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Sistema MDFe: para que serve e como escolher a melhor opção?

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Sistema MDFe: para que serve e como escolher a melhor opção?
Hivecloud
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Atualizado em 4 de julho de 2024

A gestão eficiente do transporte de cargas é essencial para o sucesso de qualquer empresa de logística. Dentro desse cenário, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) surge como um documento indispensável.

Você já conhece a importância desse documento? Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes sobre o MDFe e oferecer dicas valiosas para escolher o melhor sistema para a sua emissão.

Então, continue lendo e descubra como otimizar a gestão dos seus documentos fiscais e melhorar a eficiência do seu negócio.

    O que é o MDFe?

    O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) é um documento fiscal eletrônico utilizado no transporte de cargas.

    Em síntese, esse é um documento eletrônico que vincula os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, facilitando o controle e fiscalização pela Receita Federal e órgãos de trânsito.

    Sua principal função é simplificar e agilizar o processo de transporte, reduzindo burocracias e custos operacionais.

    A obrigatoriedade de emissão do MDFe intermunicipal passou a valer a partir de setembro de 2020, mas esse modelo substitui o antigo Manifesto de carga modelo 25 desde outubro de 2014.

    Quem é obrigado a emitir o MDFe?

    Existem diferentes situações em que a emissão do MDFe é obrigatória. São elas:

    As transportadoras que emitem o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), tanto para cargas fracionadas quanto para cargas completas.

    Além disso, a emissão é obrigatória em casos de transporte de carga própria, incluindo situações em que um transportador autônomo é contratado. Assim como em casos de Transbordo, redespacho ou subcontratação; substituição de veículo, motorista ou contêiner e inclusão de nova mercadoria ou documento fiscal.

    O que é preciso para adquririr um sistema MDFe?

    Para adquirir um sistema emissor de MDFe, recomendamos que você siga alguns passos que te ajudarão a evitar prejuízos. Alguns deles são:

    1. Analise as necessidades da empresa: comece avaliando o volume de documentos que sua empresa emite mensalmente.

    2. Escolha um fornecedor confiável: opte por um fornecedor com boa reputação no mercado e que seja conhecido pela confiabilidade de seus serviços.

    Além disso, verifique a qualidade do suporte técnico oferecido pelo fornecedor, por exemplo: em quais canais ele está disponível, se é 24 horas ou não. Com isso, esse último detalhe é fundamental para quem trabalha no ramo de transportes.

    3. Verifique as funcionalidades do sistema: opte por um sistema que ofereça uma interface simples e rápida para emitir seu documento. Assim, também é importante que o sistema esteja constantemente atualizado com a legislação fiscal vigente.

    4. Capacite a sua equipe: certifique-se de que a sua equipe está preparada e treinada para utilizar o sistema adquirido. Aqui, é fundamental que a empresa fornecedora do emissor forneça treinamento e tutoriais do sistema.

    5. Esteja atento à documentação: quando falamos dos documentos nrcessários,as empresas interessadas em emitir MDFe devem, em resumo: ser credenciadas pela SEFAZ e possuir um certificado digital.

      Onde obter um sistema para emitir MDFe?

      Se você está em busca de um sistema eficiente para a emissão do MDFe, o emissor da Hivecloud é uma excelente opção. Afinal, isso porque nossa solução é completa e integrada 100% às regras da Sefaz, o que significa dizer que você não precisa se preocupar em emitir documentos com erros na sua operação de transportes.

        Vantagens do Hivecloud MDFe

        Se você busca um sistema MDFe que atenda todos os requisitos acima, conheça o Hivecloud MDFe, o emissor de manifesto eletrônico mais utilizado do Brasil. Simples e 100% online.

        Sendo assim, algumas das nossas principais funcionalidades são:

        Emissão rápida e prática

        O emissor da Hivecloud permite que você gere os seus MDFes em apenas 1 minuto, de qualquer lugar computador com conexão à internet, o que garante agilidade e praticidade para sua empresa.

        Preenchimento automático

        O Hivecloud MDFe importa automaticamente dados de arquivos XML e de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe), economizando tempo e minimizando erros humanos.

        Suporte para certificados digitais

        Compatível com certificados digitais A1 e A3, nosso emissor garante segurança e conformidade nas operações fiscais.

        Suporte 24 horas

        Oferecemos atendimento contínuo, disponível 24 horas por dia, para resolver qualquer dúvida ou problema que possa surgir, garantindo que sua operação nunca seja interrompida.

        Acesso Online

        Por ser 100% online, você pode acessar o Hivecloud MDFe de qualquer dispositivo com internet, permitindo a gestão remota e a continuidade dos processos, independentemente da localização.

        Perguntas sobre a emissão do MDFe

        Pode ser emitido antes do carregamento da mercadoria?

        Você só pode emitir o Manifesto Eletrônico após conhecer os documentos originários que serão transportados.

        Quando o MDFe pode ser cancelado?

        Em síntese, você só pode cancelar um MDFe que o Fisco tenha previamente autorizado e desde que o fato gerador ainda não tenha ocorrido.

        Quais as multas pela falta de emissão do MDFe?

        Na prática, cada estado tem suas particularidades fiscais. Porém, em relação à emissão do MDFe, trata-se de uma lei nacional. Logo, todas as empresas emitentes de Manifesto Eletrônico de carga são obrigadas a emitir esse documento.

        Se você deseja adquirir um sistema MDFe com a Hiveloud, preencha o formulário abaixo e faça um teste grátis.