Gestão de Transporte

Postos avançados de expedição: como isto pode agilizar sua transportadora?

3 minutos de leitura
Postos avançados de expedição: como isto pode agilizar sua transportadora?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 26 de abril de 2023

Atualmente no mercado logístico uma das coisas que mais destaca uma empresa transportadora, é a sua capacidade de cumprir prazos. E para isso, é necessário que as transportadoras tenham um plano operacional organizado, desde a emissão dos documentos ficais, até as técnicas utilizadas no carregamento das mercadorias, a roteirização dos trajetos de entrega, finalizando na chegada do produto ao cliente final.

No entanto, como é sabido, as cargas devem circular com os documentos fiscais emitidos, para evitar problemas com os postos de fiscalização ou com a SEFAZ.

Ainda assim, muitas vezes o processo entre enviar os caminhões até os embarcadores e emitir os documentos fiscais, leva um tempo que poderia ser economizado, caso houvessem postos avançados de expedição.

    Mas, o que são os postos avançados de expedição?

    São locais em que os documentos fiscais de transporte de cargas podem ser emitidos, nem necessariamente terem que ficar dependentes das empresas transportadoras por exemplo.

    Quais as vantagens de utilizar postos avançados de expedição?

    A grande vantagem da utilização dos postos avançados de expedição é a economia de tempo e recursos para a emissão dos documentos fiscais.

    Isso porque muitas vezes as transportadoras precisam fazer os veículos carregados com as mercadorias na sede ou CD dos embarcadores, retornarem à empresa para expedição dos documentos fiscais, ou utilizar um transporte intermediário como motoboy, para pegar esta documentação na transportadora e levá-la de volta ao local de carregamento da carga.

    Esse processo leva tempo e tende a atrasar as operações logísticas e consequentemente, o transporte das mercadorias.

    Se os postos de expedição avançados utilizarem um sistema 100% online é possível que os documentos fiscais sejam emitidos à qualquer hora e em qualquer lugar do mundo.

    Essa vantagem permite que por exemplo, em caso de uma transportadora possuir várias filiais e tenha que emitir os documentos fiscais, essa atividade não fique atrelada apenas à unidade matriz, descentralizando e desafogando os processos, além de permitir que mais de um funcionário em locais distintos possam emitir ao mesmo tempo os documentos fiscais.

    Com a emissão 100% online, os documentos fiscais eletrônicos podem ser emitidos em poucos segundos, agilizando toda a atividade logística da empresa, e o envio das informações contidas nos documentos também é instantâneo quando enviado por um ambiente 100% online.

    Como funcionaria um posto avançado de expedição?

    Um posto de emissão avançada permite que toda a documentação fiscal necessária para o transporte possa ser feita diretamente no ponto de carrego da mercadoria, evitando a necessidade de trânsito destes documentos ou o retorno do veículo à base da empresa transportadora.

    Logo, a transportadora enviaria o caminhão para um posto de expedição avançado que seria o mesmo local de carrego da mercadoria, otimizando os processos logísticos e economizando tempo em mais de uma etapa.

    Portanto, utilizar postos avançados de expedição dos documentos fiscais, otimiza os processos logísticos, fazendo com que as transportadoras possam expedir mais caminhões em menos tempo, visto que não será necessário o retorno dos caminhões carregados para pegar os documentos fiscais da carga.

    Além de tudo isso, um posto de expedição avançado com um sistema 100% online traz a comodidade de emitir os documentos em qualquer lugar e à qualquer hora, e com o auxílio de uma impressora portátil o motorista pode imprimir os documentos fiscais dentro do próprio veículo de transporte.

    Você sabe o que é EDI? Já utilizado por muitas transportadoras que multiplicaram suas atividades, essa ferramenta tem sido o divisor de águas na gestão de muitas empresas em todo o mundo. É por isso que preparamos um conteúdo especial – e gratuito – para que você entenda de uma vez por todas: para que serve o EDI no transporte de cargas?

    Sistema online para integração via EDI

    Integre sua transportadora aos maiores clientes do mercado com sistema EDI.

    Sistema online para integração via EDI

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.