Transportadora

Saiba o que é averbação de carga e qual a importância para seus transportes

7 minutos de leitura
Saiba o que é averbação de carga e qual a importância para seus transportes
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de outubro de 2023

Toda transportadora precisa contratar um seguro de mercadoria e estar por dentro do processo de averbação de carga para trazer cobertura para sua própria empresa e aos seus clientes.

É a partir da averbação que a seguradora contratada consegue ter visibilidade de tudo o que vai ser conduzido de um ponto a outro. Para ajudar você dominar o tema, elencamos as principais informações sobre ele neste artigo:

  • O que é a averbação da carga?
  • Qual a importância da apólice do seguro RCTR-C?
  • Você deve informar quais dados para averbar a carga?
  • Benefícios da averbação
  • Como averbar carga?
  • Como automatizar esse processo?

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos tópicos mencionados acima. 

    O que é averbação de carga?

    A transportadora comunica à seguradora quais produtos serão transportados no frete e fornece as demais informações da operação, a fim de autorizar o seguro de carga.

    Isso acontece porque a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determina que toda mercadoria circulando em solo brasileiro precisa estar assegurada. A intenção disso é certificar que o condutor, o veículo, a transportadora e os bens do embarcador estejam acobertados se houver um incidente nas estradas.

    Para isso acontecer, uma das etapas a serem cumpridas é que a empresa responsável pela prestação desse serviço de transporte forneça os dados à seguradora sobre os itens transportados.

    Qual a relação do seguro RCTR-C na averbação de carga?

    Conforme a Lei da Averbação Eletrônica da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), além de obrigatório, o seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga é importante por cobrir danos aos bens carregados e ao motorista da transportadora, em casos de acidentes ocorridos nas estradas, como colisões, tombamento, incêndios e explosões.

    Ou seja, o RCTR-C é uma maneira de minimizar possíveis prejuízos relativos ao carregamento e oferecer maior segurança aos profissionais que atuam na condução dos veículos, bem como às empresas que prestam esse tipo de serviço.

    Logo, se acontecer algum sinistro, a transportadora pode solicitar à seguradora o ressarcimento e o reembolso da mercadoria avariada até o limite fixado na apólice. Portanto, este é mais um motivo que torna indispensável a averbação da carga.

    Você deve informar quais dados para averbar a carga?

    Para averbar a carga, é necessário preencher algumas informações, tais como o valor da carga, o CTe e a chave de acesso, os dados relativos ao veículo e ao motorista, além do número da apólice de seguro.

    1. Valor da carga

    Reportar o valor estipulado como base é crucial, já que as apólices de seguro têm um limite fixo de cobertura. Isso assegura a devolução desse valor em caso de necessidade de ressarcimento.

    Esse aspecto requer atenção, pois se o valor da carga for informado incorretamente, a seguradora não é obrigada legalmente a cobrir as perdas da empresa.

    2. CTe e chave de acesso

    O CTe é um documento fiscal e digital obrigatório que registra, de forma simples, todos os itens das mercadorias que serão transportadas por uma empresa de transporte.

    Com base nesses dados e nos números da chave de acesso, é viável certificar a rota que um carregamento específico seguirá e sua natureza, o que facilita a identificação de cada item presente no veículo de carga.

    3. Informações sobre veículo e motorista

    Quando ocorrem incidentes como furtos, roubos ou outros eventuais problemas relacionados ao transporte, é preciso comprovar para a seguradora que os condutores responsáveis pelos trajetos são os mesmos que constam como segurados na apólice.

    Sendo assim, essa é mais uma informação que precisa ser preenchida com muita cautela na hora de averbar. 

    4. Número da apólice de seguro

    Você deve informar esse número, pois ele confirma a averbação do carregamento e também é usado para verificar os valores de cobertura da apólice. Dessa forma, a seguradora consegue realizar o reembolso com muito mais agilidade se for preciso. 

    Benefícios da averbação 

    Averbar a carga pode trazer vários benefícios para suas operações de transporte. Confira os principais!

