Transportadora

Dicionário do transporte: Agente de carga

2 minutos de leitura
Dicionário do transporte: Agente de carga
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 6 de dezembro de 2022

    No cotidiano das transportadoras, várias vezes nos deparamos com termos e expressões pouco conhecidas. Pensando nessa dificuldade, iremos iniciar uma série de postagens explicando termos técnicos mais comuns que os funcionários de uma transportadora ainda podem ter dúvidas.

    A seção vai ser chamar Dicionário do Transporte, e no post de hoje vamos explicar o que é um Agente de Carga e qual sua função.

    O agente de cargas ou o agente de transporte de cargas é um profissional comum aos modais aéreo e marítimo. Ele é pessoa responsável por agenciar a disponibilidade de transporte de um modal de grande porte, realizando a compra da disponibilidade, a coleta e o embarque da mercadoria no modal específico.

    O agente de cargas também tem a responsabilidade de administrar todos esses processos. Para o cliente, em geral, ele é a pessoa responsável pelo transporte.

    O profissional agente de cargas é diferente do agenciador de cargas. A responsabilidade do agenciador de cargas é realizar o contato entre o cliente e a transportadora para que o serviço de transporte seja efetivado.

    O agente de cargas tem a incumbência de realizar o transporte e gerenciar todos os processos decorrentes do serviço.

    As principais atribuições de um agente de cargas no dia a dia são:

    • Coleta de cargas no remetente: É responsabilidade do agente realizar a retirada da mercadoria da empresa ou pessoa remetente;
    • Conferência de mercadorias e documentações: O agente fica responsável por conferir se as mercadorias e os respectivos documentos estão sendo corretamente encaminhados;
    • Emissão de documentos e execução de embarques: Fica como obrigação do agente emitir os documentos necessários para o transporte (CTE, MDF-e e/ou Nota Fiscal Eletrônica) e realizar o embarque;
    • Prestar informação sobre as operações que executam e sobre as cargas quando solicitado pelos clientes ou órgãos fiscais;
    • Follow-up de pedidos: O agente de carga tem a responsabilidade de realizar um acompanhamento do transporte da mercadoria, registrando e enviando as informações de posicionamento da carga sempre que necessário;
    • Recebimento de material e entrega até o destinatário: Após enviar as cargas, o agente de cargas se comunica com outro do estado de destino da mercadoria para informar o procedimento de recebimento. Muitas vezes quem recebe a mercadoria é o próprio destinatário final, ou seja, não existe mais intermediário com a carga.

    Embora o trabalho do agente de cargas pareça simples, ele é um profissional que pode gerar muita economia de tempo e dinheiro para seus clientes, que incluem transportadoras interessadas em aumentar a produtividade interna.

    O agente de cargas pode substituir um funcionário fora do serviço para enviar uma carga ou um simples documento da empresa até o modal específico.

    Se você tem dúvidas sobre outros termos e expressões do universo das transportadoras, deixe seu comentário ou sugestão e sua dúvida pode virar nosso próximo texto, confira aqui os demais posts da série Dicionário do Transporte!