MDFe

Tudo sobre o portal MDFe 

3 minutos de leitura
Tudo sobre o portal MDFe 
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 12 de junho de 2024

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) é um documento digital que reúne informações sobre as operações de transporte de cargas no Brasil.  

O seu principal objetivo é agilizar e simplificar o processo de fiscalização, promovendo maior controle sobre as operações de transporte e diminuindo a quantidade de documentos impressos erroneamente.  

Dessa forma, a plataforma central para consulta de manuais, disponibilidade e mais documentações sobre esse documento é o Portal MDFe. 

Confira mais sobre ele nos tópicos abaixo.  

    O que é o Portal MDFe? 

    O Portal MDFe é um site desenvolvido pela Secretaria da Fazenda para a gestão e controle dos Manifestos Eletrônicos de Documentos Fiscais. 
     
    Nele, é possível consultar diversas informações relacionadas a esse documento, tais como: 

    • Conferir notícias sobre notas técnicas e outras novidades relacionadas as legislações que regem o MDFe; 
    • Avisos sobre manutenção em servidores; 
    • Serviços de validador XML, disponibilidade de servidor, consulta pública etc; 
    • Normas técnicas; 
    • Cartilha nacional do MDFe; 
    • Dúvidas frequentes e mais. 

    O que é a consulta CCC no portal MDFe? 

    As Secretarias da Fazenda administram o Cadastro Centralizado de Contribuintes (CCC) com o propósito de gerenciar o credenciamento dos emissores de Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe). Além disso, de possibilitar a validação dos destinatários tanto em operações internas quanto interestaduais.  

    Para realizar a consulta nessa funcionalidade, é necessário fornecer a Unidade Federativa (UF) e preencher o CNPJ do Contribuinte, ou o CPF, ou a Inscrição Estadual. Conforme os campos descritos na imagem abaixo.  

    Benefícios de Consultar o Portal MDFe 

    1. Consulta de MDFe emitidos:  

    Permite a verificação dos manifestos emitidos e seu status em tempo real, garantindo conformidade fiscal. 

    1. Autenticidade dos documentos:  

    Valida a autenticidade dos MDFe, garantindo que os documentos são legítimos e estão de acordo com a legislação. 

    1. Acompanhamento de eventos:  

    Facilita o acompanhamento de eventos relacionados aos MDFe, como alterações e encerramentos, para manter um controle preciso das operações de transporte. 

    1. Informações centralizadas:  

    Permite o acesso a informações centralizadas sobre o MDFe, otimizando a gestão e consulta dos documentos necessários para operações fiscais e logísticas. 

    O que são os ajustes SINIEF presentes no portal MDFe? 

    Os Ajustes SINIEF (Sistema Nacional de Informações Econômicas e Fiscais) são normas complementares aos convênios e protocolos que estabelecem regras para a adoção e aplicação de procedimentos fiscais uniformes entre os estados brasileiros e o Distrito Federal.  

    Esses ajustes são elaborados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e visam harmonizar a legislação tributária, facilitando a cooperação entre os entes federativos e garantindo maior eficiência na fiscalização e na arrecadação de tributos.  

    Além disso, são publicados no Diário Oficial da União e possuem força de lei. 

    E os atos COTEPE, o que abrangem? 

    Os Atos COTEPE (Comissão Técnica Permanente) são normativas complementares ao SINIEF, estabelecendo procedimentos técnicos e operacionais necessários para a implementação e execução dos convênios e ajustes aprovados pelo CONFAZ.  

    Esses atos detalham aspectos técnicos específicos, como a configuração de sistemas eletrônicos de fiscalização e controle tributário, e fornecem orientações práticas para a aplicação das normas fiscais.  

    Eles são essenciais para a padronização e integração dos sistemas tributários entre os estados brasileiros, garantindo uma aplicação uniforme das regras fiscais. 

    E onde é possível emitir MDFe? 

    Para emitir o MDFe, conheça o Hivecloud MDFe. Nosso software permite a emissão você pode emitir o Manifesto Eletrônico em 1 minuto de qualquer lugar.  

    Tudo o que precisa é de internet e de um computador, afinal todos os dados ficam salvos na nuvem. 

    Além disso, para facilitar todo o processo de emissão, você pode importar arquivos XML e NFe para que todos os dados do remetente, destinatário e da mercadoria sejam inseridos automaticamente no documento para que você não perca tempo digitando tantas informações.  

    Faça um teste grátis agora mesmo.  

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis

    Experimente agora o emissor de MDFe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.