Transitar com excesso de peso pode fazer com que o veículo seja multado, apreendido ou até mesmo causar acidentes nas vias. Você sabia que esses e outros problemas podem ser resolvidos com o transbordo de carga?
Se você atua no transporte de cargas, é de suma importância entender do que se trata essa técnica e como fazê-la de maneira mais assertiva na sua transportadora.
Continue neste post e confira tudo nos tópicos abaixo.
O que é o transbordo de carga?
O transbordo de carga, de maneira bem prática, é o ato de transferir as mercadorias de uma carga que estão alocadas em um meio de transporte para outro, seja da mesma modalidade ou diferente.
Em sua maioria, esse transbordo é realizado quando o caminhão é encontrado pela fiscalização com excesso de peso. Sendo assim, a solução é transferir uma parte da carga para outro transporte para que dessa forma o peso se mantenha na quantidade adequada e, assim, consiga seguir viagem.
Dessa forma, o transbordo de carga também pode acontecer no momento em que chega uma grande carga no centro de distribuição e ela é dividida entre outros veículos.
Como funciona esse transbordo?
O transbordo de carga é realizado pelos profissionais contratados para fazer esta função ou até mesmo pelos próprios motoristas da rota. Sendo assim, não existe uma regra para o fazê-lo. Entretanto, é de suma importância compreender o momento ideal para isso.
Segundo a regra, é indicado fazer o transbordo de carga quando o veículo que estiver transportando a carga for apanhado com excesso de peso acima de 12,5% do permitido. Essa pesagem é realizada nos postos oficiais.
Motivos para realizar o transbordo de carga
Aderir ao transbordo de carga é sinônimo de trafegar tranquilo e prevenir possíveis problemas. Justamente porque o excesso de cargas é uma infração média segundo o CTB – Código de Trânsito Brasileiro.
Caso contrário, quando o transporte for parado em uma fiscalização, e possuir uma carga com peso acima do permitido, uma multa será aplicada.
Dessa forma, quando o transbordo de carga não é realizado pela empresa, o veículo pode ser apreendido pelo órgão competente pela fiscalização e levado para o pátio. Sendo assim, o caminhão ficará retido até que tudo seja resolvido e regularizado pelos responsáveis pelo transporte da carga.
Vale ressaltar também que todos os custos do procedimento de transbordo de carga serão arcados pelo infrator. Além disso, se o veículo ficar no pátio por mais de 90 dias, poderá ser leiloado para que as despesas acerca da retenção sejam pagas.
Se você acha que as multas e apreensões são os únicos motivos para optar pela realização de transbordo de cargas, te apresentaremos mais razões para fazê-lo.
Afinal, transitar com excesso de peso faz com que as condições do seu transporte sejam prejudicadas, como os pneus, freios, suspensão e motor.
Ainda, o tráfego com excesso de peso, põe em risco o transportador e terceiros que estejam transitando na via, uma vez que o veículo estará trafegando com a frenagem comprometida e instabilidade na sua estrutura, aumentando as chances de acidentes.
Saiba mais ➡ Lei da balança para caminhões: o que é permitido?
Saiba como calcular o limite de peso do caminhão
O CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, determina as regras para definir os limites de peso e dimensões dos caminhões através das resoluções 210 e 211. Confira, abaixo, a lista para saber como calcular o limite de peso do caminhão utilizado para o transporte de cargas
- peso bruto por eixo isolado de dois pneus: máximo de 6 toneladas;
- peso bruto por eixo isolado de quatro pneus: máximo de 10 toneladas;
- peso bruto por conjunto de dois eixos de dois pneus: máximo de 12 toneladas;
- peso bruto por conjunto de dois eixos com quatro pneus: máximo de 17 toneladas;
- pelo bruto por conjunto de três eixos com quatro pneus: máximo de 25,5 toneladas.
Considerando essas informações, para fazer o cálculo, basta entender como o caminhão está distribuído e somar o limite de peso para cada parte do veículo.
➡ Confira aqui: Tabela de capacidade de carga de caminhões
Fique atento e evite multas!
Agora que você compreende o que é o transbordo de carga, é importante ficar por dentro de todas as movimentações da sua transportadora. Com o software TMS, você consegue fazer a gestão da sua transportadora em um único lugar, sendo possível emitir CTe, MDFe, tabelas de frete, CIOT, e muito mais.