu veículo deverá fazer (se pequenas ou longas distâncias);
- Por onde o veículo deve circular (seja zona urbana ou rural);
- A quantidade de carga que você pretende transportar em uma viagem.
Acompanhe abaixo os principais tipos de carro com carroçaria existentes e saiba quando escolher cada um deles.
Carrocerias abertas
Alguns modelos de carroceria de caminhão possuem abertura na parte superior, o que facilita a carga e a descarga de determinados tipos de materiais, proporcionando maior liberdade de acomodação. Confira a seguir.
Grade baixa
A carroceria grade baixa, também conhecida como caminhão carga seca, serve para transportar cargas secas em geral, como mercadorias encaixotadas, ensacadas, engradadas, chapas e latas.
A grade baixa presente na carroceria facilita o embarque e desembarque das cargas, pois possibilita a realização do processo tanto pela lateral quanto pela traseira do veículo, tornando-o mais ágil.
Sendo também um modelo bastante usado dentro da cidade, como também no transporte de longas distâncias.
Além disso, é possível encontrar esta carroceria de madeira, alumínio ou aço, em diversos modelos de caminhão, como caminhão truck, toco e carreta.
>> Qual a diferença entre carga fracionada e carga lotação?
Grade alta
A carroceria de grade alta, também conhecida como graneleiro, é amplamente utilizada para o transporte de cargas a granel, como sementes e grãos, mas também é indicada para o transporte de carga geral.
Com isso, sua lateral é mais alta do que o do carro com carroceria grade baixa, acomodando a carga com mais segurança. Assim, realiza-se a descarga pela traseira ou por meio de bocas de escoamento.
Assim como a carroceria de grade baixa, a carroceria de grade alta demonstra versatilidade ao ser empregada em diversos tipos de veículos, sendo fabricada com uma variedade de materiais e adaptando-se a diferentes distâncias, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Caçamba
A carroceria caçamba, também conhecida como basculante, é comumente utilizada para transportar terra, brita, entulho e outros materiais de construção.
Além disso, ela é empregada no transporte de grãos desensacados em situações em que é possível descarregar a carga ao escoar o material para trás.
Além disso, a caçamba é uma carroceria de caminhão que pode ser suspensa mecanicamente de modo basculante. Dessa forma, deixando um dos lados mais alto do que o outro, para a carga escorregar para fora do veículo.
Além disso, costuma ser feita em aço e pode ser usada tanto nas zonas urbanas quanto rurais.
Porta contêiner
Como o nome diz, essa é uma carroçaria própria para o transporte de contêineres. Sendo assim, ela contém encaixes para a fixação do contêiner, sendo assim uma opção segura para transportar a carga conteinerizada.
A carroceria porta contêiner é uma construção comum em aço, projetada para suportar o peso dos contêineres durante o transporte em curtas ou longas distâncias.
Além disso, é comum aplicar uma pintura especial para protegê-la contra a corrosão causada pela maresia, pois a carroceria porta contêiner é frequentemente utilizada em portos marítimos no Brasil.
A carroceria porta contêiner pode ser instalada em veículos com 2 ou 3 eixos e está sujeita a restrições de circulação estabelecidas pelas normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Prancha
A carroçaria do tipo prancha é uma das mais resistentes do mercado. Dessa forma, ela é capaz de transportar cargas grandes, pesadas e indivisíveis, por longas distâncias, incluindo tratores, empilhadeiras, guindastes e máquinas agrícolas.
Além disso, o material utilizado costuma ser o aço, uma vez que suporta grandes pesos.
Plataforma
O famoso guincho ou reboque é um carro com carroceria do tipo plataforma.
Dessa forma, costuma-se utilizar a carroceria porta contêiner no transporte de veículos de passeio quando estes apresentam problemas nas ruas ou estradas.
A plataforma circula tanto em zonas urbanas quanto rurais, transportando carros, motos, vans, tratores ou máquinas pesadas.
Com isso, constrói-se os modelos mais resistentes em aço, pois é um material mais robusto e adequado para o transporte de cargas pesadas.
Carrocerias fechadas
As carrocerias fechadas recomendam-se para o transporte de cargas que requerem uma proteção maior, seja contra chuva, vento, calor ou outros agentes.
Baú
Uma das carroçarias mais usadas no Brasil, a carroceria baú é completamente fechada, metálica e com portas na traseira.
