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Tipos de Carroceria: Saiba como escolher o modelo ideal para o transporte

8 minutos de leitura
Tipos de Carroceria: Saiba como escolher o modelo ideal para o transporte
Daniel Brasil
Escrito por:
Atualizado em 15 de fevereiro de 2021

Índice

    Baú, caçamba, graneleiro, basculante… Quem trabalha com transporte de cargas precisa conhecer os tipos de carroceria disponíveis para os veículos de carga.

    Isso porque uma escolha ruim pode trazer dores de cabeça e muitos prejuízos para sua empresa.

    Entenda agora as principais diferenças entre as carrocerias existentes e quando você deve utilizar cada uma delas para o seu transporte.

    O que é carroceria?

    Carroceria é como é chamada a estrutura montada sobre o chassi de um veículo automotor e que serve para acomodar motorista, passageiros e cargas.

    No caso dos veículos utilitários e caminhões, o termo carroceria é usado para se referir apenas à parte traseira, onde são acomodadas as cargas.

    Como escolher a carroceria ideal

    Existem muitos modelos de carroceria de caminhão. Para escolher a ideal para seu negócio, é preciso considerar quatro pontos principais:

    • O tipo de carga que você pretende transportar;
    • O percurso que seu veículo deverá fazer (se pequenas ou longas distâncias);
    • Por onde o veículo deve circular (se zona urbana ou rural); e
    • A quantidade de carga que você pretende transportar em uma viagem.

    Acompanhe abaixo os principais tipos de carro com carroçaria existentes e saiba quando escolher cada um deles.

    Carrocerias abertas

    Alguns modelos de carroceria de caminhão são abertos na parte superior, facilitando a carga e a descarga de determinados tipos de materiais, com maior liberdade de acomodação. Confira a seguir.

    Grade baixa 

    A carroceria grade baixa, também conhecida como caminhão carga seca, é utilizada para o transporte de cargas secas em geral, como mercadorias encaixotadas, ensacados, engradados, chapas e latas.

    A grade baixa torna tanto o embarque quanto o desembarque das cargas mais ágil, uma vez que o processo pode ser feito tanto pela lateral quanto pela traseira do veículo.

    É um modelo bastante usado dentro da cidade, como também no transporte de longas distâncias.

    É possível encontrar esta carroceria de madeira, alumínio ou aço, em diversos modelos de caminhão, como caminhão truck, toco e carreta.

    >> Qual a diferença entre carga fracionada e carga lotação?

    Caminhão com carroceria grade baixa
    Caminhão com carroceria grade baixa. Fonte: Carrocerias Conquista

    Grade alta

    A carroceria de grade alta também é conhecida como graneleiro, por ser uma carroçaria muito usada no transporte de cargas a granel, como sementes e grãos, mas também é indicada para carga geral.

    Sua lateral é mais alta do que o do carro com carroceria grade baixa, acomodando a carga com mais segurança. A descarga é feita pela traseira, ou através de bocas de escoamento.

    Assim como a carroceria grade baixa, pode ser usada em diversos veículos, ser feita de diferentes materiais, bem como ser usada em pequenas ou grandes distâncias, em zonas urbanas ou rurais.

    Carroceria grade alta
    Carroceria grade alta. Fonte: Mambrini Equipamentos Rodoviários

    Caçamba

    Também conhecida como basculante, a carroceria caçamba costuma ser usada no transporte de terra, brita, entulho e outros materiais de construção.

    Ela também é utilizada no transporte de grãos desensacados, nas situações que permitem o desembarque da carga apenas escoando o material para trás.

    A caçamba é uma carroceria de caminhão que pode ser suspensa mecanicamente de modo basculante, ou seja, deixando um dos lados mais alto do que o outro, para a carga escorregar para fora do veículo.

    Costuma ser feita em aço e pode ser usada tanto nas zonas urbanas quanto rurais.

    Carroçaria Caçamba
    Carroçaria Caçamba. Fonte: Sergomel

    Porta contêiner

    Como o nome diz, essa é uma carroçaria própria para o transporte de contêineres. Ela contém encaixes para a fixação do contêiner, sendo assim uma opção segura para transportar a carga conteinerizada.

    A carroceria porta contêiner costuma ser feita em aço para suportar o peso dos contêineres em pequenas ou longas distâncias. Além disso, geralmente leva uma pintura especial contra maresia, pois é frequentemente usada em portos marítimos no Brasil.

    A carroçaria contêiner pode ser usada em veículos com 2 ou 3 eixos, e tem sua circulação limitada segundo normas do CONTRAN.

    Carroçaria Porta contêiner
    Carroçaria Porta contêiner. Fonte: Sergomel

    Prancha

    A carroçaria do tipo prancha é uma das mais resistentes do mercado. Ela é capaz de transportar cargas grandes, pesadas e indivisíveis, por longas distâncias, incluindo tratores, empilhadeiras, guindastes e máquinas agrícolas.

    O material utilizado costuma ser o aço, para suportar grandes pesos.

    Carroceria Prancha
    Carroceria Prancha. Fonte: Sergomel

    Plataforma

    O famoso guincho ou reboque é um carro com carroceria do tipo plataforma.

    É geralmente usada no transporte de veículos de passeio, quando estes apresentam problemas nas ruas ou estradas.

    A plataforma circula tanto em zonas urbanas quanto rurais, transportando carros, motos, vans, tratores ou máquinas pesadas.

    Os modelos mais resistentes são construídos em aço, por ser um material mais resistente e adequado para o transporte de cargas pesadas.