    1. Reduz prejuízos

    A averbação contribui para minimizar as chances do transportador e também do embarcador terem prejuízos, uma vez que ocorra algum imprevisto com a carga. Já no quesito financeiro, isso ajuda a eliminar despesas imprevistas e indesejadas.

    2. Traz mais segurança aos processos

    Tanto o condutor quanto a empresa ficam mais seguros, uma vez que eles entendem que não vão precisar arcar com o valor financeiro referente ao sinistro em circunstâncias adversas com a carga.

    3. Elimina problemas de fiscalização

    Como o seguro RCTR-C é obrigatório, muitas vezes a averbação da carga auxilia em questões relacionadas à fiscalização porque esta é uma forma regulamentada de comprovar que o registro daquele carregamento específico realmente ocorreu.

    4. Otimiza a gestão de riscos

    Assim como o gerenciamento de riscos é fundamental para haver segurança no transporte. Essa é mais uma forma das empresas se resguardarem em situações que fogem ao controle, como acidentes, furtos, roubos, extravios e outros.

    Como averbar carga?

    Há duas maneiras de averbar a carga: a averbação pode ser realizada manualmente ou eletronicamente, e existem diferenças significativas entre esses métodos.

    1. Averbação de carga manual

    A averbação manual acontece quando a transportadora repassa os dados de cada carga para a seguradora manualmente, seja usando arquivos de texto, formulários ou até mesmo planilhas.

    Ainda existem circunstâncias onde é necessário contatar o seguro para confirmar o valor dos prêmios. Levando esses pontos em consideração, o tempo para fazer todo esse processo manual costuma ser muito maior e isso impacta na produtividade da transportadora, assim como nos custos operacionais.

    Inclusive, atenção: realizar esse processo manual pode aumentar a probabilidade de erros, pois a quantidade de dados que precisam ser reportados é alta. Então, fique alerta.

    Se houver divergência de informações, existe a possibilidade da seguradora negar a indenização alegando risco de fraude e nada poderá ser feito quanto a isso, porque essa determinação está prevista na lei.

    Sendo assim, analise bastante as observações acima para ter certeza que vale a pena permanecer averbando manualmente a carga.

    2. Averbação de carga eletrônica

    A averbação eletrônica de carga é significativamente mais rápida, pois os dados do CTe podem ser automaticamente enviados para a seguradora por meio de sistemas destinados às transportadoras.

    Essa forma de averbar as mercadorias é mais segura para as transportadoras, pois ao inserir os dados no software, em poucos segundos ele gera um arquivo com informações sobre todos os fretes e os envia instantaneamente para a empresa seguradora.

    Logo que a carga é averbada, o próprio sistema emite um alerta para confirmar que deu tudo certo com o procedimento e, já na sequência, é possível emitir o Manifesto de Carga para o transporte pode ser realizado.

    Como automatizar a averbação

    Como mencionamos, qualquer procedimento feito manualmente traz mais chances de erro. Muitas vezes, basta digitar uma palavra errada ou até colocar a informação correta em outra linha para perder um trabalho inteiro que, pior, levou horas até ser finalizado.

    Com o auxílio da tecnologia, porém, é improvável que a sua empresa corra esse tipo de risco. Dessa forma, várias dores de cabeça desnecessárias podem ser evitadas, porque as consequências negativas da interferência manual são reduzidas ao máximo.

    Com a ferramenta de Averbação automática da Hivecloud, por exemplo, você mantêm toda as cargas que você transporta asseguradas e evita transtornos na sua operação de transporte com a averbação automática.

    Isso porque com essa funcionalidade você integra sua seguradora ao nosso emissor de forma super prática, assim as informações das cargas serão passadas automaticamente para a empresa de seguro, o que significa muito mais agilidade na sua operação!

    Confira como é simples fazer Averbação no Hivecloud CTe

    Esperamos que tenha gostado desse artigo! Temos certeza que com essas informações você estará apto a dominar a averbação da carga. Continue nos acompanhando por aqui para ler mais conteúdos relacionados ao setor de transporte.

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.