Também conhecido como furgão, o baú é comumente usado no transporte de carga seca, carga térmica e carga frigorificada.
Além disso, esse baú pode ser adaptado para inúmeros veículos de cargas, de caminhão à caminhonete. Por isso, pode circular em zonas urbanas ou rurais e percorrer pequenas ou longas distâncias.
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Baú frigorífico
Uma carroceria própria para o transporte de cargas frigorificadas é o baú frigorífico.
Ela pode ser instalada em veículos diversos, como motos, fiorinos, caminhonetes e caminhões. Além disso, apresenta estrutura de aço leve e resistente para conservar alimentos, medicamentos e outros conteúdos por temperaturas de até – 40°C.
Com isso, o tempo para a instalação do baú é rápido, podendo, inclusive, ser de algumas horas, no caso de baús móveis.
Caminhão sider
A carroceria de caminhão sider é um modelo com aberturas laterais, também conhecido como caminhão baú lonado. Dessa forma, tanto o carregamento quanto o descarregamento são feitos pela lateral do veículo.
Isso é fundamental para clientes que não dispõem de docas, mas sim de empilhadeiras. O modelo transporta bem cargas paletizadas, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza.
Hoje a maioria dos caminhões utiliza uma lona que é aberta manualmente para os lados, ou seja, alguma pessoa precisa abrir a lona com as mãos. Porém, já estão surgindo modelos cuja abertura lateral se dá de modo automático, modernizando ainda mais a atividade de transporte.
Carroçarias Especiais
Existem modelos de carroceria de caminhão para cargas específicas. Confira, abaixo, as mais usadas.
Boiadeira
A carroceria boiadeiro, própria para o transporte de bovinos vivos, também transporta outros animais grandes, como cavalos e porcos.
Dessa forma, apesar de ser uma carroceria fechada, ela possui diversas frestas para entrada e circulação do ar.
Assim, é possível fazer uma carroceria de madeira, alumínio ou aço, adaptada a diversos modelos de veículo, como caminhão truck e toco.
Canavieira
A carroceria canavieira especializa-se no transporte de cana-de-açúcar, seja inteira ou picada. Geralmente, fabricam-na em aço, e as zonas rurais e industriais costumam utilizá-la de forma mais restrita.
Cegonha
A carroceria cegonha é ideal para o transporte de carros, especialmente os de passeio. Utiliza-se em veículos longos e constrói-se com estrutura metálica, projetada para suportar o peso da carga.
Florestal
O carroceria florestal é próprio para transportar toras de madeira. Assim, pode-se construir a carroçaria com diversos materiais e adaptá-la a vários tipos de veículos.
Além disso, fecha-se nas partes dianteira e traseira, apresentando aberturas laterais com “braços” para amarrar as toras e transportá-las com segurança.
Munk
A carroceria de caminhão Munk é própria para transportar e elevar máquinas pesadas. Dessa forma, ela possui um gancho adaptado para levantar grandes peças e máquinas.
Por isso, muitas pessoas utilizam-na amplamente para deslocar máquinas que requerem suspensão, seja em pequenas ou longas distâncias.
Silo
A carroceria do tipo silo foi desenvolvida para executar a descarga por meio de pressurização. Portanto, utiliza-se para transportar areia, talco, farinhas e outros pequenos grãos.
Tanque
A carroceria de caminhão tanque é utilizada para o transporte de combustíveis líquidos, tais como gasolina, etanol e óleo diesel.
Por essa razão, existe uma legislação própria para sua utilização e circulação, e a fiscalização é intensa.
Além disso, o tanque possui um compartimento próprio para transportar líquidos inflamáveis.
>> Entenda a relação Frete x Valor de Mercadoria no transporte de cargas
Dimensão da Carroceria
Em síntese, segundo o CONTRAN (Conselho Nacional De Trânsito), os veículos de carga no Brasil que transitam no modal terrestre possuem limites para suas dimensões, seu peso bruto total e seu peso por eixo.
Confira a seguir:
Largura de um caminhão | até 2,60 m |
Altura de caminhão | até 4,40 m |
Comprimento do veículo simples | até 14,0 m |
Comprimento do veículo articulado | até 18,15 m |
Comprimento do veículo com reboque | até 19,80 m |
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