    Carroceria Plataforma
    Carroceria Plataforma. Fonte: Help Car Plataformas

    Carrocerias fechadas

    As carroçarias fechadas são recomendadas no transporte de cargas que necessitam uma proteção maior, seja da chuva, do vento, do calor ou de outros agentes.

    Baú

    Uma das carroçarias mais usadas no Brasil, a carroceria baú é completamente fechada, metálica e com portas na traseira.

    Também conhecido como furgão, o baú é comumente usado no transporte de carga seca, carga térmica e carga frigorificada.

    O baú pode ser adaptado para inúmeros veículos de cargas, de caminhão à caminhonete. Por isso, pode circular em zonas urbanas ou rurais e percorrer pequenas ou longas distâncias.

    >> Transporte de carga fechada: Conheça as características operacionais

    Carroceria Baú
    Carroceria Baú. Fonte: Sergomel.

    Baú frigorífico

    Uma carroceria própria para o transporte de cargas frigorificadas é o baú frigorífico.

    Ela pode ser instalada em veículos diversos, como motos, fiorinos, caminhonetes e caminhões. Apresenta estrutura de aço leve e resistente para conservar alimentos, medicamentos e outros conteúdos por temperaturas de até – 40°C.

    O tempo para a instalação do baú é rápido, podendo, inclusive, ser de algumas horas, no caso de baús móveis.

    Carroceria Baú frigorífico
    Carroceria Baú frigorífico. Fonte: Sergomel.

    Caminhão sider

    A carroceria de caminhão sider é um modelo com aberturas laterais, também conhecido como caminhão baú lonado. Dessa forma, tanto o carregamento quanto o descarregamento são feitos pela lateral do veículo.

    Isso é fundamental para clientes que não dispõem de docas, mas sim de empilhadeiras. O modelo transporta bem cargas paletizadas, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza.

    Hoje a maioria dos caminhões utiliza uma lona que é aberta manualmente para os lados, ou seja, alguma pessoa precisa abrir a lona com as mãos. Porém, já estão surgindo modelos cuja abertura lateral se dá de modo automático, modernizando ainda mais a atividade de transporte.

    Carroceria Sider
    Carroceria Sider. Fonte: Serpol Peças.

    Carroçarias Especiais

    Existem modelos de carroceria de caminhão para cargas específicas.

    Boiadeira

    A carroceria boiadeiro, própria para o transporte de bovinos vivos, também transporta outros animais grandes, como cavalos e porcos.

    Apesar de ser uma carroceria fechada, ela possui diversas frestas para entrada e circulação do ar.

    É possível fazer uma carroceria de madeira, alumínio ou aço, adaptada a diversos modelos de veículo, como caminhão truck e toco. 

    Carroceria Boiadeiro
    Carroceria Boiadeiro. Fonte: Mambrini Equipamentos Rodoviários.

    Canavieira

    A carroceria canavieira é especializada no transporte de cana-de-açúcar, seja inteira ou picada. Costuma ser feita em aço e seu uso é mais restrito a zonas rurais e industriais.

    Carroceria Canavieira
    Carroceria Canavieira. Fonte: Facchini S.A.

    Cegonha

    Ideal para o transporte de carros, principalmente de passeio, a carroceria cegonha é utilizada em veículos longos e feita com estrutura metálica, para suportar o peso da carga.

    Carroceria Cegonha
    Carroceria Cegonha. Fonte: Dambroz

    Florestal

    O carro com carroceria florestal é próprio para o transporte de toras de madeira. A carroçaria pode ser feita de diversos materiais e adaptada a muitos veículos.

    Ela é fechada nas partes da frente e de trás, possuindo aberturas laterais com “braços” para amarrar as toras e transportá-las com segurança.

    Carroceria Florestal
    Carroceria Florestal. Fonte: Facchini

    Munk

    A carroceria de caminhão Munk é própria para transportar e elevar máquinas pesadas. Ela possui um gancho adaptado para levantar grandes peças e máquinas.

    Por isso, é muito usada no deslocamento de máquinas que precisam ser suspensas, por pequenas ou longas distâncias.

    Carroceria Munk
    Carroceria Munk. Fonte: Luna Guindastes

    Silo

    A carroçaria do tipo silo foi desenvolvida para realizar uma descarga via pressurização. Por isso, é utilizada no transporte areia, talco, farinhas e outros pequenos grãos.

    Carroceria Silo
    Carroceria Silo. Fonte: Metalesp

    Tanque

    A carroceria de caminhão tanque foi criada para o transporte de combustíveis líquidos, como gasolina, etanol e óleo diesel.

    Por essa razão, existe uma legislação própria para sua utilização e circulação, e a fiscalização é intensa.

    O tanque possui um compartimento próprio para transportar líquidos inflamáveis.

    Carroceria tanque
    Carroceria tanque. Fonte: Terra Tanques

    >> Entenda a relação Frete x Valor de Mercadoria no transporte de cargas

    Dimensão da Carroceria

    Segundo o CONTRAN (Conselho Nacional De Trânsito), os veículos de carga no Brasil que transitam no modal terrestre possuem limites para suas dimensões, seu peso bruto total e seu peso por eixo.

    Confira a seguir:

    Largura de um caminhãoaté 2,60 m
    Altura de caminhãoaté 4,40 m
    Comprimento do veículo simplesaté 14,0 m
    Comprimento do veículo articuladoaté 18,15 m
    Comprimento do veículo com reboqueaté 19,80 m

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