Para tomar as melhores decisões para sua empresa e ainda evitar que haja prejuízos, a previsão de demanda é muito importante. Isso porque ela ajuda na tomada de decisões assertivas, sempre baseadas em análise de dados reais.
Tem dúvidas sobre o assunto e deseja implementar esse conjunto de ações em sua empresa? Então continue neste post para aprender mais sobre. Aproveite a leitura!
O que é previsão de demanda?
A previsão de demanda nada mais é que uma estimativa de mercado que tem a função de antecipar o que irá acontecer. Ela pode impactar diretamente à produção de uma empresa, seja ela varejista ou fabricante.
Essa previsão envolve a análise de variáveis internas e externas, pois tem o objetivo de antecipar tendências de consumo que necessitam de planejamento para execução.
De forma resumida, a previsão de demanda oferece às empresas informações de muita relevância sobre os mercados em que operam, assim como também sobre o seu mercado-alvo.
Dessa forma, vale ressaltar também que a previsão de demanda é importante para a gestão de estoque. Afinal, quando não utilizada, a empresa corre o risco de sofrer desperdícios e até mesmo excessos. Isso impacta diretamente os resultados financeiros da organização.
Tipos de previsão de demanda
Agora que você compreende o que é a previsão de demanda, é importante saber também que existem dois tipos dela a serem feitas: a quantitativa e qualitativa. Separamos logo abaixo a definição de cada uma, vem conferir.
Previsão de demanda quantitativa
Esse tipo de previsão de demanda quantitativa deve ser feita para um período mais longo. Além disso, é usada com mais frequência e, se comparado à previsão de demanda qualitativa, tem algumas vantagens. Algumas delas: não é subjetivo como o método de pesquisa; trabalha com dados e portanto traz confiabilidade, além de possuir um custo bem mais baixo de execução.
Dentro dele, são trabalhados vários métodos estatísticos. São eles:
- Regressão simples;
- Regressão múltipla;
- Média Móvel;
- Suavização potencial;
- Projeção de tendência;
- Decomposição.
Previsão de demanda qualitativa
Através da demanda qualitativa, é realizada uma pesquisa com os consumidores com o intuito de levantar informações ou para saber opiniões.
Sendo assim, o público-alvo é questionado sobre suas intenções em relação a um determinado produto. Por exemplo, quais são seus futuros planos de compra e qual a frequência em que essa compra ocorre.
Este método de pesquisa geralmente é utilizado para estimativas de curto período de tempo e pode ser realizada através dos meios abaixo:
- Método Delphi;
- Força de vendas;
- Analogia histórica;
- Júri Executivo.
Qual o objetivo da previsão de demanda?
O objetivo da previsão de demanda é compreender qual será a demanda de uma empresa ou instituição para que os gestores possam tomar decisões sobre preços, mercado e até mesmo a possibilidade de expansão.
Dessa forma, algumas empresas que já estão estabelecidas no mercado utilizam a previsão de demanda para estudar a possibilidade de entrar em um novo mercado, podendo tomar essa decisão de maneira mais assertiva, diminuindo os riscos que podem afetar sua competitividade e o lucro.
Passo a passo para fazer uma previsão de demanda
Fazer uma previsão de demanda não é um processo muito difícil, mas exige a realização de algumas etapas importantes para alcançar os resultados de maneira assertiva. Listamos, abaixo, um passo a passo para ajudar a fazer a previsão de demanda, confira:
Trace um objetivo
Traçar os objetivos é de suma importância para uma empresa, pois eles darão o direcionamento da pesquisa. Definimos esses objetivos para longo, médio e/ou curto prazo, considerando um segmento de mercado, uma demanda global ou até mesmo o próprio produto.
Vale ressaltar que determinamos o objetivo da previsão de demanda antes de iniciar o processo, pois ele direcionará toda a pesquisa.
Defina o modelo de previsão
Com o objetivo definido, partimos para o momento de definir o modelo dessa previsão de demanda. Falamos anteriormente sobre os métodos baseados tanto em pesquisas (qualitativa), quanto estatísticas (quantitativa). Para escolher o ideal, basta contar com o apoio de um profissional responsável.
Colete os dados
Ao escolher o modelo, o próximo passo é coletar os dados necessários. Por exemplo: selecionar um grupo de pessoas que utilizam frete terceirizado e um grupo que não os utiliza e aplicar um questionário estruturado sobre intenções de compra do serviço.
Interprete os resultados
Depois dos dados coletados, o último passo é a interpretação dos resultados obtidos. Os profissionais que atuam na área de finanças fazem uma análise fundamental, uma vez que eles fazem uma relação com os resultados baseados em métodos de pesquisa ou estatísticos com dados econômicos-financeiros.
Um exemplo que podemos dar sobre a interpretação dos resultados da previsão de demanda: fazer uma análise das respostas do questionário para avaliar se a demanda por fretes na Argentina é o suficiente para criarmos uma unidade no país.
Como utilizar a previsão de demanda logística na sua transportadora?
A previsão de demanda logística atua de forma muito eficaz na redução de custos nas empresas.
Podemos defini-la como um conjunto de ações que visam a antecipar as necessidades de armazenamento e transporte de produtos, otimizando a gestão produtiva.
Ou seja, através dela é possível planejar melhor todas as questões envolvidas na operação. Desde a aquisição dos insumos até a liberação de espaço no estoque ou até mesmo a solicitação de um apoio para o transporte.
A previsão de demanda logística proporciona diversos benefícios na área. Fique por dentro de como esse conjunto de ações podem resultar de maneira tão positiva.
- Redução de perdas: Quando se tem uma noção mais precisa do volume que deve ser produzido, as chances de criar excessos ou sobras caem drasticamente. Sendo assim, os estoques não ficam abarrotados de produtos e o prejuízo é evitado, uma vez que os produtos não sofrerão danos.
- Melhor alocação de recursos: Trabalhando em cima de uma previsão, o controle de compras de materiais e insumos é muito maior. Por exemplo, se a previsão é vender 250 peças, serão adquiridos os recursos necessários para essa quantia de produção definida. Vale ressaltar que esse processo beneficia também os diversos setores de uma empresa.
- Maior controle do estoque: A previsão de demanda trabalha baseada nos históricos de compras e vendas de uma empresa e também em dados do mercado e suas épocas sazonais. Esse conjunto todo proporciona informações importantes que possibilitam a otimização dos espaços dos estoques e atendem a demanda em longo prazo.
Além de ter um maior controle do estoque, também há uma redução bastante significativa nos custos fixos com aluguéis, energia elétrica, limpeza, dentre outros.
- Melhor planejamento orçamentário: Por último, ter a previsão do que será vendido nos próximos meses é o ponto principal de um planejamento orçamentário de uma empresa. Analisar as estatísticas e os dados do mercado ajudam a entender de maneira mais clara a expectativa de resultados nos períodos seguintes e como a organização pode se preparar para atender a essas expectativas.
➡ Saiba mais sobre a logística de transporte
Otimize o transporte de cargas da sua empresa!
Como podemos ver, a previsão de demanda logística atua diretamente na redução de custos em diversas áreas de uma empresa, se tornando uma ação imprescindível para ter uma boa gestão logística e, consequentemente, o crescimento do negócio.
Para colaborar ainda mais com a otimização do transporte de cargas da sua empresa, continue acessando o nosso blog.