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Tipos de Carroceria: Saiba como escolher o modelo ideal para o transporte

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Tipos de Carroceria: Saiba como escolher o modelo ideal para o transporte
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Atualizado em 20 de junho de 2024

Baú, caçamba, graneleiro, basculante… Quem trabalha com transporte de cargas precisa conhecer os tipos de carroceria disponíveis para os veículos de carga.

Afinal, uma escolha ruim pode trazer dores de cabeça e muitos prejuízos para sua empresa.

Sendo assim, entenda agora as principais diferenças entre as carrocerias existentes e quando você deve utilizar cada uma delas para facilitar o transporte das suas cargas.

    O que é carroceria?

    Chama-se de carroceria a estrutura montada sobre o chassi de um veículo automotor, que tem a finalidade de acomodar o motorista, passageiros e cargas.

    No caso de veículos utilitários e caminhões, eles utilizam o termo carroceria especificamente para se referir à parte traseira, onde eles acomodam as cargas.

    Como escolher a carroceria ideal?

    Existem muitos modelos de carroceria de caminhão. Sendo assim, para escolher a ideal para seu negócio, é preciso considerar quatro pontos principais:

    • O tipo de carga que você pretende transportar;
    • O percurso que seu veículo deverá fazer (se pequenas ou longas distâncias);
    • Por onde o veículo deve circular (seja zona urbana ou rural);
    • A quantidade de carga que você pretende transportar em uma viagem.

    Acompanhe abaixo os principais tipos de carro com carroçaria existentes e saiba quando escolher cada um deles.

    Carrocerias abertas

    Alguns modelos de carroceria de caminhão possuem abertura na parte superior, o que facilita a carga e a descarga de determinados tipos de materiais, proporcionando maior liberdade de acomodação. Confira a seguir.

    Grade baixa 

    A carroceria grade baixa, também conhecida como caminhão carga seca, serve para transportar cargas secas em geral, como mercadorias encaixotadas, ensacadas, engradadas, chapas e latas.

    A grade baixa presente na carroceria facilita o embarque e desembarque das cargas, pois possibilita a realização do processo tanto pela lateral quanto pela traseira do veículo, tornando-o mais ágil.

    Sendo também um modelo bastante usado dentro da cidade, como também no transporte de longas distâncias.

    Além disso, é possível encontrar esta carroceria de madeira, alumínio ou aço, em diversos modelos de caminhão, como caminhão truck, toco e carreta.

    >> Qual a diferença entre carga fracionada e carga lotação?

    Caminhão com carroceria grade baixa. Fonte: Carrocerias Conquista

    Grade alta

    A carroceria de grade alta, também conhecida como graneleiro, é amplamente utilizada para o transporte de cargas a granel, como sementes e grãos, mas também é indicada para o transporte de carga geral.

    Com isso, sua lateral é mais alta do que o do carro com carroceria grade baixa, acomodando a carga com mais segurança. Assim, realiza-se a descarga pela traseira ou por meio de bocas de escoamento.

    Assim como a carroceria de grade baixa, a carroceria de grade alta demonstra versatilidade ao ser empregada em diversos tipos de veículos, sendo fabricada com uma variedade de materiais e adaptando-se a diferentes distâncias, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

    Carroceria grade alta. Fonte: Mambrini Equipamentos Rodoviários

    Caçamba

    A carroceria caçamba, também conhecida como basculante, é comumente utilizada para transportar terra, brita, entulho e outros materiais de construção.

    Além disso, ela é empregada no transporte de grãos desensacados em situações em que é possível descarregar a carga ao escoar o material para trás.

    Além disso, a caçamba é uma carroceria de caminhão que pode ser suspensa mecanicamente de modo basculante. Dessa forma, deixando um dos lados mais alto do que o outro, para a carga escorregar para fora do veículo.

    Além disso, costuma ser feita em aço e pode ser usada tanto nas zonas urbanas quanto rurais.

    Carroçaria Caçamba. Fonte: Sergomel

    Porta contêiner

    Como o nome diz, essa é uma carroçaria própria para o transporte de contêineres. Sendo assim, ela contém encaixes para a fixação do contêiner, sendo assim uma opção segura para transportar a carga conteinerizada.

    A carroceria porta contêiner é uma construção comum em aço, projetada para suportar o peso dos contêineres durante o transporte em curtas ou longas distâncias.

    Além disso, é comum aplicar uma pintura especial para protegê-la contra a corrosão causada pela maresia, pois a carroceria porta contêiner é frequentemente utilizada em portos marítimos no Brasil.

    A carroceria porta contêiner pode ser instalada em veículos com 2 ou 3 eixos e está sujeita a restrições de circulação estabelecidas pelas normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

    Carroçaria Porta contêiner. Fonte: Sergomel

    Prancha

    A carroçaria do tipo prancha é uma das mais resistentes do mercado. Dessa forma, ela é capaz de transportar cargas grandes, pesadas e indivisíveis, por longas distâncias, incluindo tratores, empilhadeiras, guindastes e máquinas agrícolas.

    Além disso, o material utilizado costuma ser o aço, uma vez que suporta grandes pesos.

    Carroceria Prancha. Fonte: Sergomel

    Plataforma

    O famoso guincho ou reboque é um carro com carroceria do tipo plataforma.

    Dessa forma, costuma-se utilizar a carroceria porta contêiner no transporte de veículos de passeio quando estes apresentam problemas nas ruas ou estradas.

    A plataforma circula tanto em zonas urbanas quanto rurais, transportando carros, motos, vans, tratores ou máquinas pesadas.

