Saiba como as ferramentas TMS podem ser a solução para os grandes problemas do transporte de cargas no Brasil
Entenda os maiores problemas enfrentados pelos de transportadores de cargas no Brasil e saiba como resolvê-los sem dores de cabeça
A maioria das empresas que operam com transporte de cargas sofre com os mesmos problemas operacionais, que vão desde a dificuldade em cumprir os prazos determinados, mal atendimento dos prestadores de serviço, avaria nos produtos, contratempos para a emissão dos documentos fiscais eletrônicos ou certificados digitais, à escassez de informações sobre os procedimentos durante o deslocamento das encomendas.
Porém a maioria dos casos podem ser solucionados com medidas simples e eficazes, otimizando o tempo dos procedimentos, o que impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados.
Uma das maneiras de resolver a falta de informações acerca do trajeto das cargas, por exemplo, é o uso de softwares de gerenciamento como o TMS (Transportation Management System), que permitem o cliente controlar toda a operação de transporte de forma integrada ao sistema da empresa transportadora.
Muitas vezes o próprio atendimento dos prestadores de serviço é deficiente, o que atrapalha mais ainda o cliente de acompanhar suas cargas durante o transporte, através deste software esse problema diminui consideravelmente.
O TMS pode utilizar o ERP (Enterprise Resource Planning) que agrega os sistemas funcionais e sistêmicos, que vão desde as finanças, contabilidade, ao processamento de transações fiscais, informações gerenciais da empresa etc, num mesmo ambiente virtual.
Utilizando o software TMS integrado ao ERP, é possível por exemplo, emitir documentos fiscais eletrônicos através do sistema financeiro e fiscal, o que significa que ao emitir uma CTe ou NFS-e tudo ficará registrado no software, dispensando a impressão em papel desses documentos.
Outro problema que aflige os transportadores é saber as condições em que se encontram as cargas durante as operações, e o passo-a-passo das atividades relacionadas a ela.
O TMS também pode ajudar você transportador a resolver essa situação, pois através deste software, é possível verificar em tempo real via web o deslocamento da sua carga e com isso ficar atento aos possíveis atrasos e reportar imediatamente alternativas.
Sistemas de roteirização podem ser grandes aliados na hora de cumprir os prazos das entregas e evitar transtornos imprevistos pois ele aponta as melhores rotas para o motorista percorrer em relação ao tempo gasto e o prazo de entrega.
Alguns sistemas de TMS, permitem inclusive que o transportador reporte inconsistências e sinistros que ocorreram durante a operação de transporte tais como divergências entre cargas embarcadas e cargas entregues, quantidade de produtos avariados, problemas na estrada, nos postos fiscais etc. Desta forma o cliente terá um controle maior de suas operações e as condições para a chegada de suas encomendas no destino final.
Mais um contratempo que pode ser resolvido através do uso de software é conflito acerca das informações de armazenagem, quantidade de produtos, fluxo de produção, controle de pedidos, inventário e entrada/saída de mercadorias em armazéns de estocagem.
Muitas vezes as empresas utilizam soluções pouco confiáveis para gerir dados tão essenciais na gestão do seu negócio, como planilhas e relatórios que agrupam uma quantidade sem fim de informações.
Através do WMS (Warehouse Management), pode-se controlar tudo online através da integração dos sistemas utilizados pela empresa e seus clientes/fornecedores/parceiros.
Já imaginou conseguir resolver todos esses problemas de maneira rápida e eficaz para sua empresa?
Conheça o Bsoft TMS, uma solução simples, prática e 100% online, e evite as dores de cabeça que insistem em aparecer na sua operação.