Há algum tempo, o Sebrae disponibiliza um emissor gratuito para o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe). A novidade é que agora essa ferramenta está disponível em uma versão online, que dispensa a necessidade de instalação no computador.
A ideia de usar um sistema gratuito pode até ser atrativa, no entanto sempre surge uma dúvida comum entre as transportadoras e demais empresas no Brasil: será que é mesmo melhor optar por um emissor de CTe gratuito em vez de todos os benefícios e segurança que uma solução paga pode oferecer?
Para te auxiliar nessa questão e na tomada de decisões, prossiga na leitura deste artigo.
O que é o emissor de CTe do Sebrae?
Atualmente, o Sebrae oferece para as micros e pequenas empresas do Brasil o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), de forma gratuita.
A ferramenta, anteriormente mantida pela Secretaria da Fazenda, é uma opção para empresas que precisam emitir seus documentos fiscais de transporte.
Como baixar o emissor do Sebrae?
É possível usar o emissor do Sebrae através do próprio site da instituição. Basta clicar aqui e seguir o passo a passo para utilizar.
Os tutoriais encontram-se no site da solução.
Quem pode usar o emissor Sebrae?
Qualquer empresa que possuir CNPJ ou CPF + IE (produtor rural) e credenciada pela SEFAZ pode utilizar o emissor gratuito do Sebrae.
Como emitir CTe gratuito pelo Sebrae?
Para emitir CTe pelo Sebrae, a empresa deverá atender os critérios abaixo:
- Ter acesso à internet;
- Empresa formalizada – CNPJ ou CPF + IE (produtor rural);
- Estar devidamente cadastrada (possuir Inscrição Estadual) na Secretaria da Fazenda Estadual de sua região responsável;
- Ser credenciada pela Secretaria Estadual de sua região para a emissão da NFe ou CTe (ou as duas dependendo da atividade da empresa) (ATENÇÃO: verificar no seu Estado se há necessidade de autorização para utilização do ambiente de teste e produção);
- Possuir o Certificado Digital no modelo A1 ou A3, nos moldes da certificação ICP-Brasil. Confira aqui.
Emissor de CTe pago ou gratuito: qual a melhor opção?
Essa é uma dúvida que atinge muitas transportadoras, especialmente as micro e pequenas, que lidam com orçamentos curtos.
Afinal, é muito comum não saber qual emissor trará mais vantagens, uma vez que isso depende de fatores como o tipo de empresa e o fluxo de emissão de notas, considerando que os emissores são diferentes.
Na prática, a principal diferença entre o emissor pago e o gratuito é a automatização dos processos, uma vez que no gratuito não há essa possibilidade.
No emissor pago há diferentes vantagens nesse sentido, como o cálculo automático de impostos, envio de XML, preenchimento automático de dados, emissão em lote, entre outras.
Além disso, o emissor gratuito é recomendado para empresas que conseguem realizar a emissão sem necessidade de suporte técnico, enquanto a versão paga geralmente inclui suporte especializado.
No caso da Hivecloud, por exemplo, nossos analistas estão disponíveis 24 horas por dia para oferecer assistência.
Em síntese, as maiores vantagens do emissor gratuito, como o do Sebrae, são as seguintes:
- É gratuito, ou seja, não há custos com a mensalidade;
- Suporte aos certificados A1 e A3;
- Permite emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe);
- Disponível para qualquer contribuinte credenciado do país.
Já emissor pago, como o de CTe Hivecloud, oferece vantagens além dessas, se comparado com o gratuito, por exemplo:
➡ Conheça o emissor de CTe Hivecloud
Sendo assim, ter um emissor pago, apesar do custo, pode trazer muita economia para a sua empresa, justamente por ser totalmente prático e intuitivo, o que traz mais resultados positivos para sua gestão.
Emita CTe 4.0 em segundos!
Uma das grandes desvantagens do emissor gratuito é o fato de que muitas vezes ele pode sair do ar por manutenções não previstas. Dessa forma, você corre o risco de não conseguir emitir seus documentos de forma rápida, conforme precisa a sua operação.
Já os emissores pagos, como o Hivecloud CTe, estão sempre em conformidade com as regras atuais e sempre que passam por manutenção são programadas par anãoa trapalhar nenhum fluxo de emissão.
Além disso, nosso emissor oferece uma visão clara das documentações e realiza qualquer ação com muita facilidade. Nós resolvemos todas as suas dúvidas em um emissor de um clique bem simples de usar.
Evite digitar manualmente os dados, deixe que nós preenchamos os campos para você!
Preencha o formulário abaixo e faça uma emissão gratuita com validade fiscal.
Faça sua primeira emissão de CTe grátis
Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!