Gestão de Transporte

Picking: o que é e porque oferecer esse serviço ao seu cliente?

4 minutos de leitura
Picking: o que é e porque oferecer esse serviço ao seu cliente?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

Também conhecido como order picking, ou simplesmente picking, é a operação de coleta e armazenagem de produtos a pedido do cliente. Ao optar por oferecer o serviço de picking, é preciso que os gestores da empresa tenham em mente que essa atividade tem um custo adicional de cerca de 30% a 40% (a depender do tipo de armazenagem) devido a mão-de-obra do armazém.

O uso de um sistema de controle integrado que tenha suporte ao serviço desse procedimento é ideal para manter a operação com qualidade e eficiência.

    Como organizar uma área de picking eficiente?

    A principal prioridade para uma boa área de picking é o posicionamento dos produtos armazenados. Os produtos com um maior giro devem ser privilegiados, se possível, utilizando esteiras. Já os de pequeno e médio giro, podem ser armazenados em racks com níveis.

    Outra medida para tornar uma área mais eficiente é separar um local apenas para produtos menores, para evitar que estes sejam escondidos em esteiras ou racks por outros maiores.

    >Conheça os principais softwares utilizados na gestão logística

    Além da organização do espaço físico, para que o seu serviço de picking seja eficaz, é preciso dar atenção a documentação necessária na operação. O colaborador responsável deve ter em mãos um documento que contenha as informações necessárias para realizar a operação com agilidade e com o menor risco de erros possível.

    Se o desejo é diminuir ainda mais o tempo da operação, um sistema de gestão inteligente pode ser utilizado, reduzindo para segundos o tempo de procura de um determinado produto.

    Tipos de picking

    A atividade de picking é organizada em 4 diferentes operações, embora é comum observar a fusão de características de uma ou mais dessas estratégias nas operações. Para definir qual ou quais operações utilizar, é preciso levar em consideração alguns fatores, como a quantidade de operadores por pedido, a quantidade de produtos coletados por pedido e o período de agendamento dos produtos. Levando em consideração esses fatores, as 4 operações “padrão” são:

    1.Picking discreto

    Nessa modalidade, apenas um operador inicia e finaliza a operação. A vantagem do picking discreto é a redução da margem de erros, por existir apenas um documento para cada produto. Apesar dessa vantagem, essa modalidade é a menos produtiva de todas, pois aumenta o tempo de deslocação do operador.

    2. Picking por zona

    Como o nome sugere, nesta modalidade a área de picking é dividida em zonas e cada zona está sob a responsabilidade de um operador. Ao realizar um pedido de vários produtos em diferentes zonas, cada operador coleta apenas os que estão na sua zona, levando-os a uma área comum.

    Essa modalidade reduz o tempo de deslocamento dos colaboradores, porém, existe uma dificuldade na divisão dos equipamentos de apoio, que pode diminuir a produtividade de uma zona.

    3. Picking por lote

    Sendo a modalidade mais produtiva, esta modalidade implica na acumulação de pedidos e, a cada deslocamento do operador, é coletada a quantidade suficiente de produtos para atender todos os pedidos atuais.

    O número de produtos a serem coletados deve estar de acordo com a capacidade física do colaborador, além disso, o índice de erro no picking por lote tende a ser maior.

    4. Picking por onda

    Essa estratégia é bastante similar ao picking discreto, a diferença fica por conta do número de agendamentos de pedidos por turno, que é maior no picking por onda. Os produtos são recolhidos em períodos de tempo ao longo do dia, trazendo vantagens como a concordância do picking com a retirada de produtos e a sua possibilidade de fundir-se a outros métodos da lista.

    Nessa modalidade também é fundamental o equilíbrio de equipamentos de suporte, afim de evitar o sobrecarregamento de operadores.

    Por que oferecer esse serviço aos meus clientes?

    Empresas e consumidores finais, cada vez mais, apresentam comportamentos que favorecem esta atividade. A maior exigência dos consumidores em relação ao prazo de entrega dos produtos, o aumento do número de pedidos, a filosofia de concentração em grandes armazéns das empresas e outros fatores fazem o investimento em picking e sua constante melhoria uma forte tendência entre as empresas do setor.

    Vale ressaltar que os consumidores estão cada vez mais exigentes, portanto, a implementação e manutenção de uma boa estrutura para a prática desta estratégia é fundamental para o sucesso do seu negócio. Já imaginou descobrir todos os segredos para a fidelização de seus clientes? Esse é o objetivo de muitas empresas, mas poucas realmente conseguiram construir uma relação favorável com seus clientes.

    É pensando em ajudá-lo que nós preparamos um outro conteúdo com tudo que você precisa saber para fidelizar os clientes de sua transportadora em nosso infográfico completamente gratuito.