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Como ter uma operação logística eficiente na sua transportadora

7 minutos de leitura
Como ter uma operação logística eficiente na sua transportadora
Daniel Brasil
Escrito por:
Atualizado em 24 de maio de 2022

Índice

    A eficiência nos processos de uma transportadora depende da forma como a operação logística é realizada. Saber como utilizar recursos como trabalhadores, dinheiro e tempo é importante para cumprir prazos e atender a todas as demandas que o segmento de transporte exige.

    A redução de custos e o aumento dos lucros são reflexos desta estratégia. Além disso, ela proporciona uma abordagem autossustentável para o seu negócio, já que incentiva o consumo consciente de combustíveis e o uso inteligente dos espaços em um Centro de Distribuição destinados ao armazenamento de mercadorias, por exemplo.

    A forma como a organização se apresenta ao mercado precisa ser muito mais competitiva e alinhada às exigências que o seu segmento impõe. Por isso que neste artigo, vamos trazer dicas e um passo a passo sobre a gestão de operações e logística para sua transportadora.

    Confira!

    O que é a operação logística?

    A operação logística envolve a produção de bens, a manutenção dos equipamentos e veículos, as compras, o compromisso com os prazos de entrega, o transporte e todas as pessoas envolvidas em cada um destes processos.

    Em uma transportadora, esta estratégia é importante para manter a eficiência e rapidez exigidas no transporte das mercadorias. Além disso, garante que as entregas sejam feitas no prazo planejado, mantendo a integridade das cargas.

    Como funciona?

    Para que você entenda como a operação logística funciona na prática, o primeiro passo é entender quais são os processos que a englobam. Entre eles, podemos destacar a armazenagem dos produtos, o controle do estoque e o gerenciamento de transportes.

    1. Armazenagem de produtos

    Em casos onde uma empresa contrata o serviço terceirizado de entrega, o operador logístico é responsável por estocar os produtos e fazer o envio deles para os consumidores finais.

    Nesse sentido, a etapa da armazenagem de entrega diz respeito tanto ao armazenamento dessas mercadorias, como a entrada e saída delas. Ou seja, é uma etapa que requer extremo cuidado para evitar que os objetos sejam danificados ou perdidos.

    2. Controle do estoque

    Fazer o controle do estoque pode garantir que uma operação logística seja bem sucedida, uma vez que essa etapa permite identificar o que está em falta ou o que precisa ser ajustado.

    Ou seja, o operador de transportadora deve acompanhar a manutenção dos veículos, por exemplo, enquanto o de uma fábrica monitora o uso e a reposição de peças, trocas de pneu, óleo e afins.

    3. Gerenciamento de transportes

    Toda empresa que fornece o serviço de transporte precisa ter um gerenciamento efetivo da frota, já que a transportadora fica responsável pela movimentação da carga do ponto de origem ao ponto de destino.

    É por esse motivo que um planejamento logístico faz bastante diferença no dia a dia dos operadores.

    Vamos falar mais sobre este tema a seguir.

    Entenda a importância do planejamento para sua operação logística

    Para tornar a operação logística ainda mais eficiente, o planejamento é fundamental. Com essa medida é possível otimizar as operações de armazenagem, distribuição e entrega de matérias-primas e produtos acabados, alcançando resultados ainda melhores.

    Contar com uma boa gestão prepara os colaboradores para enfrentar os principais gargalos logísticos, como:

    • Altos gastos com transporte e operações;
    • Necessidade de uma mão de obra qualificada;
    • Falta de integração entre parceiros;
    • Qualidade das rodovias brasileiras e restrições de circulação em algumas cidades, entre outros.

    Além disso, o planejamento logístico inclui um pensamento que analisa a realidade do mercado e todas as suas etapas, buscando a melhoria contínua em cada passo.

    Confira o passo a passo para uma boa gestão de operação logística

    Com o intuito de atender às exigências do mercado e manter-se competitivo, o gestor de transportadora precisa aplicar uma gestão de operação logística eficiente para prever erros e algumas dificuldades que possam surgir no decorrer das etapas.