    Com isso, constrói-se os modelos mais resistentes em aço, pois é um material mais robusto e adequado para o transporte de cargas pesadas.

    Carroceria Plataforma. Fonte: Help Car Plataformas

    Carrocerias fechadas

    As carrocerias fechadas recomendam-se para o transporte de cargas que requerem uma proteção maior, seja contra chuva, vento, calor ou outros agentes.

    Baú

    Uma das carroçarias mais usadas no Brasil, a carroceria baú é completamente fechada, metálica e com portas na traseira.

    Também conhecido como furgão, o baú é comumente usado no transporte de carga seca, carga térmica e carga frigorificada.

    Além disso, esse baú pode ser adaptado para inúmeros veículos de cargas, de caminhão à caminhonete. Por isso, pode circular em zonas urbanas ou rurais e percorrer pequenas ou longas distâncias.

    >> Transporte de carga fechada: Conheça as características operacionais

    Carroceria Baú. Fonte: Sergomel.

    Baú frigorífico

    Uma carroceria própria para o transporte de cargas frigorificadas é o baú frigorífico.

    Ela pode ser instalada em veículos diversos, como motos, fiorinos, caminhonetes e caminhões. Além disso, apresenta estrutura de aço leve e resistente para conservar alimentos, medicamentos e outros conteúdos por temperaturas de até – 40°C.

    Com isso, o tempo para a instalação do baú é rápido, podendo, inclusive, ser de algumas horas, no caso de baús móveis.

    Carroceria Baú frigorífico. Fonte: Sergomel.

    Caminhão sider

    A carroceria de caminhão sider é um modelo com aberturas laterais, também conhecido como caminhão baú lonado. Dessa forma, tanto o carregamento quanto o descarregamento são feitos pela lateral do veículo.

    Isso é fundamental para clientes que não dispõem de docas, mas sim de empilhadeiras. O modelo transporta bem cargas paletizadas, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza.

    Hoje a maioria dos caminhões utiliza uma lona que é aberta manualmente para os lados, ou seja, alguma pessoa precisa abrir a lona com as mãos. Porém, já estão surgindo modelos cuja abertura lateral se dá de modo automático, modernizando ainda mais a atividade de transporte.

    Carroceria Sider. Fonte: Serpol Peças.

    Carroçarias Especiais

    Existem modelos de carroceria de caminhão para cargas específicas. Confira, abaixo, as mais usadas.

    Boiadeira

    A carroceria boiadeiro, própria para o transporte de bovinos vivos, também transporta outros animais grandes, como cavalos e porcos.

    Dessa forma, apesar de ser uma carroceria fechada, ela possui diversas frestas para entrada e circulação do ar.

    Assim, é possível fazer uma carroceria de madeira, alumínio ou aço, adaptada a diversos modelos de veículo, como caminhão truck e toco. 

    Carroceria Boiadeiro. Fonte: Mambrini Equipamentos Rodoviários.

    Canavieira

    A carroceria canavieira especializa-se no transporte de cana-de-açúcar, seja inteira ou picada. Geralmente, fabricam-na em aço, e as zonas rurais e industriais costumam utilizá-la de forma mais restrita.

    Carroceria Canavieira. Fonte: Facchini S.A.

    Cegonha

    A carroceria cegonha é ideal para o transporte de carros, especialmente os de passeio. Utiliza-se em veículos longos e constrói-se com estrutura metálica, projetada para suportar o peso da carga.

    Carroceria Cegonha. Fonte: Dambroz

    Florestal

    O carroceria florestal é próprio para transportar toras de madeira. Assim, pode-se construir a carroçaria com diversos materiais e adaptá-la a vários tipos de veículos.

    Além disso, fecha-se nas partes dianteira e traseira, apresentando aberturas laterais com “braços” para amarrar as toras e transportá-las com segurança.

    Carroceria Florestal. Fonte: Facchini

    Munk

    A carroceria de caminhão Munk é própria para transportar e elevar máquinas pesadas. Dessa forma, ela possui um gancho adaptado para levantar grandes peças e máquinas.

    Por isso, muitas pessoas utilizam-na amplamente para deslocar máquinas que requerem suspensão, seja em pequenas ou longas distâncias.

    Carroceria Munk. Fonte: Luna Guindastes

    Silo

    A carroceria do tipo silo foi desenvolvida para executar a descarga por meio de pressurização. Portanto, utiliza-se para transportar areia, talco, farinhas e outros pequenos grãos.

    Carroceria Silo. Fonte: Metalesp

    Tanque

    A carroceria de caminhão tanque é utilizada para o transporte de combustíveis líquidos, tais como gasolina, etanol e óleo diesel.

    Por essa razão, existe uma legislação própria para sua utilização e circulação, e a fiscalização é intensa.

    Além disso, o tanque possui um compartimento próprio para transportar líquidos inflamáveis.

    Carroceria tanque. Fonte: Terra Tanques

    >> Entenda a relação Frete x Valor de Mercadoria no transporte de cargas

    Dimensão da Carroceria

    Em síntese, segundo o CONTRAN (Conselho Nacional De Trânsito), os veículos de carga no Brasil que transitam no modal terrestre possuem limites para suas dimensões, seu peso bruto total e seu peso por eixo.

    Confira a seguir:

    Largura de um caminhão até 2,60 m
    Altura de caminhão até 4,40 m
    Comprimento do veículo simples até 14,0 m
    Comprimento do veículo articulado até 18,15 m
    Comprimento do veículo com reboque até 19,80 m

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