Adquirir um software emissor pode fazer toda a diferença para uma empresa, ainda mais para as do ramo de transporte de cargas, onde cada minuto importa.
Atrasos no momento da emissão podem impactar em diversos problemas, como falhas na entrega, insatisfação de clientes e mais.
Se a sua empresa passa por esses problemas diariamente ou se você está começando um negócio agora e deseja evitá-los, continue a leitura deste conteúdo.
O que é e pra que serve um software emissor?
Um software emissor nada mais é que uma ferramenta desenvolvida para facilitar a emissão de documentos fiscais eletrônicos, como a Nota Fiscal eletrônica (NFe), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e o Manifesto de Documentos Fiscais (MDFe).
Na prática, esse é um sistema essencial para transportadoras que precisam cumprir a legislação fiscal de maneira prática e ágil. Mas para que ele serve, afinal?
Com um software emissor, empresas de transporte podem gerar e organizar esses documentos de forma automatizada, reduzindo erros e aumentando a eficiência.
Tipos de software emissor
Emissor de CTe
Um emissor de CTe é um software desenvolvido para facilitar a criação, emissão e o gerenciamento do CTe, que é um documento fiscal criado em 2007 pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) eobrigatório para transportadoras.
O CTe simplifica todo o processo de documentação das operações de transporte e garante a conformidade com as exigências fiscais.
Com um bom software emissor, como o Hivecloud CTe, é possível:
- Emitir seu documento em segundos;
- Averbar suas cargas automaticamente;
- Emitir outros tipos de CTe, como o complementar e de susbtituição;
- Emtir seu documento via computador ou celular e muito mais.
Veja como é simples:
Emissor de MDFe
Um emissor de MDFe possui a mesma finalidade que o de um CTe, porém é focado na emissão do manifesto, documento fiscal obrigatório que tem finalidade de vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada.
Na prática, um emissor de MDFe deve oferecer funcionalidades semelhantes ao do CTe, além de outras opções específicas desse documento, como:
- Encerramento do MDFe;
- Inclusão de dados como motorista, veículo, locais de carregamento e descarregamento, etc;
- Inclusão do CIOT
- Número da apólice de seguro e mais.
Veja como é simples emitir MDFe no emissor da Hivecloud
Como escolher o melhor software emissor para minha transportadora?
Ao escolher o melhor software emissor para sua transportadora você deve considerar as necessidades específicas da sua operação, assim como as funcionalidades que ele oferece.
Abaixo, listamos algumas dicas para ajudar nessa escolha:
1. Entenda a se é confiável
Escolha um software que esteja atualizado com a legislação fiscal e que atenda aos requisitos da SEFAZ do seu estado.
Um bom software emissor deve oferecer atualizações automáticas para manter a conformidade com novas normas e exigências.
2. Considere se é fácil de usar
Avalie se o software é fácil de usar, especialmente se sua equipe não tem muita familiaridade com tecnologia.
Uma interface intuitiva e simplificada ajuda a reduzir o tempo de treinamento e evita erros operacionais.
3. Analise as funcionalidades
Confira se o software oferece as funcionalidades específicas que sua transportadora precisa, como:
- Emissão de documentos;
- Gestão de informações obrigatórias;
- Geração de relatórios e acompanhamento de documentos emitidos.
4. Opte por um software online
Se você muita mais facilidadem softwares em nuvem permitem o acesso remoto, o que facilita o acompanhamento e a emissão de documentos fiscais de qualquer computador ou celular com acesso à internet.
5. Avalie a qualidade do suporte oferecido
A qualidade do suporte ao cliente é iindispensável para resolver problemas rapidamente e evitar interrupções na operação.
Por isso, escolha softwares que ofereçam um atendimento eficiente e suporte técnico rápido, como o da Hivecloud, que oferece suporte 24h.
6. Verifique as possibilidades de uso
Escolha uma solução que permita o crescimento da sua operação sem precisar de grandes ajustes.
Assim, se sua transportadora aumentar o volume de cargas ou expandir para outros estados, o software poderá acompanhar esse crescimento.
7. Analise o custo-benefício
Compare os custos dos planos oferecidos com os benefícios e funcionalidades de cada um. Um software com preço justo e que ofereça todas as funções essenciais tende a ter um bom custo-benefício.
8. Teste a ferramenta antes de comprar
Muitos fornecedores oferecem testes gratuitos ou demonstrações, como a Hivecloud.
Ao escolher alguns dos nossos softwares, antes de fechar um negócio, você pode fazer um teste das funcionalidades, além de conseguir fazer uma emissão totalmente gratuita e com validade fiscal.
Reduza erros e ganhe agilidade com um software emissor!
Contar com um software emissor é uma escolha estratégica para transportadoras que desejam otimizar a emissão de documentos fiscais e melhorar a eficiência operacional.
Com essa ferramenta, sua empresa reduz a chance de erros, que podem gerar custos adicionais e até mesmo penalidades fiscais.
Além disso, o software emissor proporciona agilidade ao automatizar processos que, antes, demandavam tempo e recursos.
Assim, sua transportadora ganha produtividade e segurança, atendendo às exigências fiscais de forma rápida e prática. Conheça os softwares emissores da Hivecloud!
Faça sua primeira emissão de CTe grátis
Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!