CTeDocumentos FiscaisGestão de Transporte

Como emitir CTe pelo emissor do Sebrae gratuito?

3 minutos de leitura
Como emitir CTe pelo emissor do Sebrae gratuito?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 16 de fevereiro de 2024

O Sebrae, em conjunto com a Sefaz, oferece um emissor gratuito de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) por meio de seu site.

No entanto, surge uma dúvida comum entre as transportadoras e demais empresas no Brasil: será que é mesmo melhor optar por um emissor de CTe gratuito em vez de uma solução paga?

Para esclarecer essa questão e auxiliar na tomada de decisões, prossiga na leitura deste artigo.

    O que é o emissor de CTe do Sebrae?

    Atualmente, o Sebrae oferece para as micros e pequenas empresas do Brasil o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e o Emissor de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), de forma gratuita.

    A ferramenta, anteriormente mantida pela Secretaria da Fazenda, é uma opção para empresas que precisam emitir seus documentos fiscais de transporte.

    Como baixar o emissor do Sebrae?

    O Sebrae disponibiliza emissores de NFe e do CTe, gratuitos para todo o país.

    Dessa forma, é possível usar o emissor do Sebrae através do próprio site da instituição. Basta clicar aqui e seguir o passo a passo para utilizar. Os tutoriais encontram-se no site da solução.

    Quem pode usar o emissor Sebrae?

    Qualquer empresa que possuir CNPJ ou CPF + IE (produtor rural) e credenciada pela SEFAZ pode utilizar o emissor gratuito do Sebrae.

    Como emitir CTe gratuito pelo Sebrae?

    Para emitir CTe pelo Sebrae, a empresa deverá atender os critérios abaixo:

    • Ter acesso à internet;
    • Empresa formalizada – CNPJ;
    • Estar devidamente cadastrada (possuir Inscrição Estadual) na Secretaria da Fazenda Estadual de sua região responsável;
    • Ser credenciada pela Secretaria Estadual de sua região para a emissão da NFe ou CTe (ou as duas dependendo da atividade da empresa) (ATENÇÃO: verificar no seu Estado se há necessidade de autorização para utilização do ambiente de teste e produção);
    • Possuir o Certificado Digital para assinatura digital das NFe e CTe, nos moldes da certificação ICP-Brasil. Confira aqui.
    • Possuir o emissor instalado de NFe ou CTe de acordo com a atividade da sua empresa.

    Emissor de CTe pago ou gratuito?

    Essa é a grande dúvida que atinge as transportadoras, micro e pequenas empresas ao longo do Brasil. Afinal, é perfeitamente comum não saber qual emissor trará mais vantagens, tudo vai depender do tipo de empresa e fluxo de emissão de notas, considerando que os emissores são diferentes.

    A principal diferença entre o emissor pago ou gratuito é a automatização dos processos, uma vez que no gratuito não há essa possibilidade. Já no emissor pago há diferentes vantagens nesse sentido, como o cálculo automático de impostos, envio de XML, preenchimento de dados, entre outras.

    Além disso, o emissor gratuito é indicado para empresas que consigam emitir sem necessidade de suporte técnico, enquanto o emissor pago é benéfico também para empresas que emitem diversos documentos e, por isso, podem precisar de ajuda durante as emissões .

    Em síntese, as maiores vantagens do emissor gratuito, como o do Sebrae, são as seguintes:

    • É gratuito, ou seja, não há custos com a mensalidade;
    • Permite emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe);
    • Permite a emissão de Nota de contingência;
    • Disponível para qualquer contribuinte credenciado do país.

    Já emissor pago, como o emissor de CTe Hivecloud, tem vantagens além, se comparado com o gratuito, por exemplo:

    ➡ Conheça o emissor de CTe Hivecloud

    Sendo assim, ter um emissor pago também facilita os processos fiscais da empresa, justamente por ser totalmente prático e intuitivo, o que traz mais resultados positivos para sua gestão. 

    Emita CTe 4.0 em segundos!

    Uma das grandes desvantagens do emissor gratuito é o fato de que algumas vezes ele pode não estar 100% adequado as normas da Sefaz. Dessa forma, você corre o risco de emitir seus documentos de forma incorreta.

    Já emissores pagos, como o Hivecloud CTe, estão sempre em conformidade com as regras atuais e, além disso, você pode emitir o seu CTe em apenas 30 segundos. Afinal, nosso emissor oferece uma visão clara das documentações e realiza qualquer ação com muita facilidade.

    Nós resolvemos todas as suas dúvidas em um emissor de um clique bem simples de usar. Evite digitar manualmente os dados, deixe que nós preenchamos os campos para você!

    Preencha o formulário abaixo e faça uma emissão gratuita com validade fiscal.

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.