    Entretanto, aperfeiçoar cada ponto depende de uma série de ações que falaremos a seguir. Confira o que é recomendado em cada passo do planejamento:

    1. Estabeleça objetivos realistas 

    Mesmo que pareça óbvio, é melhor começar o planejamento com objetivos que levem em consideração as condições reais para começar os trabalhos na medida certa.

    2. Reúna a melhor equipe e divida responsabilidades

    Sempre é bom lembrar que um bom processo de seleção de pessoal encontrará os melhores profissionais para criar uma equipe com um melhor desempenho. Também é crucial que cada integrante saiba exatamente quais serão as suas responsabilidades e tarefas nas operações de transporte.

    3. Mapeie todos os processos internos

    Saber como tudo funciona na transportadora possibilita conhecer e controlar todas as informações, desde o recebimento das mercadorias até sua entrega no cliente final. O acompanhamento permite lidar com imprevistos e traçar estratégias para reverter qualquer problema.

    4. Antecipe as demandas do seu cliente

    Esteja sempre a frente, com base em pesquisas, leituras em veículos de imprensa respeitáveis e experiência profissional para prever quais demandas os seus clientes atuais e clientes em potencial terão em determinadas épocas do ano, como o Natal.

    5. Use sistemas de automação logístico

    Adotar um sistema de automação logístico, com o TMS da Hivecloud, é importante para facilitar a comunicação entre transportador e embarcador e tornar o processo mais transparente e simples, além de evitar erros.

    Isto porque o software evita o preenchimento manual de dados, que é uma atividade muito suscetível a equívocos, uma vez que basta uma informação divergente ou um erro de digitação para embaralhar todos os dados.

    Logo, além de todos os benefícios listados acima, o operador logístico vai economizar algo extremamente valioso: tempo. Ganhando, inclusive, muito mais assertividade nos processos. 

    6. Defina indicadores de desempenho

    Leve em consideração parâmetros que sejam facilmente identificados por todos, independente de seu cargo. Escolha métricas, como índices de reclamações dos clientes, prazos e performance de entrega.

    Vantagens de fazer uma boa gestão logística

    Ter uma operação logística bem estruturada traz uma série de benefícios para a transportadora e garante mais eficiência no serviço, através de:

    • Redução de custos;
    • Mapeamento de despesas;
    • Poucos casos de atrasos nas entregas;
    • Fidelização do cliente.

    Com consumidores cada vez mais exigentes, qualquer deslize nos prazos pode ser um fator decisivo para continuar ou não comprando em uma empresa. Por isso, garantir a satisfação deles é essencial em qualquer negócio e é responsabilidade do fornecedor logístico assegurar que o serviço prestado seja eficiente.

    Assim, além dos prazos serem mais assertivos, o cliente ganha confiança na empresa e passa a contratar sem medo o seu serviço de frete. Indo além, o planejamento logístico também facilita na hora de identificar potenciais problemas e permite mapear as despesas ou até mesmo saber como reduzir custos de maneira inteligente.

    Aumente os índices de lucratividade de sua transportadora

    A operação logística tem papel fundamental no desenvolvimento de uma transportadora, já que viabiliza resultados expressivos, mais produtividade e lucratividade, além da redução de custos, desperdícios e prejuízos.

    Essa estratégia compreende o monitoramento dos processos internos, além do uso de tecnologia que ajude na automação logística e a contribuição de uma equipe com os melhores profissionais, entre outros.

    Um dos resultados mais significativos da gestão de operações e logística eficiente é a conquista da satisfação dos clientes, o que torna a marca da transportadora um sinônimo de entregas realizadas dentro do prazo e de mercadorias que chegam aos destinatários em perfeito estado.

    Claro que sempre haverão problemas, mas, ao trabalhar com este modelo de gestão, será possível prever e evitar em tempo o que pode atrasar as suas entregas, além da possibilidade de lidar com mais preparo com as dificuldades.

    O objetivo maior é proporcionar uma experiência memorável para o cliente com o intuito de fidelizá-lo, criar uma boa reputação no mercado, conquistar novos clientes e aumentar a sua lucratividade.

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